quarta-feira, 23 de novembro de 2011

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - O Fundo da Agulha

Considere esse versículo:
"É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus." LC 18.25

ANÁLISE

  Em primeira mão o leitor vai interpretar esse versículo imaginando um camelo literalmente e uma agulha de costura, e dessa forma consideraríamos que é impossível aos ricos entrarem no reino de Deus, mas vejamos algumas suposições para interpretação dessa passagem: 

1ª - A palavra camelo deve ser considerada literalmente, mas o fundo da agulha era uma pequena porta ao lado da porta principal de Jerusalém, pela qual um camelo passaria, após tirar-lhe a carga e, mesmo assim ajoelhado e aos empurrões.

  Essa afirmação ressalta uma certa possibilidade do rico entrar no Reino dos Céus, ela se tornou muito popular e aceita por muitos teólogos, principalmente por satisfazer o aspecto tipológico do contexto. Pois o camelo só passaria na pequena porta após desfazer-se da carga e de joelhos, assim também o rico deveria se desfazer do apego as riquezas e se humilhar tal qual o camelo de joelhos.
  Porém a presente suposição tem perdido força pois ela originou-se nos séculos depois dos dias de Cristo, pois não há qualquer registro da tal entrada lateral do muro de Jerusalem na época de Jesus. Não há portanto nenhum fundamento para tal explicação, embora ela possa parecer plausível.

2ª - Houve uma substituição da palavra grega – kámilos – corda, para kámelos – o animal. O fundo da agulha considerar-se-ia literalmente.
  
  Essa é uma suposição de que Jesus tivesse se referido a corda e não ao animal, dessa forma haveria uma remota possibilidade do rico adentrar ao Reino de Deus, pois uma corda bem desfiada passaria passaria pelo fundo da agulha, porém existem poucos manuscritos com essa troca e nos manuscritos mais antigos   não há referência a esse suposto erro. Para Henry Alford em An Exegetical and Critical Commentary, vol. l, pág. 197 a substituição das palavras gregas kamilos para kámelos parece ter sido inventada para fugir da dificuldade de interpretação do texto.

3ª - Jesus teria usado uma hipérbole, figura de linguagem que se caracteriza pelo exagero, com o objetivo de despertar a atenção dos ouvintes, para melhor fixar o fato na memória, assim como ele procede em Mt 23.24 "Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo." 

Essa suposição é a mais coerente e defensável, pois os comentaristas nos informam que Jesus se valeu de uma ilustração, que já existia em forma de provérbio no seu tempo, como prova o Talmud. Em Babilônia, nesta mesma época, havia uma frase idêntica, apenas com a seguinte variante: "É mais fácil um elefante passar pelo fundo de uma agulha."
  
CONCLUSÃO

  A 3ª suposição é a única a ser defendida, pois o uso de dessa ilustração não apresenta total impossibilidade do rico ser salvo, como sabemos por consenso geral da Bíblia, que ser rico não é pecado e sim o amor ao dinheiro 1 Tm 6.10, o apego as coisas materiais e a idolatria. E também muitos ricos foram exemplos nos tempos do Antigo Testamento, como Jó e Abraão. Logo não podemos admitir a impossibilidade de um rico ser salvo e sim uma grande dificuldade.

Marcos André - Professor

37 comentários:

  1. Caro irmão a paz do senhor, amei esse seu comentario a repeito deste texto. Já ouvi muitas pregações sobre este vesiculo, mas nenhuas delas me impactaram tanto como este seu comentario. Eu fico com a tese 3ª, pois eu tambem acho a mas coerente. até mesmo pela sua didatica. Qeu Deus continue te abençoando. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz amado, obrigado por relembrar esse artigo muito interessante,estava relendo e relembrando, realmente a 3ª tese é a melhor, mas as outras são ainda muito usadas nas pregações, que ficam muito belas. Estou tentando fazer a hermeneutica ficar bela também.

      Paz seja contigo.

      Excluir
  2. Caro irmão.Sugiro que o irmão faça uma pesquisa mais acurada sobre a interpretação dessa passagem, e aqui vai uma sugestão: O livro de Gordon D. Fee e Douglas Stuart "Entendes o que Lês?", pois freqüentemente se diz que havia uma porta em Jerusalém chamada o "Fundo da Agulha," pela qual os camelos somente poderiam atravessar de joelhos, e com grande dificuldade. A lição desta "interpretação" é que um camelo poderia realmente passar pelo "Fundo da Agulha." O problema desta "exegese," no entanto, é que simplesmente não é verdadeira. Nunca houve semelhante porta em Jerusalém, em qualquer período da sua história. A primeira "evidência" que se conhece em prol de tal idéia é achada no século XI d.C. (!), num comentário de um eclesiástico grego chamado Teofilacto, que tinha a mesma dificuldade com o texto que nós temos. Afinal das contas, é impossível para um camelo passar pelo fundo de uma agulha, e era exatamente o que Jesus queria ensinar. É impossível para alguém que confia nas riquezas entrar no Reino. É necessário um milagre para uma pessoa rica receber a salvação, o que é certamente a lição das palavras que se seguem: "Para Deus tudo é possível."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr Edmar, Obrigado pelo teu acréscimo a este comentário, realmente foi de grande importância. Paz.

      Excluir
    2. Pr. Edmar gostaria que comentasse sobre a continuação da conversa entre Jesus e seus discípulos pois eles perguntam como poderá o homem se salvar? Porque, principalmente naquele tempo, a minoria mesmo que era rica. Então, porque os discípulos lhe perguntam como poderá o homem se salvar se, eles e nem a maioria das pessoas eram ricas? Eles entenderam como se isso, se aplicassem a todos mas, como sabemos, eles nao eram ricos.

      Excluir
  3. a exegese do espirito santo é a maior interpretação k se possa confiar. examinai as escrituras e assim sendo podereis ter uma resposta mais fidediguina.

    ResponderExcluir
  4. Amado Professor MARCOS, Não me parece correto que seja agulha de coser. Rico pode ser salvo, sem abrir mão de sua riqueza? Sim. É difícil, mas não é impossível. Da mesma forma é difícil, mas não é impossível um camelo passar numa porta pequena. Impossível é um camelo passar numa agulha de coser. Logo, esta última figura, agulha de coser, não se aplica ao texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido pastor, se o for considerado literalmente, aí realmente não terá cabimento, mas a proposta da 3ª suposição é de que Jesus estivesse usando a hipérbole, a linguagem do exagero, coisa que Jesus fazia normalmente. Você já viu alguém mandar uma montanha se transportar pela fé e se jogar no mar? Ou já viu alguém engolir um camelo conforme Mt 23.24? Jesus usava figuras de linguagem. Como eu disse no texto, interpretando pela figura hipérbole não ficará impossível de um rico entrar no Reino de Deus. E se por acaso você tiver algum sobrando aí, doa para o CLUBE DA TEOLOGIA kkkkkk (brincadeirinha)
      Graça e Paz.

      Excluir
  5. A PORTA É ESTREITA,DEVEMOS NOS DESPOJAR DE MUITAS BAGAGENS,E NOS HUMILHAR,DIANTE DELE ,A CADA MOMENTO E PEDIR A SUA MISERICÓRDIA,
    ASSIM COMO O CAMELO TINHA QUE SE ABAIXAR PARA PASSAR PELA PORTA,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa tua análise dá uma excelente pregação!

      Existe uma grande sede da Palavra atualmente e você tem um cântaro nas mãos e uma fonte que desce sobre tua mente. Entende isso? Medite.

      Paz.

      Excluir
    2. O que é ter um cântaro nas mãos ? me lembrou de Gideão ...

      Excluir
    3. Eu me refiro a capacidade de armazenar água e conduzir para outros, pois tem uma fonte de conhecimento que é a palavra de Deus, mas as pessoas pegam somente o suficiente para si, e o irmão Evandro tem esse cântaro para levar desse conhecimento à muitas pessoas. Isso é lindo.
      E vê se você coloca teu nome no comentário, por favor!
      Paz.

      Excluir
    4. Entendi, rios de águas vivas fluirão em nossa interior se crermos n'Ele..

      ■ Roger Aroeira

      Excluir
  6. Muito Boa a sua 1° Análise.
    "A palavra camelo deve ser considerada literalmente, mas o fundo da agulha era uma pequena porta ao lado da porta principal de Jerusalém, pela qual um camelo passaria, após tirar-lhe a carga e, mesmo assim ajoelhado e aos empurrões."

    ResponderExcluir
  7. Senhores, porque sempre tentamos criar elementos para explicar o que já está explicito. Está claro que Jesus falou de riqueza se referindo à soberba que se apossa do ego daqueles que fazem de seus bens o seu grande tesouro e passam a confiar somente naquilo que possuem, Jesus menciona isso no Versículo anterior ao que esta em questão: Marcos 10:24 "Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!". O camelo seria mesmo o animal e a agulha o objeto de coser, a questão aqui é que Jesus não se referia a todos que possuem riquezas e sim àqueles que são dominados pela soberba de achar que o maior tesouro de uma pessoa é aquilo que ela possui, como aquele moço que o texto menciona.

    Paz.

    ResponderExcluir
  8. Fico com o comentário em que as pessoas que confiam mais nas riquezas seja impossível herdar algo espiritual, como a salvação, pois assim como o jovem não quiz abrir mão do conforto da fé do que via para o que se não vê, o invisível claro, como poderá ele herda algo que não acredita, os tesouros escondidos em Cristo. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o que Jesus disse: "Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!" Mc 10.24, Ele disse "quão difícil" e não impossível, como o irmão afirma. Entendo que é difícil, mas não impossível aos que confiam nas riquezas, eles precisam confiar em Deus acima de tudo.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria que por favor o irmão revisse a citação do versículo que não é Mt 10.25 e sim Lc 18.25, Deus continue te abençoando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu irmão Daniel, já corrigi, não conta pra ninguém que tava errado rsrsrs.
      Obrigado pela colaboração. Paz.

      Excluir
  11. Pela extensão da tua sabedoria no teu comércio aumentaste as tuas riquezas; e eleva-se o teu coração por causa das tuas riquezas
    Ezequiel 28:5
    O reino de DEUS não vem com aparência exterior
    e disse ao povo:Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça;porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui Lucas 12:15
    Marcos 10:23-25 “Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.”

    Mateus 6:24 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” 1 Timóteo 6:9 “Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição.”

    1 Timóteo 6:10 “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” Mateus 6:21 “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração a única riqueza aprovada por DEUS é aquela que é usada para fazer justiça vc é rico ? e as pessoas ao seu redor ? que tal ajudar ao pòrximo liberando uma graninha difícil né ! ta ajuntando tesouro na terra ?claro que os ricos querem ir para o céu e quem não quer
    Mas tem que ter amor ao próximo e a lei tem que estar no coração .PRATIQUE O AMOR AJUDE AO PRÓXIMO. DE ONDE VEM ESSA GRANA AI ?TA COM MEDO DE GASTA ?VC TEM UM JUMENTINHO ? E A SUA COROA É DE ESPINHO?JÁ LAVOU OS PÉS DOS SEUS DISSIPULOS?ERA ISSO QUE VC REALMENTE QUERIA: DINHEIRO,CARRO E MULHER?>>>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava interessante, até chegar no final e vê que você não assina o comentário. Não deve haver anônimos no Reino de Deus.
      Pense nisso.
      Paz.

      Excluir
  12. MT 6-1-4 Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu. Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á.”
    Mateus 6:5-6
    5 E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSA FOI BOA PRO "BOM SAMARITANO" QUE QUER VIAJAR DE JUMENTO EM PLENO SÉCULO XXI E REPETIR O SACRIFÍCIO VICÁRIO E SUFICIENTE DE JESUS!

      Excluir
  13. Professor Marcos André, parabéns! De grande valia seus conhecimentos/ensinamentos. Às vezes, um pregador da Palavra Divina deixa a desejar... Ele deve pensar que nós já sabemos tudo sobre a Biblia e viaja por outras veredas... Muita Luz, Ione

    ResponderExcluir
  14. nnao devemos atentar se naquela epoca ja tinha estas portas ou as portas vieram depois JESUS E DEUS ELE e onisciente quem nos entendimento da palavra e o ESPITO SANTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa palavra, mas quem é você? Deixa o teu nome aí vaso!

      Abraços.

      Excluir
    2. PAZ amado pastor sempre tive dificuldade em entender esta passagem ate quando escutei uma pregação onde ele mencionou sobre esta porta confesso q fiquei muito feliz porque tem grande fundamento .Embora não tenha muita intimidade com o computador vim pesquisar sobre o assunto e ai descobri q tinha divergências humana,minha alma entristeceu mas meu amigo ESPIRITO SANTO me lembrou que a PALAVRA DE DEUS e fonte de água viva e se renova a cada dia tudo que esta escrito valeu,vale e valera para sempre .Ah me desculpe pelos erros de português meu nome é WAGNER parabéns pelo lindo e importante trabalho q DEUS continue lhe dando sabedoria para continuar nos ensinado e esclarecendo nossas duvidas fique com DEUS.

      Excluir
    3. Amém irmão Wagner, obrigado pelo apoio e consideração, espero corresponder a todo esse carinho que vocês tem me dispensado. Infelizmente muitos pregadores pregam só para os crentes e se esquecem dos não crentes que as vezes visitam as congregações.

      Grande abraço meu irmão.

      Excluir
    4. Embora todas explicações nos traga experiências, acho que o exagero seja o termo na definição de sentido fala de Cristo. Mais com tudo isso podemos concluir que exagero ou passagem pequena nos levam ha uma única conclusão.

      Excluir
    5. Acho que podemos concluir que é muito difícil um rico entrar no reino de Deus, mas não é impossível.

      Paz de Jesus meu amado.

      Excluir
  15. SE JA QUE E UMA PORTA PORQUE UMA AGULHA NORMAL !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não entendi muito bem a sua dúvida Pb Fábio, desculpe não poder responder. Me diga a qual suposição você está se referindo.

      Excluir
  16. Interessantes todos os comentários, mas precisamos nos atentar sempre para a palavra em si e a mensagem que realmente Jesus quis passar, isso trata-se de hermenêutica e na hermenêutica existe a Eisegese (dar um sentido ao texto que ele não tem)e que muitos exploram para dar o seu próprio sentido ao texto, muitas vezes levando aqueles que estão ouvindo a uma heresia. Desde que a interpretação não leve para um lado que não tem o mesmo sentido daquilo que as Escrituras quiseram realmente passar, tudo bem, pois a própria palavra diz que "ai daqueles que mudarem ou acrescentarem algo nela".
    Deus seja louvado por sua palavra em sua real essência!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade as divagações sobre a passagem em questão não acrescentam tanto do ponto de vista hermenêutico, apenas devocional, pois o próprio Jesus já havia falado o que ele queria dizer: "Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!"
      Marcos 10:23
      Os debates teológicos apenas se preocupam em entender porque Jesus usou essa expressão.

      Obrigado irmão Jeferson por esse comentário, Deus abençoe a todos.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.