INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR SUBSÍDIO - Lição 2 / 1º Trim 2026



AULA EM ____ DE _________ DE _____ - LIÇÃO 2



(Revista Editora Betel)

Tema: BEM-AVENTURADOS EM CRISTO



Texto de Referência: Lc 6.20–22 

VERSÍCULO DO DIA 
Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no Senhor, seu Deus (Sl 146.5).
 
VERDADE APLICADA
A verdadeira felicidade, ou bem-aventurança, não depende de recompensas terrenas, mas de vivermos segundo os princípios do Reino de Deus.
 
OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Reconhecer que a felicidade do cristão não está em princípios humanos.
✔ Identificar a natureza das bem-aventuranças segundo o ensino de Jesus.
✔ Ressaltar os aspectos que definem a felicidade à luz do Reino de Deus.
 
MOMENTO DE ORAÇÃO
Ore para que possamos ser bem-aventurados todos os dias da nossa vida.
 
LEITURA SEMANAL
Seg Mt 5.3 Bem-aventurados os pobres de espírito.
Ter Mt 5.4 Bem-aventurados os que choram.
Qua Mt 5.5 Bem-aventurados os mansos.
Qui Mt 5.6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça.
Sex Mt 5.7 Bem-aventurados os misericordiosos.
Sáb Mt 5.8 Bem-aventurados os limpos de coração.
 
INTRODUÇÃO 
Professor(a), nesta lição veremos o sermão de Jesus que deu as diretrizes do Reino de Deus, e até hoje está em vigor, servindo de base para o comportamento cristão, e este material de apoio visa melhorar a sua aula, bons estudos!
As Bem-Aventuranças apresentadas por Jesus confrontam o conceito de felicidade propagado pelo mundo (Mt 5–7). Esse fato nos leva a perceber que o Sermão da Montanha traz uma mensagem que permanece atual. São ensinamentos profundos e influentes que apresentam os fundamentos do Reino de Deus. Ao falar aos Seus discípulos e à multidão que O seguia, Jesus revela uma visão transformadora da vida cristã, cujas características incluem humildade, justiça, amor e obediência a Deus.
O Sermão do Monte possui um paralelo com a Lei, pois ele pode ser dividido em duas partes, as bem-aventuranças e as ordenanças diretas, assim como a Lei que é iniciada com os mandamentos escritos diretamente por Deus e depois as leis dadas a Moisés. No entanto, devemos observar que as nove bem-aventuranças não são mandamentos, mas são afirmações que iniciam a mensagem da graça, mostrando a verdade da vida cristã.  
 
PONTO-CHAVE
Todos somos pecadores e incapazes de nos justificar perante Deus, mas a justiça divina é oferecida gratuitamente pela fé em Jesus Cristo.
 
1. AS BEM-AVENTURANÇAS SÃO TRANSFORMADORAS
As Bem-Aventuranças são transformadoras porque redefinem o conceito de felicidade e sucesso à luz do Reino de Deus. Em vez de valorizar riquezas, poder ou conforto terreno, Jesus proclama bênçãos sobre os pobres, os que choram, os humildes e os perseguidos por Sua causa, prometendo-lhes consolo, plenitude e recompensa eterna.
 
1.1. A recompensa por nos alegrarmos em Cristo
Segundo o Bispo Abner Ferreira (Ser Relevante: 50 devocionais baseados no Sermão da Montanha. RJ: Editora Betel, 2022, p. 46), quando nos alegramos no Senhor, as circunstâncias são transformadas. Ao caminharmos com Cristo, encontramos a alegria de sermos libertos do pecado. No Sermão da Montanha, Jesus enfatiza que devemos nos alegrar mesmo em situações que, humanamente, parecem fracassos, pois elas garantem a recompensa que nos aguarda no Céu (Mt 5.12).
É bom entendermos que, a mudança maior, não ocorre nas circunstâncias, mas na nossa forma de enxergá-las, pois ao recebermos Jesus, o Espírito Santo vem habitar em nós, e aí nós passamos a ver as adversidades pela ótica do Espírito de Deus e recebemos de Deus a esperança das promessas.
Este subtópico fala do primeiro mandamento do Sermão logo após as palavras de felicidade:
"Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.", Mateus 5.12
Notemos que o Senhor Jesus ordena que nos alegremos diante da perseguição por dois motivos:
1. Porque há um prêmio (galardão) para aqueles que são perseguidos por causa do Evangelho.
2. Porque quando somos perseguidos, estamos em pé de igualdade com os profetas que foram antes de nós, pois eles foram perseguidos, e se somos perseguidos como eles foram, então estamos no caminho certo.
 
1.2. Um caminho de bênçãos
As Bem-Aventuranças foram proferidas por Jesus no Sermão da Montanha e constituem um conjunto de bênçãos preparadas para todos os que buscam viver de acordo com os princípios do Reino. Jesus afirmou que os bem-aventurados serão consolados, herdarão a terra, serão fartos, alcançarão misericórdia, verão a Deus, serão chamados filhos de Deus, possuirão o Reino dos Céus e terão grande galardão (Mt 5.3–11).
Convém notar que todas as bênçãos apontadas por Jesus, se referem às coisas espirituais, para serem desfrutadas aqui e para o futuro junto a Deus. Sendo assim, não há promessas de bênçãos materiais nas bem-aventuranças do sermão do monte, até mesmo o "herdar a terra" não se refere às coisas materiais dessa terra, mas sim às bênçãos da nossa futura morada. Mais à frente no Sermão do Monte é que Jesus vai falar de coisas materiais quando se refere às preocupações da vida:
"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.", Mateus 6.33
No entanto, qui, Jesus não está falando de ser próspero, mas de receber a provisão do sustento diário.
 
REFLETINDO
As Bem-Aventuranças nos ensinam claramente como a cultura do mundo está em total desarmonia com a cultura do Reino de Deus. Bispo Abner Ferreira
 
2. A MENSAGEM DO MESTRE
O Sermão da Montanha desafia os valores mundanos e nos convida a viver com esperança e confiança em Deus, mesmo em meio às adversidades. Ao internalizar as verdades proclamadas por Jesus, somos transformados em pessoas que priorizam a justiça, a misericórdia e a dependência de Deus, impactando o mundo ao nosso redor com o amor e a graça do Reino.
 
2.1. As Bem-Aventuranças apontam para o Reino de Deus
As Bem-Aventuranças revelam os valores e as prioridades do Governo Divino (Lc 6.20–22; Mt 5.3–12). Jesus proclamou que os pobres, os famintos, os que choram e os perseguidos por Sua causa são bem-aventurados não por suas circunstâncias terrenas, mas porque pertencem ao Reino de Deus, onde há justiça, consolo e recompensa eterna.
O crente só valoriza as bem-aventuranças, se ele for convertido de verdade, pois se ele tiver os seus valores ainda apegados a essa terra, então ele caminhará no Evangelho sempre insatisfeito, até o dia em que decidir ir para o mundo de vez. Mas para a pessoa que entende e valoriza o Reino de Cristo, então as bem-aventuranças farão sentido e serão buscadas. Nas bem-aventuranças, Jesus aponta práticas e condutas próprias do Reino de Deus e afirma que elas trazem felicidade, veja:
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;", Mateus 5.6
A prática apontada por Jesus aqui é "ter fome e sede de justiça", isto é, desejar profundamente ver Deus prevalecer e o mal ser punido, essa fome de justiça é uma conduta de crente do Reino de Cristo. Além disso, afirma que a pessoa que possui essa conduta é feliz (bem-aventurada), o Senhor ainda faz uma promessa, que neste caso, é a fartura de justiça.
 
2.2. A natureza das Bem-Aventuranças
A natureza das Bem-Aventuranças é espiritual e contracultural, pois reflete os valores do Reino de Deus em oposição às prioridades do mundo. Elas revelam o coração do Senhor, que exalta os humildes, consola os aflitos e recompensa os fiéis, convidando Seus filhos a viverem em dependência, justiça e amor.
Convém acrescentar que, as bem-aventuranças propõem felicidades aos servos de Cristo, que praticam as obras do Reino e apontam bênçãos para a nossa caminhada aqui nesta terra e para o porvir, vejamos as bênçãos prometidas mais detalhadamente:
1. Ter o Reino de Deus - que consiste em receber Jesus como Senhor e Rei; 
2. Ser consolado - consiste em receber o Espírito Santo que é o Consolador, deixando de sofrer as adversidades desse mundo;
3. Herdar a terra - consiste em entrar na Nova Jerusalém;
4. Ter fartura de justiça - consiste em ver Deus prevalecer sobre o mal de uma vez por todas;
5. Alcançar misericórdia - consiste em ser recebido por Deus, mesmo sendo pecador e ser perdoado por suas falhas;
6. Ver a Deus - consiste em entrar na presença de Deus em um corpo glorificado; 
7. Ser chamado filho de Deus - consiste em estar na família de Cristo;
8. Adquirir o Reino de Deus - consiste em alcançar a vida eterna, participando do Milênio e da eternidade;
9. Receber o galardão - consiste em receber o prêmio, após a batalha nesta terra.
 
3. A DIDÁTICA DE JESUS NO SERMÃO DA MONTANHA
A didática de Jesus é marcada por autoridade, simplicidade e profundidade espiritual. Ele utilizou uma linguagem acessível, com parábolas e metáforas, como “sal da terra” e “luz do mundo”, para transmitir verdades espirituais profundas de maneira clara e impactante (Mt 5–7).

3.1. A transformação do caráter
Jesus nos desafia a repensar nossas prioridades por meio de ensinamentos práticos, incentivando uma transformação interior que se reflete em ações justas e em um caráter alinhado aos valores do Reino.
[...]

3.2. A aplicabilidade do Sermão
Os ensinamentos de Jesus são práticos e atemporais. Eles nos orientam nas decisões diárias, nos relacionamentos e na maneira de viver com integridade, compaixão e obediência a Deus em um mundo marcado pelo egoísmo.
Neste ponto convém dar algum exemplo de aplicação pessoal para o Sermão do Monte, veja, com ele podemos corrigir nossa forma de pensar e agir, por exemplo:
"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;", Mateus 5.5
Aqui se entende que a conduta do cidadão do Reino de Deus, é ser manso, e se a pessoa for mansa herdará a "terra" que no contexto do Evangelho é a terra prometida, ou seja, a Nova Jerusalém.
Jesus ainda falou de mansidão em outra passagem, utilizando a si mesmo como exemplo:
"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.", Mateus 11.29
Então, com o Sermão do Monte o cristão vai se analisando, se é manso, se é pacificador, se busca justiça, etc. Lembrando que o Sermão do Monte possui outras ordenanças do Senhor, além das bem-aventuranças.

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
As Bem-Aventuranças apresentam uma visão clara e profunda da ação do Reino dos Céus entre o povo de Deus. Mais do que uma introdução, elas resumem a essência da mensagem do Reino, revelando que a bênção de Deus repousa sobre pessoas humildes e dependentes dEle. Cada Bem-Aventurança reflete o caráter e as atitudes daqueles que vivem os valores do Reino. (Bispo Abner Ferreira. Sermão da Montanha. RJ: Editora Betel, 2022, p. 30.)
 
CONCLUSÃO
No Sermão da Montanha, Jesus aborda o anseio humano pela felicidade, mostrando que ela é alcançada quando vivemos os princípios do Reino de Deus. Ele apresenta um caminho de humildade, justiça, amor e obediência que nos capacita a refletir Seu caráter e a levar esperança a um mundo decaído.
Para essa conclusão sugira apontar a lista de bênção prometidas aos servos que praticam as condutas elencadas nas bem-aventuranças.
Professor(a), leia essa conclusão e siga estas instruções se desejar:
- revise, com a classe, os pontos e ideias mais importantes comentados;
- elabore e faça as perguntas se houver tempo;
- convide os alunos para a próxima aula falando da próxima lição, mencionando algo interessante que vai ser tratado.

COMPLEMENTANDO
O Sermão da Montanha ressalta que cada Bem-Aventurança é uma característica do caráter daqueles que vivem os princípios e valores do Reino de Deus.

Eu ensinei que:
O Sermão da Montanha ressalta que cada Bem-Aventurança é uma característica do caráter de quem vive os princípios e valores do Reino.

Complementando
Em Romanos 14.1-2, o Apóstolo Paulo nos chama a acolher com amor aqueles que divergem de nossas convicções, reconhecendo que a verdadeira vitória em Cristo não está na uniformidade de opiniões, mas no cuidado de uns com os outros. Assim, os mais maduros na fé devem servir de exemplo para os mais fracos, que são aqueles que ainda não alcançaram maturidade na vida cristã.

Eu ensinei que:
O Senhor não se agrada de contendas entre Seus filhos. Ele deseja que vivamos sempre em união, dando testemunho da Sua Palavra aos que não creem.

Fonte: Revista Betel Conectar
 
ATENÇÃO: ESTE SUBSÍDIO É GRATUITO PARA OS USUÁRIOS DO CLUBE DA TEOLOGIA
 
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.