INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR SUBSÍDIO - Lição 2 / 4º Trim 2025


AULA EM ____ DE _________ DE _____ - LIÇÃO 2


(Revista Editora Betel)

Tema: SÓ EM JESUS HÁ SALVAÇÃO



Texto de Referência: Rm 3.24

VERSÍCULO DO DIA
"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego", Rm 1.16  

VERDADE APLICADA 
O Evangelho de Jesus Cristo é o meio poderoso pelo qual Deus oferece Salvação a todos os que creem.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Identificar a Salvação como um Dom de Deus;
 Compreender que só em Jesus há Salvação;
✔ Reconhecer que não existe bem maior que a Salvação.

MOMENTO DE ORAÇÃO  
Ore para que a humanidade compreenda que somente em Jesus há Salvação.

LEITURA SEMANAL
Seg Gn 12.3 O Plano de Salvação para a humanidade.
Ter Tt 2.11,12 A Graça de Deus nos trouxe Salvação.  
Qua Lc 19.10 O Filho do Homem veio salvar os perdidos.
Qui 1Tm 1.15 Cristo veio ao mundo para Salvar os pecadores. 
Sex Ef 2.8 A Salvação é dom de Deus.
Sáb At 16.31 Crê no Senhor Jesus Cristo e seras salvo, tu e a tua casa.

INTRODUÇÃO 
Professor(a), estamos na segunda lição e aqui temos um tema de extrema importância da carta aos Romanos, que é a doutrina da Salvação, e este subsídio vida acrescentar conteúdos em sua ministração. Pode aproveitá-lo de forma gratuita aqui no CLUBE DA TEOLOGIA. 
No capítulo 3 da Carta aos Romanos, o Apóstolo Paulo aborda uma realidade confrontadora: todos estão sob o jugo do pecado. Porém, logo depois, Paulo anuncia que a justificação é oferecida gratuitamente pela Graça de Deus a todos que creem em Cristo (Rm 3.21-26). A realidade humana apontada por Paulo está nos seguintes versículos:
"10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
11 Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.
12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.", Romanos 3.10-12
Nesta carta, Paulo trata de forma muito profunda sobre essa escravidão do pecado na vida do ser humano, no entanto, Paulo também trata com profundidade sobre a Graça de Cristo que nos liberta desse jugo.

Ponto-Chave
"Todos somos pecadores e incapazes de nos justificar perante Deus, mas a justiça divina é oferecida gratuitamente pela fé em Jesus Cristo." 

1. A SALVAÇÃO É DOM DE DEUS 
Ninguém pode justificar a si mesmo pelas próprias obras, pois a Salvação é Dom de Deus (Rm 3.23,24; Ef 2.8,9), alcançada exclusivamente pela fé em Jesus Cristo cuja morte e ressurreição reconciliaram a humanidade com o Criador. Esse Dom reflete o amor incondicional de Deus, que alcança todos os que creem em Jesus. Podemos dizer, então, que a Salvação é um presente imerecido, recebido pela confiança no sacrifício de Cristo e não um prêmio por realizações pessoais. 

1.1. Queda e morte no primeiro Adão
 A Bíblia afirma que a morte entrou no mundo como consequência do pecado (Rm 5.12), quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, esse ato de rebeldia resultou na separação entre o homem e Deus (Rm 3.23). Devido à desobediência, Adão e Eva experimentaram a morte espiritual. A Queda tornou os homens escravos do pecado, fazendo-os mais inclinados às coisas da carne que às de Deus e sendo o ponto de partida para a natureza pecaminosa dos descentes de Adão. Assim, por mais que o homem se esforçasse, não havia nenhum modo de se reconciliar com o Criador por meio de suas próprias obras. Quando o primeiro casal desobedeceu, a Queda deles trouxe a morte, nos seus dois aspectos: a morte física e a morte espiritual. E o pecado deles desorganizou toda a natureza, principalmente a natureza humana, pois essa se tornou descontrolada, e a partir daí, o ser humano vive uma luta consigo mesmo. E essa natureza caída passou a exercer domínio sobre o ser humano, veja nas palavras de Jesus:
"Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.", João 8.34
Essa realidade escandalizou os judeus na ocasião em que Jesus falou, pois eles não entendiam assim, e o apóstolo Paulo explicou em sua carta aos Romanos, que o pecado nos domina, mas a Graça de Cristo nos liberta:
"Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.", Romanos 6.14

1.2. Resgatados da morte pelo segundo Adão
Paulo nos diz que, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores; mas, pela obediência de um, muitos serão feitos justos (Rm 5.19). Ou seja, o primeiro Adão rompeu a relação de pureza com Deus; no entanto, Deus tinha um plano para que a humanidade pudesse se achegar a Ele e desfrutar da Salvação. Jesus Cristo, o segundo Adão, fez o concerto: Ele restaurou a comunhão entre o Pai e os homens, a qual havia se perdido no primeiro Adão. Assim, por intermédio de Cristo, alcançamos o Dom gratuito de Deus, que é a Vida Eterna. Paulo chamou Jesus de "o segundo Adão", essa é uma metáfora que ilustra bem a obra de Cristo, pois apresenta Jesus como aquele que fez uma obra oposta à de Adão. A comparação de Paulo começa no verso abaixo:
"No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.", Romanos 5.14
Aqui o apóstolo Paulo menciona que Moisés deu um fim ao reinado da morte, pois até Moisés não havia a lei que apontasse o pecado, mas ao estabelecer a lei, Moisés trouxe um meio de amenizar o efeito do pecado.  
Paulo, ao chamar Jesus de "segundo Adão", está utilizando uma figura de estilo chamada "antítese", comparando Jesus com Adão, apresentando o contraste entre eles. E foi na carta de Paulo aos Coríntios onde ele chamou Jesus de o "último Adão":
"45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
46 Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
47 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.", 1 Coríntios 15.45-47

Refletindo 
"A Bíblia deixa claro que todas as pessoas precisam de um Salvador e não podem salvar a si mesmas."
Stanley M. Horton.

2. OBTENDO A SALVAÇÃO
A Soteriologia é a parte da Teologia que estuda os aspectos da Doutrina da Salvação. 

2.1. Cristo, o único caminho para a Salvação
A Soteriologia explora a natureza e o significado da Salvação. Essa parte da Teologia se debruça sobre o estudo do Plano Salvífico (Rm 3.23; 6.23) pela análise da Suficiência de Cristo para a Salvação, ressaltando que: A) Jesus é o único Mediador entre Deus e a humanidade; B) Só em Jesus há Salvação (1Tm 2.5). Na Carta aos Romanos, o Apóstolo Paulo ressalta essa verdade: "Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo", Rm 10:9. Na carta aos Romanos, Jesus é apontado como o único caminho:
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.", Romanos 6.23
O próprio Senhor Jesus já havia falado isso ao dizer que Ele é o Caminho, a verdade e a vida.
Neste subtópico, tanto a letra A quanto a letra B, estão dizendo praticamente a mesma coisa, mas o interessante é a afirmação de Paulo em Rm 10.9:
"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.", Romanos 10.9
Aqui, Paulo está dando uma instrução de como, na prática, uma pessoa alcança a Salvação. Portanto, entendemos que não basta somente acreditar, é preciso confessar verbalmente Jesus como Salvador.

2.2. O arrependimento produz Salvação
O arrependimento é um passo indispensável para se obter a Salvação, e sua manifestação ocorre pela renovação do nosso entendimento: "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus", Rm 12.2. Além disso, é necessário que nossas atitudes reflitam o Caráter de Cristo, pela ação santificadora do Espírito Santo: "Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis", Rm 8.13. Aqui está sendo apresentado o arrependimento em dois passos: 
1. A renovação do interior, onde a pessoa muda sua forma de pensar, não se amoldando ao mundo, conforme afirma a referência de Romanos 12.2;
2. A apresentação desse arrependimento em atitudes condizentes com Cristo. Esses dois aspectos do arrependimento devem aparecer juntos no indivíduo.
Sendo assim, se alguém disser ter um coração arrependido, mas não tem atitudes que demonstram esse arrependimento, então é um arrependimento falso;
Por outro lado, se alguém tem as atitudes cristãs, mas o coração não é arrependido de verdade, então suas atitudes são forçadas, e mais cedo ou mais tarde, a verdade vai aparecer.  

3. AS BÊNÇÃOS DA SALVAÇÃO
A Salvação é um dos temas centrais da fé cristã, representando a Graça que restaura a relação entre Deus e o homem. As bênçãos da Salvação são muitas e profundas, gerando transformação espiritual, emocional e eterna em quem as recebe.

3.1. Perdão dos pecados 
A Salvação nos concede o perdão completo dos pecados e nos liberta da culpa e da condenação. Paulo afirma que: "O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor", Rm 6.23. Em Cristo, o pecado não tem domínio sobre a nossa vida: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da Graça": Rm 6.14. Assim, sermos salvos do domínio do pecado significa viver a plenitude em Cristo. Quando falamos em Salvação, muitas pessoas podem imaginar que seja algo que terá efeito após a morte, porém o comentarista está afirmando algo que vem com a salvação, e que produz efeito imediato, que é o alívio da alma, pois a pessoa deixa de estar presa:
"Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.", Romanos 6:14
Outro efeito imediato, é o alívio da culpa, pois o sentimento de culpa fica com todos os que cometem pecados. Alguns disfarçam com bebidas, com prazer, diversão, etc. Outros buscam se enganar com filosofias, crenças diversas, ou no ateísmo. Mas a verdade é que a culpa não vai embora. Somente a paz com o Criador pode trazer alívio para a alma do indivíduo. Veja a afirmação de Paulo aos Romanos:
"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;", Romanos 5.1
Ou seja, com o perdão, a pessoa alcança a justificação pela fé e passa a estar com a mente aliviada da culpa, isso é ter paz com Deus.

3.2. Relacionamento com Deus 
A Salvação restaura o relacionamento rompido entre o ser humano e seu Criador, mediante a fé: "Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação [...]" 1Pe 1.5. Essa afirmação de Pedro nos assegura da Salvação em Cristo Jesus. Seguindo essa linha de raciocínio, é possível perceber que os crentes são guardados por Cristo, estando livres das forças do mal que tentam impedir nossa conexão com Deus (Rm 8.31-39). Portanto, a segurança que encontramos em Cristo nos leva à certeza inabalável de que, somente nEle, temos Salvação e paz com Deus. Deus não criou o ser humano para ser somente um fantoche, ou um trabalhador para cuidar da terra, mas o Senhor o criou para ter com ele um relacionamento, por isso o Senhor ia ao jardim do Éden para conversar com Adão. O propósito da salvação é reestabelecer esse relacionamento com o Criador. Veja como é tratado na carta:
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?", Romanos 8.35
Aqui, o apóstolo está declarando que, uma vez reestabelecido o nosso relacionamento com Deus, os males que afetam o ser humano não podem desfazer esse relacionamento.

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
No termo "Salvação" está incluído todo o Plano da Redenção em Cris• to. É a palavra mais importante encontrada nos Evangelhos (Lc 19.9), incluindo todos os atos e processos de Redenção. A revelação desse mistério é para aqueles que aceitam o Plano Divino da Salvação, depois de se tornarem novas criaturas por obra do Espírito Santo (Jo 3.5). Pedro escreveu sobre o mistério da Salvação prestes a ser revelada no último tempo (1Pe 1.5). Os crentes estão guardados na virtude de Deus contra todas as forças do mal que ameaçam destruir a nossa comunhão com Deus (2Tm 4.18: Jd 24; Rm 8.31·39). Somente mediante a fé os crentes são protegidos por Deus (Ef 2.8). O cristão precisa conservar uma fé viva em Cristo para ter a proteção contínua de Deus (Jd 3; 1Jo 5.18b). (XAVIER, Pr. Reginaldo S. Revista Betel Dominical. 1° Trimestre ele 2001. Lição 1). 

CONCLUSÃO
O Filho é a plenitude da Salvação que vem do Pai. Ao se fazer semelhante aos homens, Jesus submeteu-se tanto à vontade quanto ao Plano de Salvação de Deus, antes destinado à humanidade: "Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?", Rm 8.32. Essa lição apresentou a doutrina da Salvação ensinada em Romanos, mostrando Jesus como o único caminho, e o ponto mais importante que foi falado foi a forma prática de se alcançar a salvação que Paulo menciona em Rm 10.9.
Professor(a), leia essa conclusão e siga estas instruções se desejar:
- revise, com a classe, os pontos e ideias mais importantes comentados;
- elabore e faça as perguntas se houver tempo;
- convide os alunos para a próxima aula falando da próxima lição, mencionando algo interessante que vai ser tratado.

Complementando
O pecado trouxe ao homem a condenação eterna, ou seja, o separou da Presença de Deus. Porém, em meio à sentença no jardim do Éden, Deus prometeu a Salvação (Gn 3.15), que se cumpriu na Obra Redentora de Cristo na cruz, trazendo expiação e perdão ao homem.

Eu ensinei que: 
A Salvação é a garantia da Vida Eterna com Deus, concedida aos que são justificados pela fé em Jesus Cristo. 

Fonte: Revista Betel Conectar
 
ATENÇÃO: ESTE SUBSÍDIO É GRATUITO PARA OS USUÁRIOS DO CLUBE DA TEOLOGIA
 
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.