sábado, 8 de junho de 2024

ESCOLA DOMINICAL EDITORA BETEL - Lição 11 / 2º Trim 2024


Ordenança para exercer a Fé
16 de Junho de 2024



TEXTO ÁUREO
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11.1

VERDADE APLICADA
A jornada do discípulo de Cristo baseia-se na fé e se dirige pela fé em Cristo conforme a Palavra de Deus

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar que a fé é o firme fundamento do cristão.
Deixar claro que sem fé é impossível agradar a Deus.
Ressaltar que o justo viverá pela fé.

TEXTO DE REFERÊNCIA

HEBREUS 11
1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.
2 Porque, por ela, o s antigos alcançaram testemunho.
3 Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Mc 9.23 Tudo é possível ao que crê
TERÇA | 2Co 5.7 Andamos por fé e não por vista.
QUARTA | Ef 2.8 Somos salvos pela graça, por meio da fé.
QUINTA | Hb 12.2 Jesus, autor e consumador da nossa fé.
SEXTA | Tg 1.6 Devemos pedir sabedoria com fé, sem duvidar.
SÁBADO | 1Jo 5.4 A vitória que vence o mundo é a nossa fé.

HINOS SUGERIDOS: 126.186.594

MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que a nossa fé seja multiplicada por meio de ouvir a Palavra de Deus.

INTRODUÇÃO
Veremos na presente lição que a fé como firme fundamento, como condição para agradar a Deus e pela qual o justo viverá, é bíblica e cristocêntrica. Resultando, assim, na vida do discípulo de Cristo, em um viver em obediência, plena confiança e esperança, mesmo em momentos difíceis e adversos.

PONTO DE PARTIDA – A fé é o firme fundamento do cristão.

1- A FÉ É O FIRME FUNDAMENTO DO CRISTÃO
No grego a palavra fé é “pistis”, convicção da verdade de algo, que significa crer. No Antigo Testamento encontramos o termo no hebraico “emunah” [2Cr 19.9; Hc 2.4], fidelidade, que significa confiança, esperança de cumprimento do que foi prometido. No latim “fides”, fidelidade, que “é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão” (Robson G. Santos). A Bíblia diz que a fé é transmitida pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus [Rm 10.17].

1.1. Conhecendo os tipos de fé.
A Bíblia relata alguns tipos ou desdobramentos da fé, que veremos a seguir:
1) a fé salvífica (salvação): é uma dádiva de Deus, produzida pela Palavra de Deus, para a pessoa crer em Jesus Cristo como enviado de Deus para nos salvar dos nossos pecados [Ef 2.8];
2) a fé como dom espiritual [1Co 12.9]. Vemos na galeria dos heróis da fé, em Hebreus 11, verdadeiros exemplos da manifestação do dom da fé;
3) a fé natural (evidências): é possuída por todos, como resultado da observação da natureza;
4) a fé como fruto do Espírito [G1 5.22], tem o significado de “fidelidade”, “confiabilidade”.

Professor(a): Bispo Abner Ferreira (Revista Betel Dominical, 4° Trimestre de 2017, Lição 9 – A fé que nos une a Deus e nos torna produtivos): “A fé é imprescindível em nosso relacionamento com Deus [Hb 11.6]. A vida cristã não se baseia no que vemos, mas no que cremos. É por esse motivo que a fé é tão importante para todos nós. (…) Além dos termos usados acima, podemos acrescentar outras idéias acerca da fé encontradas nas páginas das Escrituras Sagradas, tanto no Antigo Testamento, como no Novo Testamento: confiança, lealdade, convicção fundamentada no ouvir, estar convencido, entre outras.”

1.2. Empecilhos à fé.
a) vida pecaminosa desenfreada; b) falta de temor a Deus; c) confiança na capacidade intelectual; d) confiança no poderio financeiro; e) materialismo (busca e ostentação pelos bens materiais); f) confiança na força e recursos humanos; g) desinteresse pelas coisas espirituais; h) coração endurecido; i) educação proposital da mente para que não creia; j) negligência ou desobediência à Palavra de Deus; k) casa construída sobre a areia.

Professor(a): Bispo Abner Ferreira (Revista Betel Dominical, 4° Trimestre de 2017, Lição 9 – A fé que nos une a Deus e nos torna produtivos); “Existe a “fé exclusivamente intelectual (crê na existência de Deus, acredita que Jesus Cristo é o Filho de Deus). Não é suficiente apenas conhecer, pois os demônios também conhecem a Pessoa e as obras de Deus [Tg 2.19]. Há pessoas que professam a “fé utilitária”, buscando somente a satisfação dos seus desejos e interesses humanos [Jo 2.23- 24; 12.42-43]. É a fé que não conduz ao comprometimento e à renúncia. A pessoa crê, mas não está disposta a se arrepender e passar a viver de acordo com a vontade de Deus.”

1.3. Aprendendo com os heróis da fé.
É preciso destacar que os heróis da fé eram pessoas normais, sujeitas às mesmas paixões que nós [Tg 5.17-18]. No entanto, o que tornou homens, como Noé, Abraão, Moisés, Elias, entre outros, diferenciados, heróis da fé? Certamente, a resposta é: a fé, a dedicação e a entrega de suas vidas ao Senhor [Hb 11.7-8,26].

Professor(a): Lawrence O. Richards faz uma ligação do Antigo Testamento com o Novo Testamento, ambos mostrando a fé que impactou muitos personagens bíblicos para a vitória espiritual: “Mas a intenção do autor não é realmente filosofar sobre Deus, ou sobre a fé. Sua intenção é mostrar-nos que a Té’, tão especial no relacionamento entre um crente do Novo Concerto com o Senhor, também era essencial no relacionamento dos santos do Antigo Testamento que viveram na época do Antigo Concerto. Em Hebreus 11, o autor não argumenta; ele mostra. Repetidas vezes, ele destaca que ‘pela fé os heróis e as heroínas do Antigo Testamento realizaram grandes obras [Hb 11.4-35a]. Além disso, aqueles que fracassaram segundo os padrões humanos, e sofreram ou até mesmo perderam suas vidas, todos obtiveram bom testemunho por sua fé’ [Hb 11.39].”

EU ENSINEI QUE:
A Bíblia diz que a fé é transmitida pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus

2- SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS
O Reino de Deus não se estabelece para os que não têm fé [Hb 11.6]. Tudo que não provém da fé é pecado [Rm 14.23]. É pela fé que recebemos a nossa salvação [Ef 2.8- 9]. Somos justificados pela fé para obter a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo [Rm 5.1]. A vida do discípulo de Cristo é regida pela fé da qual Jesus é o autor [Hb 12.2].

2.1. A fé quebra os obstáculos e abre portas.
Jesus chega ao ponto de se admirar pela fé do centurião ao pedir cura para o seu servo [Lc 7.6-9]. Jesus exclamou: “Nem em Israel achei tamanha fé” A fé em Jesus como Filho de Deus, presente na vida de todo aquele que é nascido de Deus, é a vitória que vence o mundo [1Jo 5.4-5]. Ela ultrapassa barreiras intransponíveis aos olhos humanos [Hb 11.1]. A mulher do fluxo de sangue venceu todos os obstáculos pela fé e alcançou a sua cura [Mc 5.25-34]. Jairo, um dos principais da sinagoga, vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés, pedindo cura para sua filha, a sua fé venceu todas as barreiras da sua posição e recebeu a ressurreição da sua filha que já estava morta [Mc 5.21-24; 35-43].

Professor(a): Bispo Abner Ferreira (Revista Betel Dominical, 3° Trimestre de 2020, Lição 6 – Usando a fé diante dos confrontos ), comentou sobre o relato bíblico acerca de Elias e os profetas de Baal [1 Rs 18.22 -46]: “Nos momentos mais difíceis, aprendemos que a vitória está em crer, obedecer e esperar no Senhor Deus. (…) A resposta divina em meio à fé. Em meio às adversidades da vida, devemos confiar em Deus com todas as nossas forças [lRs 18.36]. O profeta Elias nos faz ver que confiar em Deus é a atitude mais acertada que um ser humano pode fazer [Sl 91.2].”

2.2. A manifestação da fé gera atitudes.
A fé leva a pessoa a se posicionar a respeito de uma coisa que ainda não existe. A fé não pode ser hipotética, estática, parada, morta. A fé não pode ser improdutiva ou estéril. A fé que não se manifesta por meio de boas obras é inútil é morta [Tg 2.14-26]. Noé manifestou sua fé construindo a arca em obediência às ordens de Deus. Abraão é chamado a exercer sua fé com relação ao seu filho Isaque; as obras de Abraão confirmaram a sua fé. Abraão foi considerado o pai da fé, ao ponto de ser chamado amigo de Deus e Jesus é o autor e consumador da fé. A fé bíblica e cristocêntrica faz a diferença em todas as áreas da vida.

Professor(a): Douglas J. Moo (Tiago: introdução e comentário, Vida Nova, 1990, p. 98- 99) comenta o texto de Tiago 2.14-26: “De forma muito clara, temos aqui uma passagem que se coloca no centro da preocupação de Tiago. Ele se mostra profundamente incomodado por uma atitude diante da “fé” que a vê principalmente como uma confissão verbal- tal como a confissão de que “Deus é um só” (v. 19) (…) É absolutamente vital compreendem os que o principal ponto deste argumento, expresso três vezes (nos w . 17,20 e 26), não é que as obras devem ser acrescentadas à fé, m as que a fé genuína às inclui; esta é a sua própria natureza.”

2.3. A fé é produzida e pode ser acrescentada.
A fé vem pelo ouvir e ouvir pela Palavra de Deus [Rm 10.17]. Mergulhar na Palavra e descobrir os seus mistérios aumenta a nossa fé. Portanto, requer do discípulo de Cristo interesse e atenção para com a Palavra de Deus. Vide o exemplo de Raabe. Ela ouviu, creu e agiu [Js 2.9-12]. Aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Um dia os discípulos perguntaram a Jesus porque eles não puderam expulsar um demônio e Jesus respondeu: “Por causa da vossa pequena fé* [Mt 17.19-20].

Professor(a): Adam Garke: “Então, a fé vem ouvindo – Pregar o Evangelho é o meio com um de salvação; fé em Cristo é o resultado de ouvir a palavra, a doutrina de Deus pregada. Pregando, Deus envia; se ouvido com atenção, a fé seria produzida; e se eles crerem no relatório, o braço do Senhor será revelado em sua salvação.

EU ENSINEI QUE:
O Reino de Deus não se estabelece para os que não têm fé

3- O JUSTO VIVERÁ DA FÉ
Bispo Abner Ferreira e Pr. Marcos Sant’Anna (Que Pregues a Palavra, Editora Betel, 2019, p. 19-20): “A jornada terrena do discípulo de Cristo é de “fé em fé”, ou seja, baseia-se na fé e se dirige pela fé Assim , precisamos perseverar e não retroceder. Essa perseverança e fidelidade está fundamentada em uma firme confiança em Deus e em Sua Palavra [Rm 1.17]”. É preciso estarmos atentos para não sermos influenciados por uma característica da sociedade mundana nos últimos dias: a ausência da fé bíblica e cristocêntrica [Lc 18.8].

3.1. Perca tudo na vida, mas não perca a fé.
Paulo sofreu tantos percalços no seu ministério, contudo, ele diz: “Combati o bom combate, terminei a carreira e guardei a fé” [2Tm 4.7]. O apóstolo perdeu tantas coisas, passou por tantos dissabores, sofreu muitos açoites, esteve em prisões, em perigo de morte, recebeu dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um; três vezes foi açoitado com varas; uma vez foi apedrejado, três vezes sofreu naufrágio, uma noite e um dia passou no abismo; em viagens passou em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da sua nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos, em trabalho e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez [2 Co 11.23-28]. Sem contar picada de cobra. Nada foi suficiente para tirar-lhe a fé e fazê-lo parar.

Professor(a): Bispo Samuel Ferreira (Revista Betei Dominical, 3° Trimestre de 2021, Lição 13: Aprendendo com os heróis da fé): “Esses homens e mulheres triunfaram pela fé. Ela os impulsionou a viverem grandes livramentos e a presenciarem a realização de verdadeiros milagres. Vejamos algumas características dessa fé que nos faz triunfar em meio às dificuldades:
1) Possuíam um firme fundamento – afinal, fé é a certeza das promessas futuras de Deus. A fé nos faz crer sem ver;
2) Agradaram a Deus – a fé em Deus nos faz recusar a aprovação do mundo e a buscar somente a de Deus, como Moisés, que rejeitou os tesouros do Egito pelo v itu p ério de Cristo [Hb 11.26];
3) Perseveraram até o fim – o escritor aos Hebreus assinala que eles tiraram força da fraqueza [Hb 11.34].”

3.2. Vivemos por fé e não por vista.
Exercer a fé é uma necessidade do cristão. Paulo escreve aos coríntios que nós andamos por fé e não por vista [2Co 5.7]. Mesmo sendo abstrata e invisível, ela deverá obedecer a uma coerência, pois não poderá ser usada para o mal, para prejudicar alguém ou para mudar concepções de Deus no plano físico da natureza do universo e espiritual no plano celestial. Mesmo tendo fé e confiando que vamos receber algo que pedimos a Deus, o crente deverá ter a sensatez de não pedir coisas extravagantes ou estratosféricas, fora ou além da realidade de bom senso. Necessário examinar se está dentro da vontade de Deus [1 Jo 5.14]. A fé nos dá resistência em tempos de prova e perseguição. A fé é algo real e a toda prova. A fé sempre é otimista e nunca pessimista.

Professor(a): Bispo Abner Ferreira (Revista Betel Dominical, 4° Trimestre de 2017, Lição 9 – A fé que nos une a Deus e nos torna produtivos): “A fé que faz a diferença não é movida e estimulada por desejos e caprichos pessoais, e nem alimentada e mantida a por pensamentos positivos, frutos da mente humana. A fé que faz a diferença não aceita qualquer coisa, mas apoia-se na revelação de Deus ao homem [Rm 10.14-17]. Note o exemplo de Abraão, que recebeu a promessa divina de que seria “pai de muitas nações”. Interessante as expressões referentes a este relato: “creu contra a esperança” “corpo amortecido”, “amortecimento do ventre” [Rm 4.17-21]. Todavia, mesmo diante de tantos fatores contrários, ele manteve a fé na promessa divina. A certeza do patriarca Abraão de que Deus cumpriria Sua Palavra sobrepujou toda e qualquer improbabilidade e natural. Para John Stott, a fé de Abraão estava ancorada em dois atributos divinos: Seu poder e Sua fidelidade.”

3.3. Exercer a fé significa confiar e descansar em Deus.
A fé que nos leva a confiar em Deus [Sl 37.5], mas esta entrega deverá ser com oração, leitura da Palavra e consagração da vida, para que se torne uma disciplina espiritual e possamos nos comprometer com o Seu Reino [Sl 37.7]. O descansar em Deus em meio às lutas e às dificuldades da vida é para aqueles que aprendem a confiar no Senhor. Nessa hora exercitamos a nossa fé no cultivo da oração sem desfalecer. Devemos perseverar firmemente na fé enquanto descansamos em Deus [Sl 40.1]. A fé é o oxigênio que nos mantém vivo no universo espiritual. O crente é movido pela fé [1 Pe 5.9; 1 Jo 5.4]. Precisamos olhar para Jesus, confiar nEIe, pois Ele é o autor e consumador da nossa fé [Hb 12.2].

Professor(a): Derek Kidner (Salmos 1-72: introdução e comentário, Vida Nova, 1980, p. 224) comenta sobre o Salmo 56.3-4: “A fé se vê aqui como ato deliberado, como desafio ao estado emocional da pessoa. Este versículo (4) impressionante torna-se estribilho, aumentado e repetido nos versículos 10 e 11, e citado em 118.6 e Hebreus 13.6. Acrescenta ao esboço de fé já dado no versículo 3, ao mostrar em que a fé descansa, i.e., em Deus, e onde acha seu conteúdo, i.e., na Sua palavra (fato este que será ressaltado duas vezes no versículo 10). Nada temerei formar um paralelo com vers. 3a, dando resposta a ele como resultado do ato de confiança […]”. Assim, podemos destacar deste comentário três aspectos da fé que está sendo alvo do estudo na presente lição: Em quem? Deus; Qual seu conteúdo? Palavra de Deus; Resultado? Nada temerei Prossigamos guardando e exercitando esta fé.

EU ENSINEI QUE:
O crente se alimenta da fé que vem da Palavra de Deus.

CONCLUSÃO
Portanto, louvemos ao Senhor por nos proporcionar uma fé tão preciosa para a salvação em Cristo, um viver em obediência e fidelidade ao Senhor, para triunfarmos sobre as batalhas e adversidades da vida e perseverarmos na esperança do retorno de Nosso Senhor Jesus Cristo, Autor e Consumador desta fé.

Subsídio Lição 11

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.