
JUSTIFICADOS PELA FÉ
Texto de Referência: Rm 8.33-34
VERSÍCULO DO DIA
"Isto é, a justiça de Deus pela fé
em Jesus Cristo para todos e sobre
todos os que creem; porque não
há diferença", Rm 3.22
VERDADE APLICADA
Somos incapazes de alcançar a
justificação por nossas próprias
obras ou nossos méritos.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔Compreender o conceito de
justificação;
✔ Reconhecer que somos justificados pela fé em Cristo;
✔ Ressaltar a Obra Redentora de
Cristo.
MOMENTO DE ORAÇÃO
Ore para que mais pessoas sejam
justificadas pela fé em Cristo.
LEITURA SEMANAL
Seg Rm 5.9 Somos justificados pelo sangue de Jesus.
Ter Rm 8.1 Não há condenação para os que estão em Cristo.
Qua Rm 5.16 O Senhor nos justifica pela fé.
Qui Rm 4.16 Abraão foi justificado pela fé.
Sex Rm 4.6,7 Felizes os que são justificados sem obras.
Sáb Rm 3.24 A Graça conduz à justificação.
INTRODUÇÃO
No Livro de Romanos, aprendemos que
somos justificados pela Graça de Deus, que
nos concedeu a Obra Redentora de Cristo.
Devido ao pecado, todos fomos separados
do Pai; mas o sacrifício do Filho na cruz
nos justificou (Rm 3.23,24). A justificação
pela fé reafirma que a Salvação é acessível a todos que creem, independentemente de
suas obras, porque o sacrifício de Cristo foi
suficiente para nos redimir.
Ponto-Chave
"A justificação do pecador vem unicamente da Graça (Rm 3.24), sendo garantida pelo sangue de Jesus, que nos salva
da ira de Deus (Rm 5.9)."
1. CONCEITUANDO A JUSTIFICAÇÃO
''A justificação, segundo alguns biblistas, é um ato judicial de Deus, por meio do qual, pela Sua Graça, Ele perdoa os seres humanos da culpa." (Dicionário da Bíblia de Almeida, 2023, p.97). Isso significa que passamos a ser vistos por Deus como pessoas em quem não há condenação, livres de toda culpa e dignas de serem justificadas, gratuitamente, pela fé em Cristo (Rm 8.1).
1.1. Cristo. Fonte de justificação
Agora, unidos a Cristo em Sua morte e
ressurreição, estamos mortos para o reino do pecado, mas vivos para Deus (Rm
6.10,11). É fundamental ter em mente
que a justificação vai além do perdão. O
perdão remove a culpa pelo pecado, enquanto a justificação nos faz justos, como
se nunca tivéssemos cometido pecado.
Deus é Justo e justificador de quem tem
fé em Jesus. Ele declara o pecador justo
no momento que o pecador coloca a sua
confiança em Jesus Cristo (Rm 3.21-26).
1.2. Os pecadores são justificados pela fé
A justificação pela fé é a ação pela qual Deus declara pessoas injustas como justas, devido à fé que elas depositam em Cristo Jesus (Rm 5.21). Assim, a justificação pela fé não se apoia em obras humanas, mas na Obra Redentora de Cristo (Rm 4.5). Ao sermos justificados pela fé, nos reconciliamos com Deus e alcançamos paz com Ele (Rm 5.1). Cabe ressaltar, porém, que a fé que nos justifica não brota em nossos corações naturalmente; ela é Dom de Deus (Ef 2.8).
Refletindo
"Quem justifica é Deus, que coloca
o pecador na posição de justo por um ato espontâneo da Sua Graça."
Pastor Reginaldo S. Xavier
2. JUSTIFICADOS PELA FÉ
A desobediência de Adão levou a humanidade para a maldição da morte, entretanto, a Obra Redentora de Jesus nos conferiu a Salvação. Deus declara justo aquele
que crê (Rm 5), aquele que deposita a sua
fé na Obra Redentora de Cristo na cruz.
Assim, a justificação pela fé em Jesus nos
traz paz com Deus e segurança eterna.
2.1. A justificação não vem de méritos humanos
A essência da justificação vem do fato de
sermos justificados por Deus mediante a
fé em Cristo. Mesmo que o pecado nos
deixe manchados, o Senhor nos lava e
nos faz brancos como a neve e a branca
lã (Is 1.18). Embora nossa inclinação seja
para estabelecer a própria justiça, rejeitando a justiça de Deus, a fé em Cristo
nos justifica e reconcilia com Deus (Rm
10.3,4).
2.2. Justificados gratuitamente mediante a Graça
Na Carta aos Romanos, Paulo nos ensina que ninguém pode salvar a si mesmo sem a ação da Graça de Deus, por
meio da qual os que creem recebem a
justificação (Rm 6.14-18). Na Segunda
Carta aos Coríntios, o Apóstolo Paulo apresenta a justificação como um ato
de Deus para perdoar pecadores, aceitando os injustos como justos mediante a fé no sacrifício de Cristo no Calvário (2Co 5.21).
3. A JUSTIFICAÇÃO VAI ALÉM DO PERDÃO
Enquanto o perdão torna o crente livre
da penalidade do pecado, a justificação faz com que o crente seja declarado justo, como se nunca tivesse cometido pecado. Dessa maneira, todos
que creem recebem a Justiça de Cristo, a qual nos é imputada pela ação da
Graça, nos torna aceitáveis e dignos
aos olhos de Deus (Rm 5.1,2), e nos
assegura a promessa de Vida Eterna.
3.1. A paz da justificação pela fé
Como um pecador atormentado
pela culpa de suas iniquidades pode
ter paz com Deus? O Livro de Romanos tem a resposta: "Sendo, pois,
justificados pela fé, temos paz com
Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo", Rm 5.1. Segundo Pr. Israel Maia
(2008, p.15): "Quem obedece à lei é
justo, mas aquele que a desobedece
é culpado. O juiz justifica o inocente e condena o injusto. Assim, justificação é o pronunciamento favorável de um juiz, declarando que o
acusado é 'justo e inocente' e, dessa
forma, o livra de toda a punição".
3.2. A justificação nos leva a morrer
para o pecado
A justificação nos dá vitória sobre a penalidade do pecado e nos livra da condenação eterna (Rm 8.1). A Palavra de
Deus nos garante que, ao morrer para
o mundo, viveremos para Deus: "Porque
aquele que está morto está justificado
do pecado. Ora, se já morremos com
Cristo, cremos que também com ele
viveremos", Rm 6.7-8. Ao receber a
justificação divina, morremos para o
pecado e passamos a viver para Deus
(Rm 6.11). Isso implica mudança de
vida e transformação de mente em
gratidão à Graça alcançada.
SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
O padrão de Deus de estabelecer um
relacionamento pessoal com as pessoas agora fica manifesto à parte da
Lei, no ministério e na morte de Cristo,
que Deus envia como agente reparador (Rm 3.21·26). O pecado é tratado
diretamente na morte de alguém sem
pecado, que se tomou pecado por nós,
de modo que possamos nele nos tomar
justiça de Deus (2Co 5.21). Nessa morte
substitutiva, ele carrega a culpa de toda
a humanidade, de modo que, ao responder em confiança, a humanidade
possa conhecer Deus em um relacionamento verdadeiro. Para Paulo, então, a justificação em vista da pecaminosidade humana está enraizada na natureza de Deus somente, que é capaz de
tomar a iniciativa da cura e Redenção
da humanidade. A justificação é apenas
pela Graça. Enraizada na natureza de
Deus, ela também é disponibilizada por
meio da obra de Cristo como Dom de
Deus. Desse modo, temos a frequente repetição da confissão de que Cristo
morreu "por nós" (Rm 5.8; 1Ts 5.10) ou "por nossos pecados" (1Co 15.3). O significado da apropriação é pela fé e pela fé
somente (Rm 3.22; 5.1)
(DICIONÁRIO BÍBLICO TYNDALE. Editora
Geográfica 2015. pp.1040, 1041.l).
CONCLUSÃO
O Pai justificou a humanidade mediante a
morte de Seu Filho Jesus na Cruz do Calvário, quando a dívida foi paga e nós fomos
reconciliados com Ele. Portanto, qualquer pessoa que invocar o nome do Senhor, crer no coração que Jesus é o Único Salvador e
permanecer firme em Seus Mandamentos é justificada pelo Pai.
Complementando
A justificação pela fé em Cristo não se limita a um ato isolado de absolvição, mas
inaugura uma nova condição existencial
para o crente, marcada pela paz com Deus
e pela certeza da Vida Eterna. Esse processo, enraizado na Graça divina, transcende
as tentativas humanas de autossalvação,
evidenciando que a Obra de Cristo na
cruz é completa e suficiente para satisfazer as exigências da Justiça de Deus.
Eu ensinei que:
A absolvição do poder do pecado só é possível pela justiça que vem da Graça de Deus e pela fé no Filho
como nosso Suficiente Salvador.
Fonte: Revista Betel Conectar
Subsídio para esta Lição
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