quarta-feira, 1 de julho de 2020

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - De próprio punho



Considere essa passagem bíblica:

"E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta.
Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi; eu o pagarei, para te não dizer que ainda mesmo a ti próprio a mim te deves." Filemom 1.18,19

A carta a Filemom é de uma riqueza literária impressionante, destaco essa parte para uma interpretação e em especial a parte sublinhada.

Paulo escreve para Filemom em favor de Onésimo, o escravo fugitivo, interessante que Paulo usa a expressão: "de minha própria mão o escrevi", significa que somente essa parte da carta foi escrita literalmente por Paulo, pois ele sempre utilizava um "amanuense", alguém que escrevia para Paulo enquanto ele ditava, provavelmente esse amanuense foi Tércio de Icônio (Rm 16.22), porém o apóstolo faz uma promessa a Filemom, de que se caso o escravo Onésimo tivesse causado algum prejuízo material quando fugiu da casa de Filemom, o próprio apóstolo pagaria a dívida.

Para comprovar essa promessa, Paulo dispensa o amanuense nesse momento, toma a pena e escreve de próprio punho a afirmação de que pagaria. Depois essa carta foi compilada assim como as demais e jamais pôde ser visto a diferença da caligrafia de Tércio e do apóstolo Paulo nessa parte. Caso fosse encontrado o original da carta a Filemom, com certeza estaria lá a escrita com uma letra e essa parte com outra letra, ou seja, a caligrafia de Paulo.

Outra afirmação curiosa é o que Paulo fala em seguida: "para te não dizer que ainda mesmo a ti próprio a mim te deves", ao que parece aqui o apóstolo está lembrando a Filemom que ele também foi ganho para Cristo pela mesma pregação e pelo mesmo pregador, ou seja, o próprio apóstolo. É como se Paulo afirmasse que não quer lembrar, mas já lembrando, de que Filemom deve usar para com Onésimo, da mesma misericórdia que foi usada com ele, ao ser alcançado por Cristo.

Concluindo: "Nesta carta Paulo faz por Onésimo o que Cristo fez pela Igreja." Não é uma frase minha, mas poderia ser.

Pr Marcos André - Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.