INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

terça-feira, 4 de novembro de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 6 / 4º Trim 2025


AULA EM 9 DE NOVEMBRO DE 2025 - LIÇÃO 6

(Revista Editora Betel)

Tema: Ana: A força de quem ora gera milagres
  



TEXTO ÁUREO
"Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a minha petição, que eu lhe tinha pedido", 1 Samuel 1.27. 

VERDADE APLICADA
Na jornada cristã, em todo o tempo, devemos expressar um viver marcado por humildade, oração, perseverança, fidelidade e gratidão ao Senhor.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Reconhecer o valor da oração persistente.
- Ressaltar que Ana orava por uma causa específica. 
- Compreender a importância de cumprir os votos feitos a Deus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

1 SAMUEL 1 
10. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente. 
11. E votou um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim de lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 
20. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. 
21. E subiu aquele homem Elcana, com toda a sua casa, a sacrificar ao Senhor o sacrifício anual e a cumprir o seu voto. 
22. Porém Ana não subiu, mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o Senhor e lá fique para sempre.

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | 1Sm 2.1-10 Ana exaltou o Senhor.
TERÇA | Sl 37.5 Entrega o seu caminho ao Senhor e confia.
QUARTA | Sl 113.9 Deus faz a mulher sem filhos viver em família.
QUINTA | Rm 12.12 Quem persevera na oração sempre alcança.
SEXTA | Tg 4.10 O Senhor exalta os que se humilham diante dEle.
SÁBADO | Ap 21.4 Deus seca as lágrimas dos que choram.

HINOS SUGERIDOS: 151, 210, 577

MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que tenhamos propósitos claros diante de Deus. 

INTRODUÇÃO 
Professor(a), nesta lição veremos mais uma inspiradora história sobre o poder de Deus e o exemplo de uma mulher de oração. Esse subsídio tem o objetivo de trazer mais assuntos relevantes, para acrescentar na tua ministração e aumentar a qualidade do ensino. 
Nada é impossível para Deus, e Ana experimentou essa verdade. Sua história nos mostra a importância de perseverar na oração e de cumprir nossos votos a Deus, cuja bondade é de eternidade a eternidade. 
Essa história nos deixa um exemplo claro de como uma oração feita com o propósito certo pode chamar mais a atenção do Senhor. Pois foi quando Ana deu um fundamento ao seu pedido, que a sua oração foi atendida. 

PONTO DE PARTIDA – A oração persistente alcança Deus 

1. A história de Ana 
Ana é mencionada somente nos dois primeiros capítulos da Primeira Carta de Samuel, mas seu nome até hoje é lembrado no meio cristão. Do hebraico Hanah, seu nome significa "graça"; "benevolência" ou "favor". Uma mulher atribulada de espírito por não conseguir engravidar, ela orou incessantemente até fazer um voto ao Senhor: "[...] e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha", 1 Sm 1.11. 
Segundo a cultura popular da época, se uma mulher não tinha filhos, então era porque o Senhor a estava punindo, por isso Ana recorreu aos pés do Senhor. Ela não ficou revoltada com Deus e nem ficou estática sem atitudes, mas agiu com humildade e inteligência. 

1.1. Ana não tinha filhos. 
Casada com Elcana, um levita da tribo de Coate (1Cr 6.22-23,32-34), Ana não tinha filhos. Porém, a outra mulher de Elcana, Penina, já tinha filhos (1Sm 1.2). Por essa razão, Penina humilhava Ana constantemente. 
Em primeiro lugar é bom esclarecer que não existe uma tribo de Coate, e sim a família de Coate, como é mostrado nas referências apresentadas. Sendo assim, Elcana era levita, mas vivia no território de Efraim. 
E um fato interessante é que, Penina não humilhava Ana por ela ter filhos e Ana não ter nenhum, mas porque ela via Ana como uma rival, e como qualquer pessoa que não tem Deus no coração, ela resolveu atacar a rival: 
"E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer, porquanto o Senhor lhe tinha cerrado a madre.", 1 Samuel 1.6 
Elcana amava muito a Ana, tanto que ele subia a Siló todos os anos para adorar e sacrificar ao Senhor e dava a ela uma porção do sacrifício maior e melhor, embora desse porções do sacrifício também a Penina (1Sm 1.3-5). 
Vamos esclarecer uma coisa, Elcana foi o responsável por aquilo tudo, veja esse procedimento de Elcana, que causava divisão na sua casa: 
"4 E sucedeu que, no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções do sacrifício a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas. 
5 Porém a Ana dava uma parte excelente, porquanto ele amava Ana; porém o Senhor lhe tinha cerrado a madre.", 1 Samuel 1.4,5 
A verdade é que Elcana criou um lar insuportável, pelo simples fato de não seguir a orientação da Palavra do Senhor em Gênesis: 
"Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.", Gênesis 2.24
Essas palavras sugerem que um lar é construído por um homem e uma mulher, nenhum homem que colocar duas mulheres em uma casa deve esperar ter paz e sossego. 

ATENÇÃO: 

PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO NO WHATSAPP OU E-MAIL, SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 4,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.

Se desejar, pode fazer um único pix, agendando o restante nas lições do trimestre, neste caso o valor fica de R$ 3,50 por lição.
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.