sexta-feira, 10 de maio de 2019

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Nem o Filho sabe a hora em que virá na Segunda Vinda?



Consideremos o texto a seguir:

"Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai." Mc 13.32 

Uma pergunta sempre abala os estudantes de teologia é: 
"Se Jesus é o Filho de Deus e se Ele é Deus, então por que Ele afirma que nem o Filho sabe a hora em que virá o Senhor à terra?"

Qualquer tentativa de se afirmar que Jesus não sabe a hora em que ocorrerá os eventos acerca do fim implica em contestar a Sua divindade, pois sendo Ele Deus, então é onisciente (Conhece todas as coisas), então como não saberia de fatos tão importantes que estão para acontecer.

Na verdade a pergunta é até simples de responder, mas para isso precisamos conhecer essa informação:

"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." Fp 2.5-8

Aqui se afirma que Jesus deixou a Sua glória como Deus e se fez como nós a fim de passar pela humilhação da cruz. Mas para ser como nós Ele precisou abrir mão da glória e majestade divina pela qual é caracterizado como Deus, seus atributos que o definem como tal.
Os principais são: onipotência, onipresença e onisciência, esses atributos foram deixados pelo Filho do Homem para que se parecesse conosco, veja:

a. Ele deixou a onipotência, pois sendo protegido por anjos e conduzido pelo Espírito Santo, viveu entre nós e sofria cansaço, fome, sede e até angústia.

b. Ele deixou a onipresença, porque ao nascer como homem Ele precisou estar em um único lugar e não em todos os lugares como é o Pai.

c. E deixou também a Sua onisciência, onde se afirma que o Todo-Poderoso conhece todas as coisas, mas Jesus enquanto esteve aqui, o Espírito Santo era quem o revelava e como Ele tinha intimidade com o Espírito pela Sua vida de oração, isso nunca foi um problema.

Dessa forma, quando Jesus afirma que nem o Filho sabe, Ele falou do presente, naquele exato momento Ele, o Filho do Homem não sabia, mas ao ter Seu corpo glorificado, então Ele passou a saber.

Na verdade Jesus só falou dessa forma com os discípulos com o intuito de ordenar o que fez em seguida:

"Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.", Mc 13.33

Pr Marcos André



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.