terça-feira, 31 de outubro de 2023

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 6 / 4º Trim 2023

CORRESPONDÊNCIAS PAULINAS

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TEXTO DE REFERÊNCIA: At 18.1-4

 LEITURA SEMANAL

 Seg I Cl 4.16 As Epístolas eram o meio pelo qual Paulo se comunicava com as Igrejas.

Ter I Rm 16.22 Paulo ditava e outras pessoas redigiam algumas de suas Epístolas.

Qua I 2Ts 3.17 Paulo tinha o costume de assinar suas Epístolas.

Qui I Ts 3.1,2 Paulo envia Timóteo a Tessalônica para relatar como se encontrava a Igreja.

Sex I Ts 5.2 Paulo explica sobre o Dia do Senhor.

Sab I 2Ts 2.3 Fatos que antecedem a Vinda do Senhor.

 VERSÍCULO DO DIA

"Lembrando-nos, sem cessar, da Obra da vossa fé, do trabalho da caridade e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus", 1Ts 1.3,4.

 VERDADE APLICADA

As Cartas Paulinas contribuíram para o discipulado cristão, formando discípulos para a Seara, que aguardam com alegria a volta de Cristo.

 OBJETIVOS DA LIÇÃO

Procurar elucidar a importância das Epístolas para exortar e doutrinar as Igrejas recém-estabelecidas;

Explicar as principais características da Primeira Carta aos Tessalonicenses;

Esclarecer as principais características da Segunda Carta aos Tessalonicenses.

INTRODUÇÃO

Dos 27 livros do NT, 13 são do Apóstolo Paulo. Estas Cartas ou Epístolas tinham o propósito de ensinar, corrigir e exortar as primeiras Igrejas. Apesar de todas as dificuldades de locomoção, comunicação e perseguição, Paulo cuidava com carinho e amor daquelas pessoas que Deus tinha confiado a ele.

 Ponto Chave 

"É em Corinto que Paulo vai escrever as Cartas aos Tessalonicenses elucidando sobre a Volta de Cristo."

 1 - COMUNICAÇÃO NO MUNDO ANTIGO

No Mundo Antigo a comunicação era muito precária, diferentemente de hoje, onde temos os telefones celulares e a internet, na Antiguidade a melhor e mais rápida forma de se comunicar era através de correspondências.

 1.1. Paulo em Corinto

Após os eventos em Tessalônica e Bereia, Paulo partiu para Atenas e de lá pata corinto (At 18.1). Ele enviou Timóteo para exortar a Igreja em Tessalônica (1Ts 3.2), e recebeu um relatório animador (1Ts 3.6). Portanto, é em Corinto que Paulo escreve aos Tessalonicenses, em resposta ao relatório de Timóteo. A Carta foi escrita aproximadamente entre 50 a 51 d.C., sendo assim um dos escritos mais antigo do NT (HOLMAN, 2018). O ministério do Apóstolo em Corinto foi frutuoso (At 18.1-3), pregou continuamente o Evangelho (At 18.4-5), muitos foram salvos, até mesmo o líder da sinagoga, Crispo (At 18.7-8) e foi consolado por Deus por meio de uma visão (At 18. 9-11).

 1.2.  Confecção dos primeiros escritos do Novo Testamento

As Cartas de Paulo são os primeiros escritos do NT. Entretanto, os estudiosos não são unânimes de qual é a Carta mais antiga, 1 Tessalonicenses ou Gálatas, mas a maioria concorda que Paulo é considerado o primeiro autor cristão a escrever. Algumas das Cartas Paulinas não foram escritas pela pena do Apóstolo, mas o mesmo utilizou de amanuenses, que eram escribas que escreviam enquanto alguém ditava, a Carta aos Romanos foi ditada por Paulo e escrita por Tércio (Rm 16.22). As Epístolas Paulinas são compostas de elucidações, exortações e ensinos doutrinários da fé cristã, elas estão organizadas da seguinte maneira: de maior calibre, Romanos, para a menor, Filemom.

 Refletindo

"Uma fé pequena leva as almas até o céu, mas uma grande fé traz o céu até as almas".

C.H. Spurglon

 2 - PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES

O tema em destaque em 1 Tessalonicenses é a Segunda Vinda de Cristo, assim, com o discurso de Jesus no Monte das Oliveiras e com o Apocalipse compõem-se os três principais blocos proféticos do NT.

 2.1. A Volta do Senhor

O Apóstolo ensina sobre a Vinda do Senhor (1Ts 4.16,17), um dos eventos que acompanhará a Volta de Cristo é o arrebatamento da Igreja. A Volta de Cristo deve ser almejada e aguardada por todos os crentes, Paulo termina afirmando que essa mensagem é de consolação e não de pânico ou pavor (1Ts 4.18). É curiosa a forma de como apresentamos a mensagem da Volta de Cristo, muitos utilizam do discurso do medo e do pânico para incentivar uma vida de obediência a Deus, mas deveria ser o contrário, o discurso deveria ser de conforto, pois em Cristo, não devemos nada temer, pois o amor lança fora todo medo (1Jo 4.18).

2.2. A ressurreição dos mortos

O grande evento que vai anteceder o arrebatamento da Igreja será a ressurreição dos mortos (1Ts 4.16,17). Aprendemos que os cristãos que morreram em Cristo terão participação total em Sua Segunda Vinda, pois estes ressuscitarão primeiro. A ressurreição de Cristo é para o crente a base de toda a sua fé e esperança, pois assim como Jesus ressuscitou, nós ressuscitaremos também (ICo 15.12-17). Essa é a grande esperança cristã, Cristo venceu a morte, e nEle nós também vencemos. Portanto, a última Palavra de Deus para o homem não é a finitude, mas sim, a vida através da ressurreição de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo Aleluia!

 3 - SEGUNDA CARTA AOS TESSALONICENSES

Continuando seus esclarecimentos sobre a Volta do Senhor, Paulo continua a ensinar e exortar aos Tessalonicenses sobre como viver a vida cristã. Provavelmente, Paulo escreveu esta Carta também em Corinto, pois a menção a Silvano e Timóteo na saudação corrobora com tal conclusão (2Ts 1.1).

 O Dia do Senhor é um assunto que per- passa o AT, em especial, os Profetas (Am 5.18). Ele é caracterizado como um evento de juízo contra os ímpios, mas também é um evento de salvação para o povo de Deus. Todavia, Paulo utiliza este termo e contextualiza de acordo com a mensagem cristã, pois, enquanto que o Dia do Senhor no AT estava ligado a nação de Israel, agora, no NT, a Igreja é o objeto de salvação de Deus em Cristo (2Ts 2.2). O grande Dia do Senhor faz referência, por tanto, a Volta de Cristo, pois será na ressurreição dos mortos e no arrebatamento da Igreja a salvação do justo, e através da

 3.1. O Dia do Senhor

O Dia do Senhor é um assunto que perpassa o AT, em especial, os Profetas (Am 5.18). Ele é caracterizado como um evento de juízo contra os ímpios, mas também é um evento de salvação para o povo de Deus. Todavia, Paulo utiliza este termo e contextualiza de acordo com a mensagem cristã, pois, enquanto que o Dia do Senhor no AT estava ligado a nação de Israel, agora, no NT, a Igreja é o objeto de salvação de Deus em Cristo (2Ts 2.2). O grande Dia do Senhor faz referência, portanto, a Volta de Cristo, pois será na ressurreição dos mortos e no arrebatamento da Igreja a salvação do justo, e através da Tribulação e do julgamento das Nações, o juízo de Deus sobre os ímpios.

 3.2. O tempo da Volta de Cristo

Não obstante, Paulo admoesta os Tessalonicenses sobre o tempo em que Cristo voltará. Alguns eventos precederão o Dia do Senhor, a Volta de Cristo. Ele portanto, cita a apostasia que há de vir sobre o mundo e a manifestação do filho da perdição, uma citação direta ao anticristo (2Ts 2.3). Outrossim, não devemos achar que os eventos se encontram distantes de nós no século XXI, pois já podemos observar a apostasia no fenômeno do pós-cristianismo que assola a Europa. Sobre o anticristo, João afirma que o espírito do anticristo já se faz presente no mundo (1Jo 4.3).

 SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR

O vocábulo utilizado para se referir a Volta de Cristo é denominado de "parousia" (1Ts 2.1,8-9). Dentre as traduções possíveis do termo ela pode ser interpretada pela presença ou pela chegada de pessoas ou coisas. O termo era utilizado para a chegada de um rei, pois para a visita era necessário uma preparação a fim de presenteá-lo, pois o monarca exige o melhor. Com sua chegada iniciava um novo calendário, significando o início de um novo tempo. Também eram cunhadas novas moedas, mostrando um novo conjunto de valores. O termo também se refere a uma "invasão", descrevendo a entrada de um novo poder conquistador e por fim, descreve a visitação de uma divindade que se faz presente para curar e para corrigir o mal.

Fonte: BARCLAY, William. Palavras Chaves do NT. São Paulo: Vida Nova, 1985. p. 158,159.

CONCLUSÃO

Através de suas Cartas, Paulo discipulava e encorajava os irmãos na fé. Suas mensagens à Igreja de Tessalônica tinha a intenção de encorajar os cristãos a perseverar na fé diante da perseguição, aguardando a segunda volta de Cristo.

COMPLEMENTANDO

No mundo greco-romano as cartas eram missivas particulares, endereçadas a uma pessoa que tinha em média 90 palavras. A maioria das cartas antigas não ocupava mais que uma página de papiro. Todavia, a média das cartas paulinas varia de 335 palavras em Filemom até 7.114 em Romanos. Já as epístolas literárias eram escritos longos que tinham em seu escopo uma espécie de ensaio político ou filosófico, elas não eram endereçadas a uma pessoa, mas sim, a uma assembleia e deveria ser lida em público. Logo, Paulo foi inventor de uma nova forma literária, pois seus escritos possuem características tanto de carta quanto de epístola. Fonte: GUNDRY, Robert H. Panorama do NT. São Paulo: Vida Nova, 2008. p. 426,427

 Eu ensinei que: 

Paulo se comunicava e ensinava as Igrejas que estabelecia através de suas Cartas.

Fonte: Revista Betel Conectar Jovens


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