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sexta-feira, 7 de novembro de 2025

ESCOLA DOMINICAL CPAD JOVENS SUBSÍDIO - Lição 6 / 4º Trim 2025


AULA EM 9 DE NOVEMBRO DE 2025 - LIÇÃO 6
(Revista Editora CPAD)

Tema: Parábolas e pronunciamentos


 

TEXTO PRINCIPAL 
“Porque, como o cinto está ligado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá [...].” (Jr 13.11).

RESUMO DA LIÇÃO
Diante da difícil tarefa de transmitir a mensagem de Deus, em alguns momentos o profeta Jeremias fez uso de parábolas.

LEITURA DA SEMANA
SEGUNDA — Jr 13.1,2 Deus fala e o profeta obedece
TERÇA — Jr 13.10 A podridão da soberba de Judá e Jerusalém
QUARTA — Jr 13.10 Um povo obstinado, rebelde
QUINTA — Jr 13.14 O julgamento divino
SEXTA — Jr 13.15 Escutai ao Senhor
SÁBADO — Jr 13.25 Se esqueceram de Deus e confiaram em mentiras

OBJETIVOS
DESTACAR as parábolas como recursos literários;
SABER que encontramos parábolas no Antigo Testamento;
MOSTRAR a parábola do cinto de linho e dos dois cestos de figos.

INTERAÇÃO
[...]

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
[...]

TEXTO BÍBLICO

Jeremias 13.1-11.
1 — Assim me disse o Senhor: Vai, e compra um cinto de linho, e põe-no sobre os teus lombos, mas não o metas na água.
2 — E comprei o cinto, conforme a palavra do SENHOR, e o pus sobre os meus lombos.
3 — Então, veio a palavra do SENHOR a mim, segunda vez, dizendo:
4 — Toma o cinto que compraste, e trazes sobre os teus lombos, e levanta-te; vai ao Eufrates e esconde-o ali na fenda de uma rocha.
5 — E fui e escondi-o junto ao Eufrates, como o SENHOR me havia ordenado.
6 — Sucedeu, pois, ao cabo de muitos dias, que me disse o SENHOR: Levanta-te, vai ao Eufrates e toma dali o cinto que te ordenei que escondesses ali.
7 — E fui ao Eufrates, e cavei, e tomei o cinto do lugar onde o havia escondido; e eis que o cinto tinha apodrecido e para nada mais prestava.
8 — Então, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
9 — Assim diz o SENHOR: Do mesmo modo farei apodrecer a soberba de Judá e a muita soberba de Jerusalém.
10 — Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo o propósito do seu coração e anda após deuses alheios, para servi-los e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta.
11 — Porque, como o cinto está ligado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e por nome, e por louvor, e por glória; mas não deram ouvidos.

COMENTÁRIO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO 
Professor(a), esta é uma interessante lição do ponto de vista teológico, pois mostra a forma como Deus trabalhou no ministério profético do Antigo Testamento, e este material de apoio tem o objetivo de dar mais qualidade a tua aula, use-o para complementar seus estudos.
Nesta lição, veremos o cativeiro sendo representado por um cinto de linho. Veremos também a respeito da parábola dos dois cestos de figos narrada no capítulo 24 de Jeremias.
É bom sempre lembrar o contexto de Jeremias, pois ele viveu no período do cativeiro babilônico, e assistiu à invasão. Inclusive, na última invasão, em que ocorreu a destruição do Templo, Jeremias estava dentro da cidade:
"Ora, nesse tempo o exército do rei de Babilônia cercava Jerusalém; e Jeremias, o profeta, estava encerrado no pátio da guarda que estava na casa do rei de Judá;", Jeremias 32.2

I. A PARÁBOLA COMO RECURSO LITERÁRIO

1. Uma definição.
O termo “parábola” vem do grego parabole, composto de uma preposição: para, “ao lado de” e “próximo de”; ballo, “colocar”, “lançar” e “pôr”. Portanto, parábola dá a...
As parábolas foram utilizadas por Jesus geralmente como histórias ilustrativas para as verdades bíblicas, mas com os profetas do Antigo Testamento, geralmente as parábolas eram com ocorrências específicas na vida do profeta, em que Deus ordenava uma ação, para servir de exemplo sobre a verdade e profecia que seria proferida pelo Senhor. 
Quando Deus ordenava o profeta realizar uma tarefa, para que ela servisse de parábola, essa ação ficava mais impactante aos olhos do povo.

2. A interpretação de uma parábola. 
As parábolas bíblicas foram contadas há muito tempo e em um contexto cultural bem diferente do que nós vivemos, e isso aumenta as...
As parábolas eram histórias e fatos comuns da época, e foram utilizadas para transmitir mensagens ao povo daquela época, embora sejam ricas em ensinamentos para os nossos dias, precisamos estudá-las para extrair as mensagens para a atualidade. Sendo assim, para nós, pode ser difícil, mas também pode se tornar simples, com o esforço do estudante da Palavra e com a ajuda do Espírito Santo.
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.", João 14.26  
O problema acontece quando alguns estudiosos se enchem de conhecimento para se mostrarem mais inteligentes que os demais, aí nesse caso, o conhecimento da parábola se torna mais complicado do que já é, assim a teologia se torna mais uma ferramenta para alimentar os egos, ao invés de um facilitador do aprendizado.

3. Jesus e as parábolas. 
Em seu ministério terreno, principalmente na comunicação do Evangelho do Reino, Jesus utilizou-se das parábolas (Mc 4.2). Contar parábolas foi...
Algo que é pouco falado sobre as parábolas de Jesus, é que o Senhor também utilizou parábolas para dar entendimento a alguns e ocultar a outros:
"10 E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
12 Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.", Mateus 13.10-13
Jesus fez isso, porque naquele momento nem todos poderiam ter a revelação completa do Reino de Deus, pois eram de coração duro e para que não atrapalha-se a missão do Senhor.

SUBSÍDIO I
[...]

II. O ANTIGO TESTAMENTO E AS PARÁBOLAS

1. Parábolas no Antigo Testamento. 
O uso de parábolas não é exclusivo do Novo Testamento, é encontrado também no Antigo. Masal é o termo...
Uma importante diferença entre as parábolas do Antigo e do Novo Testamento, é que no Novo, Jesus utiliza situações normais do dia a dia, para falar de coisas do Reino de Deus; e no Antigo Testamento Deus geralmente dava visões ou ordenava ações por parte do profeta, e essas ações chamavam atenção à mensagem profética. Dessa forma, quando o profeta realizava alguma atividade ordenada pelo Senhor, o povo ficava sem entender, mas ficava atento, pois a atitude do profeta mexia com o imaginário e isso se tornava uma ferramenta eficaz para atrair os olhares das pessoas.

2. As parábolas do Antigo Testamento. 
Os hebreus sempre usaram histórias para transmitir valores e princípios, conforme se vê no contexto do Antigo Testamento. Estas parábolas...
[...]

3. Os profetas e as parábolas.
Os profetas foram responsáveis pela exposição dos ensinamentos de Deus ao seu povo. Certamente, esta não foi uma tarefa...
As parábolas no Antigo Testamento eram usadas para transmitir mensagens diretas do Senhor ao seu povo, geralmente mensagens de alerta contra o pecado ou um mal que havia de vir sobre eles, diferente das parábolas do Novo Testamento que eram usadas para transmitir verdades sobre o Reino de Deus.
Vejamos, por exemplo, a parábola da águia de Ezequiel, que naquele momento estava em Babilônia cativo, enquanto nabucodonosor cercava Jerusalém:
"3 E disse: Assim diz o Senhor Deus: Uma grande águia, de grandes asas, de plumagem comprida, e cheia de penas de várias cores, veio ao Líbano e levou o mais alto ramo de um cedro.
4 E arrancou a ponta mais alta dos seus renovos, e a levou a uma terra de mercancia; numa cidade de mercadores a pôs.", Ezequiel 17.3,4

III. PARÁBOLAS DE JEREMIAS

1. A parábola do cinto de linho. 
O capítulo 13 de Jeremias têm duas parábolas: a do cinto de linho (vv.1-11) e a do odre de vinho (vv.12-14). A semelhança entre...
Uma informação interessante sobre essa parábola, é que Deus ordenou que o cinto fosse escondido junto ao rio Eufrates, que ficava fora dos termos de Israel, bem distante, pois se o objetivo fosse somente apodrecer o cinto, Deus poderia ter ordenado que o colocasse junto ao rio Jordão, mas se a ordem foi para colocar na margem do Eufrates, então tem um motivo:
"Toma o cinto que compraste, e que trazes sobre os teus lombos, e levanta-te; vai ao Eufrates, e esconde-o ali na fenda de uma rocha.", Jeremias 13.4
O texto de Jeremias 13 não fala o motivo pelo qual o Senhor mandou que fosse colocado no Eufrates, mas o que podemos apontar é que, foi no Eufrates que o Senhor determinou onde seria o limite da promessa, veja:
"Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;", Gênesis 15.18
Se o cinto serviu para mostrar que a nação perdeu o seu valor sacerdotal por não cumprir o propósito, então o Eufrates pode se referir à perda do projeto original, pois o povo deveria avançar até alcançar todos os limites que Deus havia prometido, mas eles deixaram pela desobediência e idolatria. 

2. Os dois cestos de figos (Jr 24.1-10). 
Por meio de uma visão, Jeremias recebeu a parábola de dois cestos de figos e isso se deu no período da primeira deportação, no reinado...
[...]

3. Uma aplicação necessária.
Estas duas parábolas alertaram o povo dos dias de Jeremias e continua servindo de lição à Igreja da atualidade. Na igreja há...
As parábolas falam de cumprimento do propósito da nação, e a aplicação para nós, é a mesma, cumprir o propósito de Deus como Igreja na atualidade, vejamos quais são os propósitos da Igreja para os dias atuais:
- Anunciar a Palavra;
- Ser referencial de boas obras:
- Adorar a Deus;
- Discipular:
As referências para esses propósitos são as seguintes: Mt 28.19-20; Rm 21.1; Ef 2.10 e outras passagens.
Se um cristão não tem esses objetivos, então está fora da finalidade para a qual o Senhor o chamou.

SUBSÍDIO III
[...]

CONCLUSÃO
As parábolas são importantes em todo o contexto bíblico, inclusive os profetas usaram deste recurso.
Nesta lição, aprendemos a respeito de duas parábolas de Jeremias: a do “cinto de linho” e a dos “dois cestos com figos”. Estas parábolas servem como um alerta para a Igreja. Recebemos do Senhor a missão de agradá-lo, confiar nEle e representá-lo entre os povos.
Professor(a), leia essa conclusão e siga estas instruções se desejar: 
- revise, com a classe, os pontos e ideias mais importantes comentados; 
- faça as perguntas do questionário, se houver tempo; 
- convide os alunos para a próxima aula falando da próxima lição, mencionando algo interessante que vai ser tratado.

ESTANTE DO PROFESSOR
[...]

HORA DA REVISÃO
1. Segundo a lição, qual o método de ensino mais utilizado por Jesus?
O método das parábolas.
2. O que a parábola permite?
A parábola permite que uma mensagem espiritual e teológica seja transmitida de forma concreta e dramática.
3. Qual o primeiro passo para a compreensão de uma parábola?
O primeiro passo e identificar se a parábola tem ou não pessoas envolvidas, qual seria este contexto, e quais as circunstâncias em que estavam para que ela fosse usada.
4. Qual era a responsabilidade dos profetas?
Os profetas foram responsáveis pela exposição dos ensinamentos de Deus ao seu povo.
5. Quais são as 2 parábolas encontradas no capítulo 13 de Jeremias?
A parábola do cinto de linho e a do odre de vinho.

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Fonte: Revista CPAD Jovens
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