(Revista Editora Betel)
Tema: A DOUTRINA DA ADOÇÃO

Texto de Referência: Rm 8.15-23; Gl 4.5
VERSÍCULO DO DIA
"Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espirito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus". Rm 8.15.16
VERDADE APLICADA
A adoção pela Obra do Filho permite que os redimidos desfrutem da comunhão eterna com Deus Pai.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔Compreender que a adoção como filhos de Deus vem pela Obra de Cristo;
✔ Identificar a adoção como parte do Plano de Deus;
✔ Reconhecer a adoção como filhos de Deus.
MOMENTO DE ORAÇÃO
Ore para que mais pessoas sejam feitas filhas de Deus pela fé em Cristo.
LEITURA SEMANAL
Seg Jo 1.12 Quem crê em Jesus se torna filho de Deus por adoção.
Ter 1Jo 3.2 Na volta de Cristo a adoção será manifesta.
Qua Rm 8.15 Como filhos por adoção podemos dizer: Aba, Pai.
Qui Gl 4.5 Os redimidos recebem a adoção de filhos.
Sex Ef 1.5 Em amor nos predestinou a ser adotados como filhos.
Sáb Gl 3.26 Somos feitos filhos mediante a fé em Jesus.
INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição falará de uma doutrina extremamente poderosa, que é a doutrina da adoção, que mostra que não somos apenas servos, mas nos tornamos da família do Senhor, e este material de apoio tem o objetivo de acrescentar conteúdos à tua aula, aproveite.
Professor(a), esta lição falará de uma doutrina extremamente poderosa, que é a doutrina da adoção, que mostra que não somos apenas servos, mas nos tornamos da família do Senhor, e este material de apoio tem o objetivo de acrescentar conteúdos à tua aula, aproveite.
Ao aceitar Jesus como Salvador, passamos pelo processo de adoção, que nos tira da condição de criaturas e nos faz filhos de Deus. Na Carta aos Romanos, Paulo ressalta que essa condição de filhos nos habilita a receber as bênçãos que o Pai guarda para o Seu povo. Somos, agora, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; com Ele padecemos para, também com Ele, sermos glorificados (Rm 8.17).
Um exemplo interessante do que é fazer parte da família de Cristo, é o que chamamos de família mista, onde existem filhos do casamento e os filhos de outro casamento ou adotados. Quando família conduzida em amor, os filhos são trados com igualdade, mesmo não sendo do mesmo sangue, mas quando a família é desequilibrada os filhos que não são originalmente do casal sofrem dentro da casa. Mas no caso da família de Deus somos todos abençoados, e tratados como filhos autênticos, mesmo tendo sido adotados pelo Senhor, pois o Senhor é justo e amoroso.
Ponto-Chave
"Pela fé em Jesus Cristo, recebemos o privilégio de nos tornar parte da família de Deus."
1. UMA NOVA POSIÇÃO ESPIRITUAL
A adoção divina nos possibilita, legitimamente, a participar das bênçãos e da glória futura de Deus. Ao receber o espírito de adoção, passamos a usufruir da paternidade de Deus, deixando de lado o temor da escravidão (Rm 8.15-17). Essa verdade joga por terra a crença de que todos os seres humanos são filhos de Deus (Rm 6.12-18), pois nos tornamos filhos de Deus somente pela fé em Jesus.
O entendimento de que todos são filhos de Deus é difundido por uma doutrina herética chamada "universalismo", pela qual se ensina que todos são filhos de Deus e todos alcançarão a salvação. Porém, essa doutrina é invalidade pelo texto de João, veja:
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;", João 1.12
1.1. Co-herdeiros com Cristo
Somente pela fé em Cristo podemos receber o espírito de adoção e nos tomar filhos de Deus. O Apóstolo Paulo, na Carta aos Coríntios, ensinou à Igreja que, assim como todos morreram em Adão, também todos são vivificados em Cristo (l Co 15.22). Por isto Jesus veio ao mundo: para nos tomar filhos de adoção, segundo a vontade de Deus desde o início (Ef 1.5).
Veja como o apóstolo Paulo apresenta essa doutrina:
"Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.", 1 Coríntios 15.22
Os que pregam o universalismo, utilizam textos como este para afirmar sua heresia, pois o apóstolo está afirmando claramente que "todos" serão vivificados, no entanto, eles deixam de olhar o contexto, veja:
"22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
23 Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.", 1 Coríntios 15:22,23 (grifo meu)
Ou seja, somente os que são de Cristo alcançarão a salvação.
Pois Jesus foi dado para que todos possam alcançar o Reino de Deus, pois essa é a vontade de Deus:
"E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,", Efésios 1.5
A vontade de Deus é que todos alcancem a adoção, sendo assim, Deus predestinou a todos para o Céu.
1.2. A adoção é uma bênção de Deus
Na adoção, os redimidos passam a ter uma união espiritual com o Filho de Deus (lCo 6.17). Paulo descreve a operação de Deus na vida do crente assim: "[...] onde o pecado abundou, superabundou a Graça", Rm 5.20. Para o Apóstolo, aqueles adotados como filhos de Deus não podem mais viver no pecado, porque estão mortos para o mundo (Rm 6.9-12), sendo agora chamados de filhos da promessa (Rm 9.8).
Ou seja, a adoção pressupõe o abandono do pecado, sem sair fisicamente do mundo, mas deixando o pecado que há no mundo. Isso é estar morto para o mundo, vejamos como o apóstolo Paulo coloca:
"Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.", Romanos 6.11
E quando se processa em nós essa adoção, deixamos de ser do mundo e nos tornamos filhos da promessa:
"Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.", Romanos 9.8
A promessa de que Paulo fala neste versículo, é a da vinda do Messias que traria salvação ao mundo, e os que creem em Jesus são, portanto, filhos dessa promessa.
Refletindo
"A adoção era comum entre gregos e romanos, sendo garantidos ao filho adotado todos os privilégios de um filho legítimo, inclusive o direito liderança."
Bíblia de Estudo Arqueológica NVI
2. A DOUTRINA DA ADOÇÃO
Não seria exagero afumar que a Doutrina da adoção reflete a profundidade do Amor de Deus, uma vez que o Pai adota como filhos aqueles que mereciam o inferno, fazendo deles Seus herdeiros (Rm 8.17). A adoção pela Obra Redentora de Cristo restaura a relação entre Deus e o ser humano, elevando os crentes à posição de filhos amados e participantes da família de Deus.
2.1. Adoção, um projeto divino
Paulo explicou aos crentes de Roma que recebemos o espírito de adoção e, agora, somos guiados pelo Espírito de Deus (Rm 8.13-17). Desse modo, entender a Doutrina da adoção é essencial para a compreensão da comunhão que os redimidos desfrutam com o Pai Celestial. A Graça salvadora não apenas transforma escravos do pecado em servos de Cristo, mas também os torna membros da família de Deus.
Retornando à parábola do filho pródigo, notamos que ele desejava ser apenas mais um servo, veja:
"18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus empregados.", Lucas 15.18,19
Mas o pai, ao receber o filho que estava perdido, não o colocou como um de seus empregados:
"21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e sandálias nos pés;", Lucas 15.21,22
O projeto de Deus para a humanidade não é apenas de uma obra, mas sim, um projeto de família.
2.2. Adoção, parte essencial do Plano de Deus
É um regozijo saber que nos tornamos filhos amados do Pai Celestial pela fé em Cristo (Rm 5.8). A todos que recebem Jesus, Ele dá o poder de serem feitos filhos: "os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus", Jo 1.12. Mediante Cristo, somos adotados por Deus, assumindo a posição de filhos autênticos e herdeiros do Reino (Gl 4.1-7).
...
3. A BÊNÇÃO QUE VEM DO CÉU
Antes da criação do mundo, Deus, segundo a Sua vontade, nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo (Ef l.4,5). Essa adoção implica um vínculo pessoal com Deus, o "Abba" (Pai), refletindo proximidade e confiança aos filhos de Deus, que são guiados pelo Seu Espírito. E é o Espírito que testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.14,16).
3.1. Não recebemos espírito de escravidão, mas de adoção
A Obra de Salvação nos possibilitou ser adotados como filhos de Deus; logo, co-herdeiros com Cristo. Quando aceitamos Jesus como Salvador, por Sua imensa misericórdia Deus nos liberta do espírito de escravidão e nos oferece o espírito de adoção de filhos (Rm 8.15). Agora, fazemos parte da família de Deus: "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome", Jo 1.12.
O que a Palavra nos mostra é que o Senhor deseja ter relacionamento com seus filhos, e não é um relacionamento qualquer, mas um relacionamento de família, por isso, sempre a Palavra de Deus compara a relação Cristo e Igreja com um casamento, e nós como seus filhos:
"Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.", Gálatas 4.5
A ideia de relacionamento que a Bíblia nos ensina é demonstrada logo no início da criação, veja:
"E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.", Gênesis 3.8
Ou seja, neste versículo temos a ideia de que Deus buscava sempre visitar o casal no jardim, por isso entendemos que o Senhor quer ter relacionamento de intimidade com Seus filhos:
"O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.", Salmos 25.14
3.2. A Paternidade Divina
Deus nos oferece Sua paternidade por adoção, mas nos ama como a filhos legítimos: "E eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso" 2Co 6.18. Assim, ser parte da família de Deus é uma bênção que nos possibilita o convívio com os irmãos, para glorificarmos a Cristo em concordância (Rm 15.5-7). A paternidade de Deus se revela no amor incondicional com que Ele oferece aos Seus filhos adotivos Sua herança eterna.
A doutrina da adoção era conhecida pelos primeiros cristãos desde o início, veja como Pedro se referia a Paulo:
"e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada.", 2 Pedro 3.15
Por isso, entendemos que logo no início da Igreja, os cristãos já haviam entendido essa doutrina, e eles, na verdade, estavam apenas seguindo o que aprenderam de Jesus:
"Então, Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galileia e lá me verão.", Mateus 28.10
Note que, foi o próprio Senhor Jesus quem iniciou a prática do tratamento como irmãos, isso reforça a ideia de que eles já conheciam a doutrina da adoção.
SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Adoção: termo pelo qual o Apóstolo Paulo exprime o parentesco que a expressão "filhos de Deus" designa. Em Romanos 8.15-23;9.4: em Gálatas 4.5; e em Efésios 1.5, há referências ao costume legal, entre os romanos, pelo qual a criança adotada tomava o nome de seu novo pai e tornava-se herdeira. O parentesco era, em todos os sentidos, o mesmo que existia entre o pai e seu filho natural. O costume da adoção tem sido seguido por todas as nações e em todos os tempos. A adoção civil era permitida e determinada para alívio e conforto daqueles que não tinham filhos; mas, na adoção espiritual, não parece ser essa a razão. O Senhor adota os que creem, e eles se tornam filhos de Deus; não porque haja qualquer excelência neles, mas por Seu amor (Jo 3.16). Quanto aos seres humanos, é necessário crer em Jesus Cristo e aceitá-Lo como Senhor e Salvador. [...] Nada há no homem algo que o torne merecedor da adoção divina. Além disso, na adoção espiritual, o filho não só recebe um nome novo, mas uma nova natureza: torna-se participante da natureza divina (2Pe 14). (SANTOS. João B. R. Dicionário Bíblico - Conhecendo e entendendo a Palavra M Deus. Editora Didática: 2006. p.21).
CONCLUSÃO
A Doutrina da adoção nos revela que, ao aceitar Jesus, somos adotados pelo Pai em Seu grande amor. Na Bíblia, conhecemos a natureza da união que a Obra de Cristo na cruz nos proporcionou, fazendo com que esse processo de adoção seja possível. Agora, nós nos tomamos membros da família de Deus, herdeiros de todas as coisas juntamente com Jesus.
Professor(a), leia essa conclusão e siga estas instruções se desejar:
- revise, com a classe, os pontos e ideias mais importantes comentados;
- elabore e faça as perguntas se houver tempo;
- revise, com a classe, os pontos e ideias mais importantes comentados;
- elabore e faça as perguntas se houver tempo;
- convide os alunos para a próxima aula falando da próxima lição, mencionando algo interessante que vai ser tratado.
Complementando
Os pontos principais da Doutrina da adoção são:
A) Redenção e Graça, que resgata a humanidade do pecado;
B) Identidade espiritual recebida quando os filhos de Deus ganham uma nova identidade e o direito à herança etana.
C) Relacionamento pessoal, que é o vínculo expresso pelo termo "Abba", (Pai);
D) Herança Divina, recebida pela promessa de que os filhos adotivos são participantes das bênçãos e da Glória futura de Deus.
Eu ensinei que:
A Obra de Cristo na cruz tornou possível ao homem a adoção como filho de Deus. Assim, podemos afirmar com segurança que fazemos parte da família de Deus.
Fonte: Revista Betel Conectar
ATENÇÃO: ESTE SUBSÍDIO É GRATUITO PARA OS USUÁRIOS DO CLUBE DA TEOLOGIA
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Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

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