terça-feira, 25 de junho de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 13 / 2º Trim 2024


AULA EM 30 DE JUNHO DE 2024 - LIÇÃO 13
(Revista Editora Betel)

Tema: Ordenança para pregar o Evangelho
TEXTO ÁUREO
E disse-lhe: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura .” Marcos 16.15

VERDADE APLICADA
Cada discípulo de Cristo, independente de cargo ministerial, tem a responsabilidade de anunciar a todas as pessoas a mensagem do Evangelho da salvação em Cristo Jesus.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar que o ” Ide” é uma ordenança sem contestação.
Falar que o tempo de semear é ininterrupto.
Ressaltar que ganhar almas é algo sublime.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

MARCOS 16
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17 E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas.
18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Mt 10.7 É chegado o reino dos céus.
TERÇA | Mt 28.19-20 Pregar o Evangelho e fazer discípulos.
QUARTA | Lc 5.10 Pescadores de homens
QUINTA | Lc 9.2 A missão de pregar o reino de Deus.
SEXTA | At 1.8 Ser testemunha de Cristo em todos os lugares.
SÁBADO | At 13.5 A importância de anunciar a Palavra de Deus.

HINOS SUGERIDOS: 65, 220, 395

MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que mais vidas sejam alcançadas através da pregação do Evangelho. 

INTRODUÇÃO 
A Igreja recebeu os mandamentos para anunciar o Evangelho, o conteúdo pregação, o revestimento de poder pelo Espírito Santo e a promessa de termos o Senhor conosco todos os dias enquanto cumprimos nossa missão. É urgente. É uma questão de obediência. Quando Jesus foi questionado acerca do maior mandamento, o nosso Senhor apontou dois mandamentos: um que ordena amar a Deus e outro para se amar ao próximo. No entanto, ao deixar esse último mandamento, que foi dado após a Sua ressurreição, Jesus visava atender os dois aspectos, tanto em relação a Deus como em relação ao próximo. Dessa forma, ao cumprir o Ide estamos atendendo o amor a Deus e também ao próximo.

1- IDE POR TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO

1.1. Pregar o Evangelho é missão da Igreja.
Após Sua ressurreição, Nosso Senhor, em um dos vários encontros com Seus discípulos, além de provar-lhes que era Ele mesmo que ali estava, diante da incredulidade e espanto, também abriu a mente deles para que entendessem que as Escrituras já tinham revelado o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus, assim como a missão dos Seus discípulos de anunciar a todas as nações a mensagem do Evangelho [Lc 24.45-47], que contém a chamada ao arrependimento e o perdão de pecados. O Evangelho de Mateus enfatiza que a missão inclui não apenas anunciar, mas fazer com que outros, de todas as nações, sejam, também, discípulos de Cristo, sejam batizados e ensinados sobre os mandamentos do Senhor. Jesus deixou um mandamento que foi repassado para todos os crentes em todas as épocas, o Ide. A começar por Paulo, os cristãos da Igreja Primitiva entenderam que o "Ide" era o grande mandamento do Novo Testamento, por isso ao longo da história da Igreja, muitos irmãos arriscaram suas vidas nesse grande propósito. A missão não consistia apenas em anunciar para o mundo, mas em discipular outros anunciadores. 

No Evangelho de Marcos vemos a relevância da pregação do Evangelho para que as pessoas creiam e sejam batizadas [Mc 16.15-16]. Quanto ao cumprimento da missão, o apóstolo João registra que Nosso Senhor é quem envia ao mundo os Seus discípulos. Portanto, não se trata de uma tarefa de origem humana ou mais um programa eclesiástico, mas, sim, decorrente da própria natureza de Deus [Jo 20.21]. Alguns teólogos liberais contrários ao aspecto divino do Evangelho, afirmam que Paulo foi quem idealizou o Evangelho. Em matéria da revista Superinteressante de novembro de 2003, o título menciona “Paulo: o homem que inventou Cristo”. Ou seja, para eles o Evangelho é uma criação humana de homens inteligentes como o apóstolo Paulo. No entanto, vemos Jesus, muito antes de Paulo, adiantando que o Evangelho se alastraria pelo mundo: 

"Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória.", Marcos 14.9 

Com essa fala, Jesus mostra que o Evangelho seria pregado no mundo todo, isso mostra que não foi obra de nenhum homem, mas de Deus e foi profetizado desde Abraão:

"E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.", Gênesis 12.3 (grifo meu)

... adquira esse subsídio completo, siga as instruções abaixo:
 
ATENÇÃO: PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:


1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.


Se desejar, pode fazer um único pix e deixar agendado as próximas lições!
 
Acesse também: Conteúdo Lição 13

___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.