sábado, 13 de janeiro de 2024

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Lição 1 / Revista nº 72

                                    

Quem São os Profetas Maiores?

 __/___/____


TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Ezequiel 3.1-3,17-21
1- Depois, me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, e fala à casa de Israel.
2- Então, abri a minha boca, e me deu a comer o rolo. 
3- E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então, o comi, e era na minha boca doce como o mel.
17- Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte.
18- Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; não o avisando tu, não falando para avisar o ímpio acerca do seu caminho ímpio, para sal- var a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. 19- Mas, se avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu caminho ímpio, ele morrerá na sua maldade, mas tu livraste a tua alma. 
20- Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; porque, não o avisando tu, no seu pecado morrerá, e suas justiças que praticara não virão em memória, mas o seu sangue da tua mão o requererei. 
21- Mas, avisando tu o justo, para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque foi avisado; e tu livraste a tua alma.

TEXTO ÁUREO
  Porquanto não deram ouvidos às minhas palavras, diz o Senhor, enviando- lhes eu os meus servos, os profetas, madrugando e enviando; mas vos não escutastes, diz o Senhor.
Jeremias 29.19

SUBSIDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO
2ª feira - Jeremias 23.28 
O profeta fala a palavra de Deus
3ª feira -Jeremias 1.5 
Profeta chamado desde o ventre
4ª feira -  Isaías 34.16 
Escritura: a profecia que não falha
5ª feira -  Isaías 44.24-28 
Deus cumpre a palavra dos profetas
6ª feira - Ezequiel 2.7 
Profeta entregue à Palavra de Deus
Sábado - Daniel 9.2-4 
A vida devocional de um profeta

OBJETIVOS
  Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá ser capaz de:
Identificar os Profetas Maiores, suas biografias e a época em que viveram;
Conhecer a autoria, a mensagem e a data de escrita dos livros:
Entender a importância do ministério profético na história de Israel e na história bíblica;
Compreender a atualidade da mensagem dos profetas para a humanidade hodierna.

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
  Meu caro professor, começa hoje mais um trimestre, no qual estudaremos os Profetas Maiores. Os profetas foram homens que receberam de Deus graça para anunciar a Sua Palavra.
  Nesta aula introdutória, focalizaremos a natureza do ministério profético revelado nas Escrituras Sagradas.
  Deixe claro para os seus alunos o sentido das expressões "profetas maiores" e "profetas menores". Não se esqueça de destacar assuntos como: a autoria dos livros; a biografia de seus escritores; o período histórico em que atuaram; e, principalmente, a mensagem recebida - e entregue - pelos profetas.
  Excelente aula!

COMENTÁRIO
Palavra introdutória
  Os profetas foram homens comuns que receberam de Deus uma mensagem específica para a sua geração. Algumas dessas mensagens se cumpriram no passado; outras estão se cumprindo neste tempo; e outras cumprir-se-ão no futuro.   Hebreus 1.1 mostra que a revelação de Deus se dá em dois estágios distintos: primeiro, pelos profetas da Antiga Aliança e, posteriormente, na manifestação de Cristo ao mundo (Jo 1.14).

1.  QUEM SÃO OS PROFETAS
  Deus sempre falou diretamente e ainda fala hoje com a finalidade de instruir, orientar e advertir. Assim ocorreu a Adão, no Éden (Gn 2.16); a Caim (Gn 4.6,9); ao justo Noé (Gn 6.13; 7.1); e aos inúmeros personagens das Escrituras. 
  O primeiro homem chamado por Deus, nas Escrituras Sagradas, de profeta foi o patriarca Abraão (Gn 20.7). Mas, oficialmente, o profetismo tem início em Moisés (Ex 4.15,16; 7.1.2 Os 12.13) e estabeleceu-se com o juiz e profeta Samuel (1 Sm 9.9).
  Os profetas foram homens escolhidos por Deus para se- rem Seus porta-vozes fiéis a um povo rebelde, carente de orientação quanto à Sua vontade, propósitos e planos. Eles deviam proclamar com fidelidade somente a palavra que Jeová Ihes inspirava (Ez 2.7).
  As Escrituras Sagradas apresentam alguns títulos que especificam esta função vocacional, a saber:

1.1. Profetas
  Profeta é uma palavra oriunda do hebraico, Nabi, que vem da raiz Naba (= anunciador e declarador), e ocorre 317 vezes na Bíblia Hebraica (Nm 12.6; Ed 5.1; Mq 2.11). No grego vocábulo é profetes, oriundo dos termos pro (= antes e em favor) + phemi (= falar por outrem, representar, falar em lugar de outro, arauto) (Mt 1.22; Jo 1.21,23).
  Os profetas eram representantes de Deus e intérpretes da mensagem divina (Dn 2.25-45). Eles serviam de elo vital nas revelações e na direção de deus ao Seu povo. Eram intermediários do conhecimento espiritual(Jr 18.18).
  Eles deviam possuir algumas qualidades principais, tais como: (a) capacidade de ouvir atentamente a Palavra de Deus (Is 6.8); (b) habilidade para proclamá-la com precisão e clareza (Jr 2.1,2); e (c) cuidado e foco para ministrá-la com autoridade e poder (Jr 29.10,21).

1.2. Servos
  Como servo do Senhor, os profetas deviam ser obedientes na proclamação da mensagem (Am 3.7). Existem dois princípios básicos relacionados a esta obediência: o primeiro está no cuidado em receber com exatidão a palavra do Senhor (1 Sm 3.10,11). O segundo reside na entrega fidedigna daquilo que se recebe da parte de Deus, sem cortes ou acréscimos de opiniões humanas que divirjam de Sua vontade (Jr 7.1- 13).
______________________________
O anonimato era uma das características marcantes do profeta-servo, afinal quem deve estar em evidência é o Senhor, não o homem. Deus trouxe do Reino de Judá um servo anônimo, que profetizou contra o altar erguido pelo rei Jeroboão em Betel e ainda realizou milagres para a Sua glória (1 Rs 13). João Batista, considerado o profeta dos profetas, proclamou: Convém que ele cresça e que eu diminua (Jo 3.30).
______________________________

1.3. Atalaias
  Ezequiel recebeu de Deus o chamado para ser o Seu atalaia (Ez 3.17). Atalaia, no hebraico, é tsaphar, que corresponde a sentinela. As sentinelas tinham a responsabilidade de observar, guardar e tomar conta de uma propriedade ou cidade para alertar sobre a invasão de animais selvagens em uma plantação; roubo por ladrões e ataque de exércitos inimigos.
  Como sentinelas, os profetas deviam manter-se em constante vigilância para receberem de Deus a mensagem e, com atitude de responsabilidade e urgência, entregá-la ao povo (Ez 33.7-20).

1.4. Homem de Deus
  Homem de Deus é uma das expressões usadas para profetas como Moisés (Dt 33.1), Eliseu (2 Rs 4.9) e Samuel (1Sm 9.6). Eram homens que tinham uma vida totalmente dedicada ão Senhor e possuíam uma mensagem dele para a sua geração.   
  Eram pessoas que compreendiam com clareza a missão recebida, viviam em completa dependência do Altíssimo e, com coragem, anunciavam a Palavra. 
  Esses homens também receberam outros títulos nas Escrituras, tais como: videntes ou visionários (1 Sm 9.9,19; 1 Cr 29.29); mensageiros de Deus (Ag 1.13; Ml 3.1); homens Santos de Deus (2 Pe 1.21); e santos profetas (Lc 1.70).

2. ENTENDENDO PROFETAS MAIORES E MENORES
  A quarta seção do Antigo Testamento é conhecida como Livros Proféticos. Este género da literatura bíblica trata da revelação da vontade de Deus ao seu povo e, não raro, de acontecimentos localizados no futuro. Estão divididos em: Profetas Maiores e Profetas Menores.

2.1. Significado dos termos
  A designação Profetas Maiores e/ou Profetas Menores surgiu na teologia cristã no início do quarto século d.C., com o teólogo latino Agostinho de Hipona em sua obra intitulada "A cidade de Deus". Tal qualificação não diz respeito à importância ou ao tempo de ministério dos arautos, mas ao volume de cada livro. Os livros dos Profetas Menores, juntos, ainda perdem em tamanho para os livros individuais de Isaías, Jeremias e Ezequiel.
2.1.1. Divisão do bloco profético na tradição hebraica
  No Cânon Hebraico, os profetas ocupam a segunda seção conhecida como Nebiim, que está dividida entre: (a) Profetas Anteriores - conhecidos no Talmude como: as narrativas da conquista da terra de Canaã; o estabelecimento da monarquia unida em Saul, com os seus sucessores Davi e Salomão; o reino dividido entre os reinos do Norte e Sul; e a sua decadência moral, social e espiritual, narrados nos livros de Josué, Juízes, Samuel e Reis. (b) Profetas Posteriores - relatam as experiências dos profetas na recepção e entrega da mensagem divina. Temos neste grupo os livros de Isaías, Jeremias, Ezequiel e o livro dos Doze.
  O livro de Daniel encontra-se no terceiro grupo, chamado Ketuvin, ou Hagiográficos (Escritos). O livro das Lamentações faz parte dos Megillôt (Os rolos), lido no aniversário da destruição da cidade de Jerusalém e do Templo em todo nono dia de Av (julho e agosto).

2.2. Os Profetas Maiores
  Existem os profetas canônicos e os não canônicos. 
  Os não canônicos, também conhecidos como "os da palavra", receberam de Deus a graça de profetizar Sua Palavra. Apesar de seus ministérios serem mencionados nas Escrituras, eles não escreveram livros. Profetas como Elias, Eliseu, Gade, Natã, Micaias, Obede e Jaaziel fazem parte deste grupo que, segundo alguns estudiosos bíblicos, pode chegar a 39 profetas.
  Os canônicos, ou profetas da escrita, não apenas entregaram as palavras do Senhor, mas receberam dele autorização para registrar a Sua Palavra, como, por exemplo: Isaías (Is 8.1; 30.8); Jeremias - Deus ordenou que o profeta escreves- se as palavras que Ele tinha falado a Israel, Judá e às nações (Jr 30.1,2; 36.2-4,27-32); e Habacuque, que subiu a uma torre e escreveu as palavras de Deus (Hc 2.1,2).
  Os profetas canónicos escreveram os livros de Isaías (760 a.C.) a Malaquias (367 a.C.). Enquanto os Profetas Menores somam 12 livros começando com Oseias e terminando em Malaquias - os Profetas Maiores somam cinco livros Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel -, escritos por quatro profetas. São quatro profetas com cinco livros, porque a autoria de Lamentações é atribuída a Jeremias.

3. PROFETAS MAIORES, SUA ÉPOCA E MENSAGEM
______________________________
Os profetas foram homens que viveram em uma época específica, enfrentaram crises e experimentaram grandes adversidades, tribulações, sofrimentos e perdas. O entendimento do contexto histórico de cada um deles é fundamental para a compreensão do cerne de suas mensagens.
______________________________

3.1. Isaías, profeta da salvação
  Isaías, o profeta messiânico, chamado por alguns de príncipe dos profetas, é o primeiro livro do bloco chamado Profetas Maiores. Seu nome significa o Senhor é a salvação. O significado do seu nome é emblemático, uma vez que o livro trata especificamente deste tema (a salvação). Foi filho de Amoz (Is 1.1), casado (Is 8.3,4) e pai de dois filhos, que receberam nomes proféticos (Is 7.3; 8.3,4 18).
  Segundo tradições judaicas, Isaías foi primo do rei Uzias, pois seu pai foi irmão do rei Joás. O profeta exerceu seu ministério no Reino de Judá por 60 anos (740-681 a.C.), no período de quatro reis: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. No início do reinado de Manassés, segundo uma tradição extrabíblica, foi morto serrado ao meio.
  A sua época (oitavo século a.C.) ficou conhecida como a era áurea das profecias. Os profetas Miqueias (Judá), Oseias e Amós (Israel) estavam em atividade. 
  É conhecido também como profeta evangélico, porque apresenta a mais abrangente e clara exposição veterotestamentária sobre a pessoa e o ministério terreno de Jesus. De acordo com Russel Shedd, o livro assemelha-se à epístola aos Romanos e serve como compendio das grandes doutrinas da época pré-cristã e de toda teologia bíblica.
  A primeira parte de sua obra denuncia a rebelião de Israel e anuncia a sua condenação (Is 1-39); e a segunda parte apregoa a salvação e consolação para os arrependidos (Is 40-66).

3.2. Jeremias, profeta estabelecido por Deus
  Jeremias significa Jeová estabelece e eleva. Deus o havia estabelecido como cidade fortificada (Jr 1.18,19); entretanto, foi o profeta mais odiado e perseguido de toda a história de Israel.
  Sendo natural de Anatote cidade localizada a aproximadamente 4,5Km de Jerusalém - e filho do sacerdote Hilquias, Jeremias foi chamado para o ministério profético quando tinha 20 anos de idade (Jr 1.2,5) e recebeu instrução do Senhor para não se casar (Jr 16.2-4).
  O profeta exerceu seu ministério por 45 anos - durante a invasão de Nabucodonosor a Jerusalém e a consequente ida de Judá para o cativeiro babilônico (Jr 1.1; 2 Cr 34.14-18). Ficou conhecido como profeta da transição, justamente por ter vivido no período anterior ao exílio babilônico. Teve como contemporâneos os profetas Habacuque e Obadias e, no exílio, os profetas Daniel e Ezequiel.
  Jeremias viveu no período do último grande avivamento de Judá - promovido por Josias - e da decadência moral e espiritual do Reino - promovido por seus sucessores. Sua obra profética pode ser dividida em: repreensão de Judá (Jr 1-25) e juízo e cativeiro (Jz 26-52). 
  Na queda de Jerusalém, foi libertado e permaneceu na cidade em liberdade (Jr 39,40); acabou sendo levado por um grupo de rebeldes para o Egito (Jr 43.1-7). Segundo a tradição judaica morreu assassinado no Egito.

3.3. Ezequiel, profeta da esperança
  O nome Ezequiel significa, no hebraico, Deus fortalece. O filho do sacerdote Buzi, da descendência de Zadoque (Ez 1.3), foi chamado para o ministério profético aos 30 anos idade em que os sacerdotes começavam seus ministérios (Ez 1.1,2; Nm 4.3) - e o exerceu por um período de 22 anos na Babilônia. Deus o chamou para ser atalaia (Ez 3.17-21; 33.1-20) e sinal para a casa de Israel (Ez 24.24). O profeta foi casado e sua esposa morreu no início do cerco babilônico à cidade de Jerusalém (Ez 24.1,15-18).   Ezequiel esteve no segundo grupo de cativos de Judá, de- portado para a Babilônia por Nabucodonosor (2 Rs 24.10-16). Viveu entre os cativos de Judá em uma aldeia judia chamada Tel-Abibe, perto de Nipur, junto ao rio Quebar a 80Km a sudeste da Babilônia (Ez 3.15). Jeremias e Daniel foram seus contemporâneos nas atividades proféticas. Segundo uma tradição judaica, após repreender um judeu por idolatria, foi por ele assassinado.
  É conhecido como profeta audiovisual em razão de suas constantes visões e figuras de linguagem (Ez 4.1-17; 5.1-4,11- 13; 6.11,12). O livro profético de Ezequiel é divido em três fases: antes do exílio (Ez 1-24); durante o exílio (Ez 25-32); e após o exílio (Ez 33-48).

3.4. Daniel, profeta apocalíptico
  Daniel significa Deus é meu juiz. Na corte babilônica de Nabucodonosor, seu nome foi alterado para Beltessazar, que significa Bel proteja sua vida, correspondendo a uma divindade babilônica (Dn 1.7).
  O profeta nasceu em Jerusalém, no auge das reformas lideradas pelo rei Josias e no princípio do ministério do profeta Jeremias, e pertencia a uma família nobre do Reino de Judá. 
  Daniel esteve no primeiro grupo de cativos que foram para a Babilônia em 605 a.C. Os seus contemporâneos no ministério profético foram Jeremias e Ezequiel. 
  Foi um homem de oração e estudioso das Escrituras (Dn 6.10,11; 9.2,3). Possuía nobreza de caráter, tendo sido exaltado pelo próprio Deus (Ez 14. 14,20).

CONCLUSÃO
  Deus manifestou o Seu amor pela nação de Israel, ao levantar homens com uma mensagem de advertência contra o pecado e com um convite para o arrependimento.
  A graça divina foi revelada por meio dos lábios de Isaías: o Senhor prometeu proteção e livramento à cidade de Jerusalém do poderio dos exércitos assírios e cumpriu Sua promessa (Is 37). Em meio aos pecados morais, sociais, políticos e espirituais do Reino de Judá, levantou Jeremias, que apontou o arrependimento como a única saída para evitar o cativeiro. Entre os cativos na Babilônia, não deixou a esperança morrer, mas usou o Seu mensageiro, Ezequiel. Entre os poderosos na corte babilônica, enviou um servo de caráter, Daniel, para anunciar que apenas o Senhor é Deus.

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Quem são os Profetas Maiores?
R.:  Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel.

Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 72 - Central Gospel

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.