sexta-feira, 7 de junho de 2024

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL / JOVENS E ADULTOS - Lição 11 / ANO 1- N° 1

                                   

Os Mortos em Cristo

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Apocalipse 14.13,14
13- E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam.
14- E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda.

Apocalipse 21.7,8
7- Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. 
8- Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

TEXTO AUREO
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição. Apocalipse 20.6a

SUBSIDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO

2ª feira - Filipenses 1.21-23 Para mim o viver é Cristo

3ª feira - Marcos 12.18-27 Os saduceus e a ressurreição

4ª feira - Mateus 27.50-53 Os corpos dos santos foram ressuscitados

5ª feira - 1 Coríntios 15.1-57 A ressurreição

6ª feira - Filipenses 3.17-21 A nossa cidade está nos céus

Sábado - Lucas 16.19-31 A parábola do rico e Lázaro

OBJETIVOS
  Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:
• entender que a vida é passageira e que, um dia, todos partirão para a eternidade;
• preparar-se para os eventos do fim;
• entender que a humanidade caminha de maneira célere para o fim de sua história.


ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
  Caro professor, nesta aula, estudaremos o estado dos mortos em Cristo. A título de auxílio didático, veja algumas promessas para os salvos em Cristo na eternidade:
• terão o direito de comer da árvore da vida (Ap 2.7);
• receberão o maná escondido e a pedra branca (Ap 2.17); 
• terão poder e autoridade sobre as nações (Ap 2.26);
• terão vestes brancas, como o Senhor (Ap 3.5);
• serão coluna no santuário de Deus (Ap 3.12);
• sentar-se-ão com o Senhor em Seu trono (Ap 3.21). 
  Veja ainda algumas coroas destinadas aos salvos em Cristo na eternidade
• coroa de glória (1 Pe 5.4);
• coroa incorruptível (1 Co 9.25);
• coroa de alegria (Fp 4.1; 1 Ts 2.19,20);
• coroa de justiça (2 Tm 4.8);
• coroa da vida (Ap 2.10)!
  Excelente aula!

COMENTÁRIO
Palavra introdutória
  Nosso estudo focaliza todas as pessoas salvas que morreram em Cristo. A Bíblia descreve o primeiro tipo de morte, conhecido como morte física ou morte natural (Mt 14.6-12; At 5.5,6,9,10). O segundo tipo é a morte espiritual (Gn 2.17; 1 Sm 28.6; 1 Tm 5.8; Mt 22.32; Ef 2.1). O terceiro, por sua vez, é a morte eterna, também conhecida como segunda morte (Ap 20.6,10,14; Mt 25.46; Dn 12.2).

1. O QUE SIGNIFICA MORRER NO SENHOR? (Apocalipse 14.13)
  As Escrituras estabelecem uma enorme diferença entre a morte do santo e a do ímpio. O salvo tem a esperança de uma vida eterna e feliz com Deus. O ímpio, ao contrário, tem medo da eternidade porque não tem esperança.
  Bem-aventurada é a pessoa que morre em Cristo. Morrer em Cristo é sinônimo de felicidade.

1.1. Um testemunho maravilhoso (Apocalipse 2.13)
  São bem-aventuradas todas as pessoas que morreram em Cristo, porque tomaram posse definitiva da salvação, por meio da fé e da graça de Deus (Ef 2.8). A decisão em aceitar Cristo como Salvador foi o primeiro passo que as salvou da sentença do castigo e da condenação do pecado (Rm 8.1).

1.2. Fidelidade total até a morte (Apocalipse 2.10)
  A virtude da fidelidade deve acompanhar o remido em Cristo por toda sua vida. Ela pode manifestar-se de várias formas: há fidelidade no muito (Mt 25.15); fidelidade no pouco (Mt 15.25); fidelidade para falar (Mt 5.37); fidelidade para servir (Mt 11.15; 13.15; At 7.57); fidelidade para ir (Mc 16.15; Mt 13.1-3); fidelidade para ficar (At 1.4; Lc 24.49); fidelidade em tudo (Lm 3.23; Sl 119.90; 89.1,2,5).

1.3. A esperança da ressurreição (Isaías 26.19)
  Deus fez o homem à Sua imagem e semelhança (Gn 1.26), soprando nele o fôlego da vida (Gn 2.7). O espírito humano é imorredouro; portanto, a expressão "mortos em Cristo" não indica que o indivíduo deixa de ter vida quando o corpo perece; ao contrário, pelo arrependimento e fé, esta pessoa adquire o direito de viver eternamente com Deus (Jo 10.10).
  A Bíblia garante que a vida eterna é concedida a todo aquele que crê em Cristo. Quando a pessoa morre no Senhor, ela adentra a dimensão da eternidade (Jo 10.28).
  No Novo Testamento encontramos vários eventos em que pessoas passaram pela experiência da ressurreição, por exemplo: a filha de Jairo (Mt 9.23-25); o filho da viúva de Naim (Lc 7.11- 15) e Lázaro, na cidade de Betânia (Jo 11.43,44). As multidões ouviram claramente, em alto e bom som, dos lábios do Senhor Jesus, as palavras que nenhum fundador de religião ousou dizer: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá (Jo 11.25).

1.4. Descanso para o povo de Deus (Hebreus 4.9,10)
  A morte para os que estão no Senhor é o começar da vida de descanso, paz, alegria e felicidade eterna (Ap 14.13).
  O autor da Carta aos Hebreus declara que Deus entrou em Seu repouso para descansar. Após criar o céu, a terra, o universo com tudo que neles há, no sétimo dia, Ele descansou (Gn 2.2). Da mesma forma, o Senhor tem programado, para o homem e a mulher que entenderam o Seu plano salvador, um descanso que jamais terminará, de abundante gozo, paz duradoura e felicidade eterna (Jo 3.16).

2. ONDE ESTÃO OS MORTOS? (Lucas 16.22,23)
  É normal que perguntas surjam sobre o destino eterno de alguém que acabou de morrer. Onde estará nosso ente querido que faleceu? Estará em sofrimento? Em que condições se encontrará? Estará salvo ou perdido?
  Deus deseja que todas as pessoas sejam salvas (1 Tm 2.3,4). 
  Algumas famílias gastam fortunas, consultando pessoas que dizem comunicar-se com os mortos para saber como e onde estão seus amados. Há indivíduos que tentam, de todas as formas, comprar ou arranjar um lugar de felicidade para o parente que morreu. Segundo a Bíblia, os vivos não se comunicam com os mortos (Hb 9.27).
  Os que estão no Senhor esperam a vida eterna, estão conscientes para onde irão após a morte física (Tt 1.2; 1 Pe 1.3).

2.1. Dois destinos para toda a humanidade (Mateus 7.13,14)
  Ensinando sobre a vida futura, o Senhor Jesus mencionou que há duas portas e dois caminhos para a eternidade. Durante a jornada da vida, o ser humano só pode estar em um deles de cada vez. A maior parte das pessoas palmilha o caminho largo, enquanto a menor parte trilha o caminho estreito. 
  Jesus deixou claro que não há uma terceira opção para o homem ou a mulher. Quem não entrou pela porta estreita, já está na porta larga. No entanto, o Mestre admoesta: Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão (Lc 13.24).
______________________________
  A ideia de purgatório não se encontra nas Escrituras. Não existe um lugar destinado à purificação ou aperfeiçoamento após a morte. Não há estágios, dimensões ou ciclos que possam melhorar ou mudar o destino da pessoa que atravessa o limiar da eternidade (Hb 9.27).
______________________________
2.2. Onde estão as pessoas ímpias que morreram? (Apocalipse 21.8)
  Assim como na justiça comum as pessoas que desobedeceram às leis aguardam o julgamento, todas as pessoas ímpias mortas estão em uma habitação temporária, esperando o dia em que serão julgadas. Este é um lugar intermediário de sofrimentos terríveis, pavor, solidão e lembranças angustiantes. Todas as pessoas que morreram sem Cristo já estão condenadas. Elas não terão outra chance de serem salvas. O julgamento ocorrerá para provar que Deus é justo e fiel. Elas ouvirão o veredito do Senhor, sairão da habitação temporária onde se encontram neste momento para serem lançadas em definitivo na perdição eterna.
  Como o ser humano pode escapar da perdição eterna? A resposta está em João 3.16 e nas passagens paralelas desse versículo.

2.3. Onde estão os que morreram no Senhor? (2 Coríntios 12.4)
  O espírito do homem ou da mulher que morreu no Senhor não está vagando pelo espaço; também não se encontra na sepultura, nos cruzamentos, nas cachoeiras, ou em algum lugar de purgação. Tampouco pode ser manipulado por demônios para baixar em altares, terreiros, cemitérios ou em qualquer outro lugar. O r. O espírito da pessoa salva em Cristo está onde Ele está (Jo 14.3).
  Tanto o Hades - que significa aflição, sofrimento e perdição - como o Paraíso - que indica paz, alegria, salvação - não são um estado mental ou figuras da imaginação humana; são lugares específicos e reais (Lc 23.43: Jo 20.17; 17; Ap 6.9-1 6.9-11).
______________________________
  Os mortos no Senhor desfrutam, no Paraíso, da presença de Cristo, sendo iluminados pela luz divina. Neste lugar, onde não há pecado, maldição, dores, tristezas, desespero ou aflições, os que morreram no Senhor contemplam a glória de Deus. Eles são o tesouro pessoal do Senhor (MI 3.17).
______________________________
3. OBRAS QUE SEGUEM (Hebreus 11.4)
  Tudo o que fazemos para Deus e para o semelhante, especialmente para os domésticos da fé, é registrado nos livros das obras que estão no céu. A prática das boas obras não é algo inútil; ao contrário, é recompensada pelo Senhor aqui e na eternidade (1 Co 15.58). 
  Quem pratica boas obras, agrada a Deus, beneficia o próximo, tem muita paz e alegria no coração e, ainda, ajunta um tesouro no céu.

3.1. Praticando boas obras (Salmo 37.25,27-29)
  Existe um memorial que está sendo erigido no céu por todos os santos de todas as épocas - pessoas que, durante a jornada terrena, consagraram-se totalmente ao Senhor e aos seus semelhantes. Este é o memorial das boas obras, que jamais será destruído. Deus ordenou a edificação deste memorial que o honra e alegra o Seu coração (Jo 12.26).

3.2. Abençoando, somos abençoados (Ezequiel 18.5,7-9)
  As obras que seguem as pessoas que morreram no Senhor são resultado de uma vida consagrada, reta e justa.
  Todo e qualquer ser humano só pode ser justificado pela maravilhosa obra realizada em seu coração pelo sacrifício de Cristo. Qualquer pessoa tem direito a este dom gratuito de Deus. Quem recebe a graça divina - que ensina o salvo a ser sóbrio, sensato, equilibrado, justo, generoso e a viver piedosamente - (Tt 3.11,12) tem direito à salvação.
  Embora não seja suficiente para salvar alguém, as boas obras devem integrar a vida do salvo, porque isso agrada a Deus (1Pe 3.12).

3.3. Formando um bom caráter (Gálatas 4.19)
  Pelo poder da Palavra de Deus, pela ação do Espírito Santo e por seu testemunho pessoal, Paulo contemplou o fruto do seu trabalho na vida de Timóteo. Ele foi usado por Deus para produzir um dos maiores e mais consagrados obreiros no ministério da Igreja primitiva (2Tm 4.1-5). 
  Os cristãos na Galácia foram forjados espiritualmente pelo trabalho de boas obras realizado por Paulo. Ele compara a importância, o sacrifício e o preço desta tarefa com dores de parto. Por isso, ele declarou: Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós (Gl 4.19).

3.4. Conduzindo à justiça (Daniel 12.3)
  Uma das maiores obras realizadas por homens e mulheres santos - parte integrante do memorial de boas obras - é a salvação das almas. De fato, esta é a única coisa que podemos levar desta vida e apresentar ao Pai: almas para o Senhor (At 4.20). O coração de Deus se alegra, os anjos celebram, os céus festejam, quando uma alma é levada das trevas para a luz. Este milagre substantivo é resultado das boas obras praticadas por alguém sábio.
  As obras dos salvos, guardadas no memorial celestial, revelam o trabalho de cada pessoa indo buscar os perdidos para Deus. Assim como o Senhor Jesus foi às cidades, grandes e pequenas, às vilas e aldeias, às praias, à sinagoga, a casas, ao comércio, ao templo, às ruas em todos os lugares onde havia pessoas, nós, enquanto vivos, devemos fazer da mesma maneira, com o mesmo empenho e amor (Mt 9.35; At 10.38).

3.5. Abençoando vidas carentes (Salmo 112.9)
  Alimentar os famintos, dessedentar os caídos, vestir os despidos, curar os enfermos, cuidar do pobre, do órfão, da viúva, dos homens e mulheres no campo missionário são obras que agradam a Deus e que permanecerão vivas por toda a eternidade.
  O Senhor garante que, ao praticar boas obras, cuidando das pessoas necessitadas, somos abençoados com graça abundante e poderosa para suprir todas as nossas necessidades, sejam elas espirituais, sociais, emocionais ou físicas (2 Co 9.8,9).

CONCLUSÃO
  O texto de Eclesiastes 12.7 diz que o nosso corpo, na morte, volta ao pó, e o espírito volta para Deus, que o criou. Isso significa que os salvos em Cristo, que já passaram desta para a outra vida, encontram-se em um lugar intermediário de prazer e felicidade, o lar celestial. No entanto, na segunda vinda de Cristo, este mesmo espírito se unirá ao corpo, pela ressurreição dos mortos, e estes, com seus corpos ressurretos, unir-se-ão ao Senhor, eternamente, em estado pleno de consciência e extrema felicidade (CHAVES, G. V. O que todo discípulo de Cristo precisa saber. Central Gospel, 2021).

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. De acordo com o que foi exposto nesta lição, responda: Por que são bem-aventuradas as pessoas que morreram em Cristo, conforme descrito em Apocalipse 14.13?

R.: Porque elas tomaram posse definitiva da salvação, por meio da fé e da graça do Senhor Jesus Cristo (Ef 2.8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.