INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 6 / 4º Trim 2025


AULA EM 9 DE NOVEMBRO DE 2025 - LIÇÃO 6
(Revista Editora CPAD)
Tema: A Consciência — O Tribunal Interior



TEXTO ÁUREO
“E, por isso, procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens.” (At 24.16).

VERDADE PRÁTICA
Diante da crescente degradação do padrão moral do mundo, o cristão deve apegar-se cada vez mais à sã doutrina para ter sempre uma boa consciência.

LEITURA DIÁRIA
Segunda — 1Tm 1.5,19; 3.9 Fé e consciência pura devem caminhar juntas
Terça — 1Co 8.10-13 Devemos nos preocupar com a consciência dos outros
Quarta — Rm 13.1-7 A consciência regula nossa conduta perante o Estado
Quinta — Hb 10.19-23 Peso de consciência compromete a oração
Sexta — Hb 9.13,14 O sangue de Jesus purifica nossas consciências
Sábado — Sl 139.23,24; 19.12,13 Deus sonda o nosso interior e os desígnios de nosso coração

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Romanos 2.12-16.
12 — Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados.
13 — Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
14 — Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei,
15 — os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os,
16 — no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.

HINOS SUGERIDOS 126, 388 e 519 da Harpa Cristã.

COMENTÁRIO 
INTRODUÇÃO 
Professor(a), dando continuidade à parte que trata da alma, falaremos dessa ferramenta importante para o ser humano chamada "consciência", e neste material de apoio vamos acrescentar mais assuntos relevantes à lição, como, por exemplo, o “modus operandi”, de muitos indivíduos ao serem confrontados, após cometerem seus erros
Deus fez o ser humano com um senso moral chamado consciência, que acusa, defende e julga. Funciona segundo a Lei moral (comum a todas as pessoas), as Escrituras Sagradas e outras fontes normativas, como a família, a Igreja e o Estado. A consciência escrutina e emite juízo sobre todo o comportamento humano. 
A nossa consciência é como uma configuração de fábrica, que já vem com cada ser humano, pois nela está escrita a Lei moral do Senhor. Ela pode ser melhorada, mas também pode ser piorada, e o interessante é que ela pode ser quase "resetada" semelhante ao que fazemos com as configurações de um celular quando queremos consertar algo, mas somente o Espírito Santo pode fazer isso, vamos ver na lição como a consciência funciona. 

I. ANTES E DEPOIS DA QUEDA 

1. A primeira manifestação. 
Do grego syneidesis (“saber com”), a consciência é uma faculdade inata, ou seja, todos nascem com ela. É como um sensor instalado na alma humana. (Alguns teólogos consideram que seja no espírito. Não há consenso sobre isso). É uma capacidade dada por Deus para o homem discernir entre o certo e o errado, e, assim, orientar-se em suas decisões. Gênesis 2.16,17 e 3.6-10 tratam da primeira manifestação da consciência na experiência humana. 
Embora não haja consenso sobre a questão do espírito ser a sede da consciência humana, a ideia é muito coerente, pois o espírito é a parte imaterial e divina que está presente no ser humano. Mas realidade é que, até mesmo as pessoas mais inescrupulosas que existem, também manifestam algum tipo de sensibilidade moral. 
Deus estabeleceu uma lei específica — a proibição de comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal — com o anúncio da penalidade: “no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.17). O homem transgrediu e experimentou o funcionamento acusativo da consciência: culpa, vergonha e medo. 
O texto sagrado afirma que Adão e Eva se esconderam após o pecado, veja: 
"E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.", Gênesis 3.8 
O que levou Adão e Eva a se esconderem foram as suas consciências que os acusava logo após o pecado. Sendo assim, concluímos que as consciências deles já estavam prontas para entrar em ação após o primeiro pecado.

ATENÇÃO: 


PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO NO WHATS OU E-MAIL, SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 4,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: Lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.

Se desejar, pode fazer um único pix, agendando o restante nas lições do trimestre, neste caso o valor fica de R$ 3,50 por lição.
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.