domingo, 9 de junho de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 11 / 2º Trim 2024

                                      

OS HERÓIS E TESTEMUNHAS DA FÉ

___/ ___/ _____


Texto de Referência: Hb 11.13-16

LEITURA SEMANAL
Seg Hb 11.17 Pela fé, Abraão ofereceu seu filho Isaque.

Ter Hb 11.20 Pela fé, Isaque abençoou seus filhos.

Qua Hb 11.24 Pela fé, Moisés se recusou ser chamado de neto de Faraó,

Qui Hb 11.30 Pela fé, caíram os muros de Jerico.

Sex Hb 11.37 Por causa do testemunho, muitos sofreram até mesmo o martírio.

Sáb Hb 12.2 Devemos olhar para Jesus, autor e consumador da nossa fé

VERSÍCULO DO DIA
"Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra," Hb 11.13.

VERDADE APLICADA
A confiança em Deus leva pessoas simples e improváveis a se tornarem gigantes vivendo o extraordinário divino.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Explicar sobre os heróis da fé antes do dilúvio;
✔ Apresentar os patriarcas como heróis da fé;
✔ Explicar como Moisés e alguns juízes foram homens de fé.

INTRODUÇÃO
O autor da Carta aos Hebreus continua a exortar os irmãos a permanecerem firmes e colocarem sua fé em prática diante dos perigos enfrentados, desse modo ele faz alusão a personagens marcantes, que permaneceram fiéis mesmo diante das adversidades.

Ponto-Chave
"Os heróis da fé são exemplos para nós de como devemos nos portar ante as adversidades."

1- HERÓIS PRÉ-DILUVIANOS
Os heróis pré-diluvianos foram aqueles que viveram antes do dilúvio (Gn 6) e que o autor da Carta aos Hebreus faz menção como exemplos de fé e integridade.

1.1. Abel
Abel foi o segundo filho de Adão e Eva, irmão mais novo de Caim. Seu nome é derivado de um vocábulo hebraico que significa sopro, efêmero ou vaidade. O sacrifício de Abel foi recebido por Deus (Gn 4.4). A aceitação de sua oferta está no fato de que antes Deus aceitou a pessoa de Abel, pois o ofertante é maior que a oferta. Jesus afirma que, antes de levar nossa oferta diante de Deus, temos que nos reconciliar com nosso irmão (Mt 5.23-25). Abel padeceu porque fez o que era correto e devido a inveja de seu irmão, no entanto, alcançou testemunho diante de Deus de que era justo (Hb 11.4).

1.2. Noé
Assim como Abel, Noé também foi chamado de justo (Gn 6.9). Ele agiu por fé, pois acreditou na Palavra que Deus lhe entregou. Ele não agiu pautado em estudos científicos ou meteorológicos, até porque naquele tempo não havia tal ciência. Noé construiu uma Arca de tal forma que pôde salvar a si, sua família e um casal de cada espécie animal (Gn 7.13). Vivemos hoje como nos tempos de Noé, o justo se prepara e espera ansioso a Volta de Cristo, mas o mundo vive como se Deus não existisse, como nos tempos bíblicos em que comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento (Mt 24.38).

Refletindo
"Conforme lhe foi ordenado, lute pela verdade a ponto de morrer". Basílio Magno

2- OS PATRIARCAS COMO HERÓIS 
Os patriarcas, especialmente Abraão, que é considerado o Pai da fé, tem sua vida como exemplo para nós (Hb 11.8-10). Percebemos através da vida dos patriarcas que a fé dá poder para avançar e conquistar.

2.1. Abraão
Abraão é um dos grandes ícones bíblicos em relação a fé (Rm 4.11). Abraão abandonou tudo que tinha baseado em uma promessa de um Deus a quem ele ainda não conhecia (Gn 12.1-2). Recebeu a promessa do filho da promessa e, no tempo determinado, obedecendo ao Senhor, levou o menino para ser imolado (Gn 22.10). Oferecer o próprio filho é uma prova de fé inconcebível à mente humana, mas Abraão foi aprovado por Deus, pois acreditou que Deus tinha poder até mesmo para ressuscitar Isaque (Hb 11.17-19).

2.2. Isaque, Jacó e José 
Isaque, filho da promessa de Abraão, abençoou para o futuro seus filhos Jacó e Esaú (Hb 11.20). Assim como Jacó, um pouco antes de partir, também abençoou seus filhos (Gn 49.1-28). Da mesma forma, José, quando estava para morrer, falou da saída dos filhos de Israel do Egito e do que deveriam fazer com seus restos mortais (Gn 50.26-27). Eles falaram de coisas que estavam além de seu tempo, mas que no futuro se cumpriram. Fizeram tudo isso porque acreditavam na promessa e na Palavra que Deus tinha proferido no passado.

3- PROFETAS E JUÍZES COMO HERÓIS
Esses homens são considerados como heróis, pois enfrentaram o perigo e muitos deram a sua vida esperando a promessa do futuro.

3.1. Moisés 
Moisés escolheu participar do sofrimento de seu povo em vez de ser considerado como membro da nobreza egípcia e se recusou participar dos privilégios pecaminosos do Egito (Hb 11.24-27). Ele se identificou com o povo da promessa de modo que buscou a recompensa de Deus (Hb 11.24-26). Ele abandonou o Egito e se encontrou com o Senhor na Sarça (Ex 2.14-15). Pela fé, ele celebrou a Páscoa, antes mesmo de contemplar a salvação, e caminhou por dentro do Mar Vermelho com os pêssegos, confiando na Palavra de Deus (Ex 14.15-18).

3.2. Gideão, Baraque, Sansão e Jefté
O autor da Carta aos Hebreus faz menção aos juízes Gideão, Baraque, Sansão e Jefté (Hb 11.32), e a Davi e Samuel. Os juízes foram homens levantados por Deus para julgar e liderar o povo em momento de opressão estrangeira. O autor de Hebreus faz questão de mencionar tais heróis, pois representavam a realidade da Igreja, a qual era destinatária da Carta, pois sofriam perseguição assim como Israel no período dos juízes. Diante da perseguição, opressão e adversidade, a fé na promessa é o que nos faz permanecer fiéis ao Senhor.

SUBSIDIO PARA O EDUCADOR
O contexto histórico das exortações em Hebreus se faz necessário devido aos primeiros leitores estarem sofrendo opressão e perseguição. Parece, portanto, que alguns ficaram menos atentos ao ensino bíblico (Hb 5.11-14). Por isso, o autor lembra da fidelidade de ícones do povo de Israel do passado e do amor comum em meio a perseguição (Hb 10.32-34). Ele exorta a fidelidade deles pela exposição cuidadosa do AT à luz da revelação de Cristo Jesus. (Bíblia de Estudo NAA: Nova Almeida Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2018).

CONCLUSÃO
Somos chamados, assim como os heróis da fé retratados na Carta aos Hebreus, para enfrentarmos com coragem e convicção os perigos da vida cristã em toda a sua plenitude.

Complementando 
O conceito de salvação apresentada no AT representa uma gama de significados que incluem: libertação, livramento, segurança e bem-estar. Deus salvou Israel das mãos dos egípcios (Ex 14.30). Entretanto, o uso mais importante do conceito de salvação é em relação à condição caída e resgatada por parte de Deus, não obstante, a fé é o elemento que faz com que a salvação divina se torne eficaz. 

Eu ensinei que:
Os heróis da fé foram homens comuns que são exemplos para nós, pois enfrentaram adversidades e permaneceram fiéis a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.