INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

ESCOLA DOMINICAL CPAD JOVENS SUBSÍDIO - Lição 6 / 1º Trim 2026


AULA EM 8 DE FEVEREIRO DE 2026 - LIÇÃO 6
(Revista Editora CPAD)

Tema: O Espírito Santo que regenera e santifica


 

TEXTO PRINCIPAL 
“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.” (Jo 3.5).

RESUMO DA LIÇÃO
A Regeneração é uma transformação interior realizada pelo Espírito Santo. Essa obra da graça se evidencia por uma vida de santificação e obediência à vontade de Deus.

LEITURA DA SEMANA
SEGUNDA — Jo 3.3,7 É necessário nascer de novo
TERÇA — Tt 3.5 Deus nos lavou
QUARTA — 1Pe 1.23 Somos regenerados pela Palavra
QUINTA — Ez 36.26,27 Deus colocou seu Espírito em nós
SEXTA — Gl 5.22,23 O Fruto do Espírito é a evidência da nova vida em Cristo
SÁBADO — 1Co 6.19 O corpo do crente é templo do Espírito Santo

OBJETIVOS
SABER o que é a Regeneração;
MOSTRAR a atuação do Espírito Santo na Regeneração;
RECONHECER a Santificação como evidência da obra da Salvação, operada pelo Espírito Santo que habita o crente.

INTERAÇÃO
[...]

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
[...]

TEXTO BÍBLICO

João 3.1-15.
1 — E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 — Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 — Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
4 — Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
5 — Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
6 — O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 — Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 — O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9 — Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso?
10 — Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso?
11 — Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos, e não aceitais o nosso testemunho.
12 — Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 — Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu.
14 — E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
15 — para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

COMENTÁRIO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
Professor(a), o assunto dessa semana fala de algo que muitos não cristãos não sabem, e por isso, ainda estão longe dos caminhos do Senhor. Isso porque eles acreditam que precisam melhorar para depois buscar a salvação em Cristo, mas essa lição vai esclarecer a questão.
A Regeneração é uma das verdades centrais da Doutrina da Salvação. Ela marca o início da obra redentora de Deus na vida do pecador, por meio do Novo Nascimento espiritual. Essa transformação interior é realizada exclusivamente pelo Espírito Santo e revela a graça divina em ação. Sem Regeneração, não há vida cristã autêntica, pois é ela que nos torna novas criaturas em Cristo.
Nesta lição, vamos estudar como o Espírito Santo atua para dar início à salvação e conduzir-nos a uma nova vida por meio da Regeneração.
Convém mencionar neste início de aula, que no momento em que a pessoa recebe a Jesus como salvador, o Espírito Santo vem habitar em seu interior, e ali Ele encontra uma verdadeira bagunça. É como uma casa que foi adquirida por um novo proprietário. Esse novo proprietário é o Espírito Santo, e ao entrar nessa nova casa, Ele vai começar uma limpeza e arrumação. A essa arrumação chamamos de "Regeneração".

I. O QUE É A REGENERAÇÃO

1. Conceito. 
A Regeneração é o Novo Nascimento. Trata-se de uma transformação interior que o Espírito Santo realiza no coração do pecador, dando a ele uma nova natureza. Não é apenas uma mudança de comportamento, mas uma verdadeira obra de Deus dentro da pessoa. É o começo de uma nova vida com Cristo. Segundo a Bíblia, quem nasce de novo se torna uma nova criatura (2Co 5.17). Essa mudança acontece pela ação do Espírito e pela Palavra de Deus (Jo 3.3,5; Tt 3.5; 1Pe 1.23). Por isso, a Regeneração marca o início da vida cristã e torna possível um viver de acordo com a vontade de Deus.
A ideia é que ninguém chega perfeito no Evangelho, e nem depois alcança essa perfeição, no entanto, a pessoa consegue melhorar o seu interior, sendo transformado de dentro pra fora continuamente. E como a Regeneração é uma obra do Espírito Santo, então ninguém consegue alcançá-la. Alguns até conseguem aparentar estar regenerados, com o objetivo de enganar o povo de Deus, mas em algum momento a verdade aparece.
"29 Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;
30 E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.", Atos 20.29,30
É importante salientar que, como o comentarista afirmou que a Regeneração ocorre pela ação do Espírito e pela Palavra, então toda igreja deve buscar o Espírito Santo e zelar pelo ensino da Palavra, assim, haverá Regeneração entre os seus membros.

2. Explicação bíblica. 
O melhor exemplo para explicar o processo de Regeneração está no diálogo entre Jesus e Nicodemos, em João 3, em que o Mestre ensina, com clareza, que é necessário nascer de novo (Jo 3.3). Com isso, Ele mostrou que ninguém pode ver ou entrar no Reino de Deus sem passar por uma transformação espiritual profunda e radical. Nicodemos era um homem religioso, conhecia as Escrituras, mas ainda assim precisava nascer de novo. Isso mostra que Regeneração não é questão de tradição, esforço humano ou religião — é algo que só o Espírito Santo pode fazer no interior da pessoa. É nascer do Espírito, como Jesus explicou (Jo 3.5,6). Essa é a base bíblica para entendermos que a Regeneração é mais do que uma mudança externa — é um novo começo, dado por Deus. É como reiniciar um computador que estava travado. A Regeneração zera o estado anterior e inicia uma nova vida, com outro sistema — agora guiado pelo Espírito de Deus.
Utilizando a metáfora do comentarista neste subtópico, de que a regeneração é como "reiniciar um computador", vamos aprofundá-la mais um pouco. Todo computador ao travar por erro em um programa guarda o registro desse erro, para uma futura correção do programa. Assim somos nós, quando somos regenerados pelo Espírito de Deus, guardamos o registro dos nossos erros da vida, que são as nossas memórias, e isso é importante para que não erremos mais os mesmos erros:
"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.", Apocalipse 2.5 
Nesta carta, Jesus manda o pastor da igreja de Éfeso se lembrar de onde ele caiu, isto é, o erro que ele cometeu e assim, tomar a atitude de voltar ao início da caminhada. Com isso, entendemos que a memória é importante na nossa caminhada de fé. Muitas pessoas já cometeram erros tão terríveis, que gostariam de literalmente nascer de novo, a fim de não ter lembraças desses erros. Mas o Senhor nos regenera deixando nossas lembranças para que possamos ter a sabedoria das experiências.

3. O Fruto do Espírito como evidência da Regeneração. 
Se alguém nasceu de novo, isso precisa ser visível no modo como tal pessoa vive. A Regeneração é uma transformação interior operada pelo Espírito Santo, mas seus efeitos aparecem externamente. Em Gálatas 5.22,23, o apóstolo Paulo apresenta o Fruto do Espírito como o resultado da ação do Espírito na vida do crente: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio. Essas características não são produzidas pela força de vontade humana, mas são evidências da nova vida gerada pela Regeneração. Isso mostra que a verdadeira experiência com o Espírito Santo não se limita a manifestações externas ou dons espirituais, mas se revela principalmente por meio do caráter transformado. Quem nasceu de novo começa a viver de maneira diferente, demonstrando, por meio de atitudes, aquilo que Deus operou no coração. O fruto do Espírito é uma das formas mais claras de saber se alguém está realmente vivendo a nova vida em Cristo. É como uma árvore frutífera: ninguém vê a raiz, mas os frutos aparecem. Assim também é com o regenerado — sua transformação interior, mesmo invisível, se revela em um novo estilo de vida.
Enquanto os dons espirituais podem ser manifestos por aqueles que buscam, mesmo que ainda tenham falhas no caráter, pois são recursos do Espírito Santo para o ganho de almas, o fruto do Espírito só pode ser manifesto por quem tem a sua vida transformada de verdade. Isso é diferente do "crente nominal", isto é, o crente que só tem o nome de crente, mas que o interior ainda não está regenerado.
Infelizmente, muitos dos que estão falando em línguas nas igrejas e que estão sendo regenerados, por causa da aparência de autoridade espiritual, se deixam levar pela vaidade, e param o processo de Regeneração, retornando aos erros antigos. Por conta disso, vemos os mais diversos casos de meninices e escândalos nas igrejas pentecostais envolvendo as manifestações de dons.
"E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.", 2 Coríntios 12.7
Aqui, Paulo está declarando que ele corria o risco de ser pego pela vaidade nas coisas espirituais, caso não vigiasse.

SUBSÍDIO I
Professor(a), escreva no quadro as palavras Novo Nascimento. Em seguida mostre que novo nascimento é “conversão, regeneração. Milagre operado no espírito do ser humano através do qual é recriado de conformidade com a imagem divina. É o nascimento de cima para baixo (Jo 3.1-16). É a impregnação da natureza divina à alma humana, unindo-a ao Senhor Jesus num só corpo”. (ANDRADE, Claudionor Correia de. Dicionário Teológico. 13ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2004. p.279).

II. A ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO

1. Uma obra invisível e poderosa. 
A Regeneração é uma obra que acontece no interior do ser humano. Não é algo que se vê com os olhos, mas os seus efeitos logo aparecem na vida da pessoa. Quem realiza essa transformação é o Espírito, que age de forma poderosa no coração do pecador. Ele não força ninguém, mas convence, quebranta e transforma. Não por acaso, Jesus comparou a ação do Espírito ao vento: não dá para ver de onde vem nem para onde vai, mas os seus efeitos são percebidos (Jo 3.8). Assim também é o Novo Nascimento, A mudança é real e visível com o tempo. Essa obra depende da graça de Deus e do mover do Espírito (Tt 3.5). É um milagre silencioso, mas que muda completamente a vida de quem crê. É como a semente que germina debaixo da terra. Ninguém vê o que está acontecendo, mas de repente ela brota e dá fruto. Assim é a Regeneração: uma nova vida começa onde antes havia apenas morte espiritual (Ef 2.1).
[...]

2. O Espírito como agente do Novo Nascimento. 
Ninguém pode nascer espiritualmente sem a ação direta do Espírito Santo. É Ele quem convence o ser humano do pecado (Jo 16.8), ilumina a mente, transforma o coração e gera uma nova vida. O Espírito Santo atua de forma profunda e misteriosa, mas real e eficaz. Ele usa a Palavra de Deus (1Pe 1.23) para tocar o coração, quebrantar o orgulho e produzir arrependimento. A Regeneração não acontece por ritual religioso, tradição ou vontade humana, mas pela vontade de Deus e pelo mover do Espírito (Jo 1.12,13; Tt 3.5). Sem o Espírito Santo, ninguém pode ser regenerado. É Ele quem tira o coração de pedra e dá um coração sensível à voz de Deus (Ez 36.26,27). Ele inicia a nova vida e continua agindo para formar o caráter de Cristo em nós. O Espírito Santo molda o nosso coração com sua Palavra e poder, até que sejamos parecidos com Cristo.
O Espírito Santo age no coração de cada crente, no entanto, Ele não fará nada que a pessoa não queira, esse é o princípio do livre arbítrio, por isso, existe a santificação, onde nós nos esforçamos para se separar do mundo e assim se aproximar de Deus. Por isso, cada crente que quer ser regenerado deve se esforçar:
"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.", Lucas 9.23
Algo interessante que podemos acrescentar neste subtópico, é sobre o último comentário que diz: "até que sejamos parecidos com Cristo." O objetivo da Regeneração é nos preparar para se encontrar com Deus, e assim como os discípulos eram facilmente confundidos com Jesus, nós também precisamos chegar a esse nível de ser confundidos com Cristo, pelas atitudes, linguajar, propósitos e ações.

3. Uma obra exclusiva da graça. 
A Regeneração é o ponto de partida da nova vida com Deus, mas não é resultado de esforço humano. É uma obra totalmente embasada na graça de Deus, realizada pelo Espírito Santo. A Bíblia é clara ao dizer que fomos salvos “não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tt 3.5). É o Espírito quem inicia essa nova vida e continua operando no coração do crente. Somos regenerados por meio da Palavra viva e da ação do Espírito. Essa é a marca da graça: Deus faz por nós o que nunca poderíamos fazer por nós mesmos. Por isso, a caminhada cristã não é um fardo, mas uma resposta amorosa àquilo que Deus já fez em nós por meio do seu Espírito. É como alguém que recebeu um presente valioso sem merecer. Tudo o que essa pessoa pode fazer é cuidar bem desse presente e viver em gratidão. Assim é a nova vida: um presente da graça, que recebemos pela fé.
Pelos pecados que já cometemos e pela rejeição ao Reino de Deus, que outrora já demonstramos em nossa vida, não merecíamos, de forma nenhuma, a Regeneração da parte do Espírito do Senhor. Essa é a ótica humana, no entanto, o Senhor não considera segundo a ótica humana, pois nosso Deus age por amor. Veja um exemplo do agir de Deus na vida de um jovem:
"36 E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
37 E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.
38 Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.", Atos 15.36-38
Pela ótica humana de Paulo, o jovem João Marcos não poderia ir com eles na missão porque abandonou aquela obra e assim não merecia uma nova chance, e a partir daí eles se separaram e cada um foi para o seu lado. Não podemos condenar Paulo, pois muitos de nós faríamos a mesma coisa. Mas o Senhor não julga como o homem julga, e veja o que Deus fez:
"Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.", 2 Timóteo 4.11
Deus exaltou João Marcos que se tornou um grande nome na Igreja, sendo auxiliar de Pedro e escritor do Evangelho que leva o seu nome.

SUBSÍDIO II
[...]

III. O ESPÍRITO HABITA O CRENTE E OPERA A SANTIFICAÇÃO

1. Habitação do Espírito. 
A Bíblia ensina que o corpo do crente é templo do Espírito Santo (1Co 6.19). Isso significa que, com a Regeneração, o Espírito passa a viver no interior da pessoa, tornando-se seu Consolador, Mestre e Guia. A presença do Espírito é um selo da salvação (Ef 1.13) e uma garantia de que pertencemos a Deus. E é justamente essa presença constante que dá início ao processo de santificação, pois sem o Espírito, ninguém pode viver uma vida separada para Deus.
O Espírito Santo não opera uma santificação à distância, Ele só trabalha se estiver habitando o ser humano. Ninguém reforma uma casa estando longe, quem trabalha na reforma precisa estar presente, é assim que trabalha o Espírito Santo em nós. 

2. O processo contínuo da Santificação. 
Santificação é o processo pelo qual o crente vai sendo separado do pecado e se aproximando de Deus. É uma condição espiritual que recebemos com a salvação (Santificação Posicional) e, ao mesmo tempo, uma caminhada diária, que dura por toda a vida cristã (Santificação Progressiva). O Espírito Santo é quem nos fortalece nessa jornada, ajudando-nos a dizer “não” à carne e “sim” à vontade de Deus (Gl 5.16-25). Ele nos convence do pecado, nos direciona à verdade e gera em nós o desejo de agradar a Deus em tudo. À medida que respondemos à atuação do Espírito, começamos a produzir o seu fruto e a refletir o caráter de Cristo. A Santificação é o sinal de que a Regeneração realmente aconteceu e continua se desenvolvendo.
Em resumo, temos duas formas de santificação, uma posicional, que nos coloca na posição de santos de Deus, podemos ver essa santificação no Novo Testamento:
"12 Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
13 Todos os santos vos saúdam.", 2 Coríntios 13.12,13
Esses, que Paulo identifica como "todos os santos", são os irmãos da cidade de onde Paulo estava escrevendo aos coríntios. São os santos posicionais, sendo assim, todos nós somos santos, pois temos a santificação posicional, mesmo sendo pecadores.
E a outra forma de santificação é a progressiva, que nos separa diariamente do mundo. Na santificação progressiva depende muito da nossa vontade, ou seja, para se santificar nós temos que buscar ao Senhor, vigiar e dizer não ao mundo:
"Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,", Tito 2.12

3. A Santificação como evidência da obra da salvação. 
A presença do Espírito Santo não é apenas uma promessa espiritual — ela produz resultados visíveis na vida do crente. Um verdadeiro regenerado não vive mais como antes: ele passa a buscar a santidade, a rejeitar o pecado e a se dedicar com sinceridade a Deus. A Santificação é um processo, mas também é uma evidência clara de que a salvação é real. Somos transformados de dentro para fora, e moldados à imagem de Cristo por meio do Espírito que nos guia em direção a uma vida que agrada a Deus. Quando alguém vive de modo santo, é sinal de que o Espírito está operando de forma ativa e constante em seu coração. Quais mudanças práticas nossa vida tem revelado como resultado da presença do Espírito Santo em nós?
Alguns discutem sobre qual seria a evidência do batismo com o Espírito Santo, pois muitos contestam que seja o falar em línguas, embora esse debate seja importante, o mais importante é cada crente saber qual é a evidência de que o Espírito Santo habita o seu interior. E neste subtópico afirma que a evidência é o viver santo, mas na Palavra de Deus mostra também que, a manifestação do fruto do Espírito é a evidência do habitar do Espírito. Então temos dois tipos de evidências:
1. Nos sentimentos - manifestação das qualidades do fruto do Espírito; e
2. Nas ações - atitudes práticas que demonstram que a pessoa teve uma mudança de caráter.

SUBSÍDIO III
[...]

CONCLUSÃO
A Regeneração é o ponto de partida da vida cristã. É uma obra invisível e poderosa que o Espírito Santo realiza no coração do pecador, transformando-o em uma nova criatura. Como vimos, esse Novo Nascimento não é fruto de esforço humano, mas uma expressão da graça de Deus. O Espírito Santo não apenas inicia essa transformação — Ele também passa a habitar no crente e conduz um processo contínuo de Santificação. A presença do Espírito é real, constante e prática: Ele nos convence, nos guia, fortalece e forma em nós o caráter de Cristo. A pergunta que fica é: estamos permitindo que o Espírito complete a obra que Ele começou em nós?
Professor(a), após essa conclusão, se desejar siga estas instruções:
- revise, com a classe, os pontos e ideias mais importantes comentados;
- elabore e faça as perguntas se houver tempo;
- convide os alunos para a próxima aula falando da próxima lição, mencionando algo interessante que vai ser tratado.

ESTANTE DO PROFESSOR
WALLE, Bernie A. Van de. Santidade: Uma introdução teológica. Rio de Janeiro: CPAD.

HORA DA REVISÃO
1. O que é a Regeneração e do que ela trata?
A Regeneração é o Novo Nascimento. Trata-se de uma transformação interior que o Espírito Santo realiza no coração do pecador, dando a ele uma nova natureza.
2. Qual é o principal exemplo bíblico que ilustra a Regeneração?
O melhor exemplo para explicar o processo de Regeneração está no diálogo entre Jesus e Nicodemos, em João 3.
3. O que o Espírito Santo realiza que o torna o agente da Regeneração?
Age de forma poderosa no coração do pecador.
4. Em que está embasada a obra da Regeneração e por quem é realizada?
É uma obra totalmente embasada na graça de Deus, realizada pelo Espírito Santo.
5. A Santificação é uma evidência clara de quê?
É uma evidência clara de que a salvação é real.

Fonte: Revista CPAD Jovens

Esse material é gratuito, no entanto, se você deseja ajudar esse ministério de ensino, pode fazer doação de qualquer valor para a chave pix 48998079439 - Marcos André
___________________________________ 
Este é um subsídio para professores e alunos, com comentários do pastor Marcos André (em azul) 
Para mais conteúdos de Escola Dominical, acesse o CLUBE DA TEOLOGIA (Blog de estudos). 
Convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp). 
Conheça meu livro “O Maior Milagre de Jesus” Clique aqui.
Conheça meu livro “Livro das Obras Contexto” Clique aqui.
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.