(Revista Editora Betel)
Tema: O PECADO NOS SEPARA DE DEUS

Texto de Referência: Rm 1.18
VERSÍCULO DO DIA
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Rm 3.23
VERDADE APLICADA
O pecado é um ato de desobediência a Deus, que causa separação espiritual e impede o relacionamento entre o homem e Deus.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Reconhecer a necessidade de lutar contra o pecado;
✔ Ressaltar que ninguém é imune ao pecado;
✔ Compreender que Cristo nos liberta do pecado.
MOMENTO DE ORAÇÃO
Ore para que possamos viver para Deus e morrer para o pecado todos os dias.
LEITURA SEMANAL
Seg Rm 6.23 O salário do pecado é a morte.
Ter 1Tm1.15 Jesus, o único que liberta do pecado.
Qua Ec 7.20 Não há quem não peque.
Qui Rm 3.10,11 Não há nenhum justo.
Sex Is 59.2 O pecado separa o homem de Deus.
Sáb Sl 51.3 O pecado acompanha o homem.
INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição trata do maior problema do ser humano, o pecado. Esse subsídio vai te ajudar a montar uma boa aula, dando mais qualidade ao ensino na tua EBD.
Na Carta aos Romanos, o Apóstolo Paulo descreve todos os seres humanos como pecadores e, portanto, destituídos da Glória de Deus (Rm 3.23). Esse entendimento do Apóstolo leva-nos a concluir que, vivendo distante da Glória de Deus, não seríamos capazes nem de honrar, nem de servir a Deus como convém, expressando fé em Cristo e obediência aos Seus Mandamentos.
Pelo que Paulo fala em Romanos, podemos perceber que ele se refere aos dois tipos de pecado, o original, que contaminou toda a humanidade, e o pecado específico de cada um. E podemos entender em todo o Novo Testamento, como o pecado prejudica a comunhão do ser humano com o seu Criador.
Ponto-Chave
"O pecado separa o homem de Deus, mas a Graça o restaura por meio da fé em Jesus e Sua Obra Expiatória."
1. TODOS PECARAM
Romanos 5.12 diz que "todos pecaram...", o que significa que somos transgressores da Lei de Deus (1Jo 3.4). A raça humana mergulhou no pecado a partir de Adão (Rm 5.14), de quem herdou a condição pecaminosa, atraindo sobre si a sentença de morte (Rm 5.18).
1.1. A Doutrina do Pecado
Na Teologia Sistemática temos a Hamartiologia, dos termos gregos hamartia (erro ou falta) e logia (estudo). Essa disciplina estuda o conceito, a origem, a natureza e as implicações do pecado, conforme as Escrituras. O pecado é algo grave, que traz consigo a morte (Rm 6.23). Esse entendimento é indispensável para que haja clareza sobre a necessidade de Salvação mediante a Obra Expiatória de Cristo (Rm 3.23,24).
A doutrina do pecado é importante para que o cristão saiba o que é o pecado, como ele se processa, como evitá-lo e como se redimir dele. Perguntas do tipo: todo pecado leva a morte?; Os filhos respondem pelos pecados dos pais?; Se alguém que serviu a Deus a vida inteira, pecar involuntariamente no pensamento, e em seguida sofrer um infarto sem que possa pedir perdão, essa pessoa será salva? Perguntas como essas podem ser respondidas conhecendo-se a Hamartiologia. Esse subsídio não visa responder a estas perguntas, mas vai dar uma luz quanto à ação do pecado.
A Harmatiologia, talvez não consiga responder a todas as perguntas, mas com certeza pode tirar muitas dúvidas. Essa doutrina é bíblica e eficaz para nos dar as orientações:
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;", 2 Timóteo 3.16
1.2. Uma batalha constante
Diariamente, travamos uma batalha interna entre a carne e o espírito (Mt 26.41). Na Bíblia, a carne representa a vulnerabilidade humana às paixões pecaminosas (Rm 7.5). Mas os que se inclinam para o Espírito aspiram ao que o Espírito deseja (Rm 8.5-17). É uma verdadeira batalha, onde é preciso buscar um alinhamento com o Espírito de Deus através da meditação da Palavra (Cl 3.1,2).
Pelo que entendemos, a batalha interior é entre a carne e o espírito, e o nosso espírito passa a ser fortalecido pelo Espírito Santo, pois o "Espírito" mencionado nas passagens referenciadas, segundo o entendimento da tradução de Almeida, é o Espírito Santo, veja e note que está grafado com "E" maiúsculo:
"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito.", Romanos 8.5
Paulo relata sobre essa luta interna em Gálatas:
"Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.", Gálatas 5.17
Note que nessa batalha nós precisamos escolher o lado ao qual estaremos favorecendo, ou o Espírito, ou à carne. Se favorecermos a carne, então ela fica resistente ao Espírito e Ele se afasta, mas se favorecermos o Espírito então a carne se enfraquece e o Espírito predomina.
Lembrando que a forma de favorecer o Espírito Santo em nosso interior é pela meditação na Palavra.
Refletindo
"Orgulhoso, o ímpio nega a existência de Deus, recebendo sobre si mesmo o salário de seu pecado."
Bispo Samuel ferreira
2. AS IMPLICAÇÕES DO PECADO
A Queda é o marco da entrada do pecado e de todas as suas consequências no mundo. Não restam dúvidas de que o pecado acarretou implicações individuais e coletivas que resultam negativamente na vida de todas as pessoas, independentemente de quem seja, até hoje. Paulo explica que as principais consequências do pecado original são a morte (Rm 6.23) e a destituição da Glória de Deus (Rm 3.23).
2.1. O pecado atingiu toda a humanidade
Uma visão panorâmica da Carta aos Romanos nos permite observar a situação espiritual decadente em que se encontrava a humanidade depois da Queda. Diante disso, sob a inspiração do Espírito Santo, Paulo ressaltou que todas as pessoas são igualmente pecadoras (Rm 3.9,10). Pr. Jandiro A. Silva (Revista Betel Dominical. 3° Trimestre de 1999. Lição 1) defende a ideia de que: "Quando o homem foi contaminado pelo pecado, as consequências atingiram toda a humanidade. A contaminação do homem somente pode ser comparada à picada de uma serpente, pois ela pica e espera que sua vítima seja infectada, através da circulação sanguínea, que leva o veneno por todo o corpo. O homem, quando foi contaminado pelo pecado (2Co 11.3), sentiu as consequências e, a partir daquele momento, começou a se deteriorar (Rm 5.12)".
Essa é a implicação coletiva de que o comentarista fala no início do subtópico, ou seja, as consequências do pecado de Adão passando a todos os seres humanos, como um veneno que passa a todo o corpo. Lembrando que as principais consequências foram a morte e a destituição da Glória de Deus. Existem outras consequências que podemos observar nas maldições que o Senhor proferiu, como, por exemplo, a dor de parto:
"E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.", Gênesis 3.16
E note que o Senhor acentuou a submissão da mulher ao marido.
E houve consequências também na natureza:
"Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo.", Gênesis 3.18
2.2. Marcados pelo pecado
A Bíblia diz que todos pecaram e foram afastados de Deus (Rm 3.23). Desde a concepção já estávamos marcados pela iniquidade (Sl 51.5). O pecado impede nossa comunhão com o Criador, havendo necessidade de confissão e de arrependimento. E é por intermédio do sacrifício de Jesus, o Novo e Vivo Caminho, que nos reconectamos a Deus (Hb 10.20).
Aqui está se referindo ao pecado individual de cada um, pois são pecados que gera consequências individuais. Mas o Senhor providenciou para esse pecado uma forma de conserto, o sacrifício de Jesus na cruz. A partir da Queda, o Senhor passou o Antigo Testamente inteiro, preparando a vinda de um salvador para redimir a humanidade e trazê-la de volta a presença de Deus.
O Altíssimo, com todo o Seu poder, poderia fazer uma nova criação, mas Ele amou tanto esta, que decidiu redimi-la:
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.", João 3.16
O ser humano foi marcado pelo pecado para sempre, mas o amor de Deus o impede de tomar qualquer outra atitude, que não seja a de redenção da raça humana.
No entanto, sabemos que nem todas as pessoas desejam essa redenção, por mais evidente que pareça o efeito do pecado:
"E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória.", Apocalipse 16.9
3. NÃO MAIS ESCRAVOS
Nós não somos mais escravos do pecado; embora vivendo em um mundo que está no maligno, os cristãos são de Deus (1Jo 5.19). Essa libertação do pecado, pela Graça de Deus e a fé em Cristo, nos concede o Fruto para Santificação e a Vida Eterna (Rm 6.22). Essa verdade, por si só, já deve provocar nos crentes um constante sentimento de gratidão a Deus, em tudo dando graças, como nos ensinam as Escrituras (1Ts 5.18).
Ou seja, devemos ser gratos pela aceitação do nosso Criador, em ter nos salvo por Seu amor. Todo cristão que possui consciência dessas coisas, deve ser profundamente grato a Deus.
"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.", 1 Tessalonicenses 5.18
O que Paulo está dizendo é que devemos ser gratos, pois a verdade é que a ingratidão provoca a ira de Deus.
3.1. Da morte para a vida
Viver sem Deus é percorrer um caminho de iniquidade (Rm 8.7,8), inclinado à carne e aos seus delitos. Entretanto, em Cristo nos tornamos nova criatura (2Co 5.17) e passamos a trilhar um caminho de novidade de vida (Rm 6.4-8). Verdadeiramente, com Ele é passar da morte para a vida (Ef 2.1).
Obviamente não é tão simples assim, Jesus nos chamou para uma nova vida, mas somente com a Sua ajuda podemos conseguir, e isto acontece com o fortalecimento do Espírito de Deus:
"Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.", Gálatas 5.16
A realidade é que sem a ajuda do Espírito Santo de Deus, jamais conseguiremos nos manter em Sua presença.
Iniciar a caminhada não é difícil, mas prosseguir nela é um desafio que não se consegue sozinho, e foi o próprio Senhor quem disse isso:
"25 Os seus discípulos, ouvindo isso, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá, pois, salvar-se?
26 E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.", Mateus 19.25,26
E para se trabalhar no Reino de Deus, é igualmente impossível ao ser humano sozinho:
"Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.", João 15.5
3.2. Cristo é a resposta ao pecado
Somente em Jesus o ser humano pode encontrar saída para o dilema da doença do pecado. Como um médico especialista, Jesus veio nos tratar (Lc 5.31), e o remédio por Ele utilizado foi o Seu sangue remidor (1Pe 1.19). Andemos em comunhão com Ele, orientados pela bússola da Sua Palavra (1Jo 1.7-9).
Somente em Jesus podemos nos aproximar de Deus, e muitos por não saberem disso, deixam de se achegar, pois acreditam que não há solução para eles, mas o Senhor conta conosco para dizer a esses que o Ele recebe a todos, e que as Suas misericórdias se renovam a cada dia. E muitas dessas pessoas, escravizadas pelo pecado, até gostariam de se libertar, mas precisa de alguém que lhes diga como fazer:
"14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!", Romanos 10.14,15
Que possamos ser os que vão anunciar essas boas novas.
SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Assim como trilhou um caminho no qual se afastou do Criador, o homem precisa reconhecer que está no estado pecaminoso. Precisa recorrer a Deus, pois o mesmo Deus que o encerrou no pecado é o único que pode libertar pela Sua misericórdia. No advento do pecado, aprouve a Deus encerrar a todos debaixo da desobediência para com todos usar de misericórdia (Rm 11.32). Certamente. Deus nao tem interesse que o homem viva afastado dEle. É neste pensamento que Ele operacionaliza a Sua misericórdia. Quando o homem retorna à comunhão com Deus, passa por nova experiência espiritual, na qual experimenta tudo aquilo para o qual foi criado, inclusive a vida eterna, que é o principal prêmio para todo aquele que crê em Cristo como Filho de Deus (Jo 3.16). O experimento da comunhão com Deus faz do homem um ser totalmente reformulado, ou seja, este passa a experimentar como é ser uma nova criatura. tendo uma vida totalmente renovada. (Mala. Pr. Israel Síntese de Teologia Sistemática. Editora Betel: 2015, p.19.).
CONCLUSÃO
O pecado cria uma verdadeira barreira entre Deus e o ser humano, nos separando da comunhão perfeita com o Criador. A boa notícia é que o sacrifício de Cristo na cruz nos dá a oportunidade de uma nova vida: se o pecado afasta, o Amor de Deus, manifestado em Jesus, nos conecta novamente ao Criador.
Acréscimos que colocamos neste estudo, é de que somente com o Espírito Santo podemos nos manter na presença do Senhor, que o pecado deixou consequências não somente no ser humano, mas em toda a natureza, etc.
Professor(a), leia essa conclusão e siga estas instruções se desejar:
- revise, com a classe, os pontos e ideias mais importantes comentados;
- elabore e faça as perguntas se houver tempo;
- revise, com a classe, os pontos e ideias mais importantes comentados;
- elabore e faça as perguntas se houver tempo;
- convide os alunos para a próxima aula falando da próxima lição, mencionando algo interessante que vai ser tratado.
Complementando
No que diz respeito à culpa de Adão imposta à sua posteridade, John Wesley (1703-1791), um influente teólogo anglicano, profundamente comprometido com os fundamentos da fé cristã, afirmava que nossa culpa foi removida pela Obra Expiatória de Cristo. Isso significa que fomos reconciliados com Deus, embora, sendo ainda pecadores, como nos ensina o Apóstolo Paulo na Carta aos Romanos (Rm 5.8).
Eu ensinei que:
O pecado é uma violação aos preceitos estabelecidos por Deus. É uma escolha que traz sérias implicações, inclusive a morte e a destituição da Glória de Deus.
Fonte: Revista Betel Conectar
ATENÇÃO: ESTE SUBSÍDIO É GRATUITO PARA OS USUÁRIOS DO CLUBE DA TEOLOGIA
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Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

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