Ordenança para pregar o Evangelho
30 de Junho de 2024
TEXTO ÁUREO
E disse-lhe: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura .” Marcos 16.15
VERDADE APLICADA
Cada discípulo de Cristo, independente de cargo ministerial, tem a responsabilidade de anunciar a todas as pessoas a mensagem do Evangelho da salvação em Cristo Jesus.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar que o ” Ide” é uma ordenança sem contestação.
Falar que o tempo de semear é ininterrupto.
Ressaltar que ganhar almas é algo sublime.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
MARCOS 16
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17 E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas.
18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Mt 10.7 É chegado o reino dos céus.
TERÇA | Mt 28.19-20 Pregar o Evangelho e fazer discípulos.
QUARTA | Lc 5.10 Pescadores de homens
QUINTA | Lc 9.2 A missão de pregar o reino de Deus.
SEXTA | At 1.8 Ser testemunha de Cristo em todos os lugares.
SÁBADO | At 13.5 A importância de anunciar a Palavra de Deus.
HINOS SUGERIDOS: 65, 220, 395
MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que mais vidas sejam alcançadas através da pregação do Evangelho.
INTRODUÇÃO
A Igreja recebeu os mandamentos para anunciar o Evangelho, o conteúdo pregação, o revestimento de poder pelo Espírito Santo e a promessa de termos o Senhor conosco todos os dias enquanto cumprimos nossa missão. É urgente. É uma questão de obediência.
PONTO DE PARTIDA – Devemos pregar o Evangelho a toda criatura
1- IDE POR TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO
A responsabilidade do cristão é grande, pois o Senhor convoca os Seus discípulos ao cumprimento da missão de anunciar o Evangelho em todo o mundo [Mt 24.14]. Não sabemos o dia nem a hora que o Senhor voltará, a nossa incumbência como crentes fiéis é alcançar outros para o Senhor, até que Ele volte para levar a sua Igreja no arrebatamento [1 Co 9.16].
1.1. Pregar o Evangelho é missão da Igreja.
Após Sua ressurreição, Nosso Senhor, em um dos vários encontros com Seus discípulos, além de provar-lhes que era Ele mesmo que ali estava, diante da incredulidade e espanto, também abriu a mente deles para que entendessem que as Escrituras já tinham revelado o sofrimento, morte e ressurreição de Jesus, assim como a missão dos Seus discípulos de anunciar a todas as nações a mensagem do Evangelho [Lc 24.45-47], que contém a chamada ao arrependimento e o perdão de pecados. O Evangelho de Mateus enfatiza que a missão inclui não apenas anunciar, mas fazer com que outros, de todas as nações, sejam, também, discípulos de Cristo, sejam batizados e ensinados sobre os mandamentos do Senhor. No Evangelho de Marcos vemos a relevância da pregação do Evangelho para que as pessoas creiam e sejam batizadas [Mc 16.15-16]. Quanto ao cumprimento da missão, o apóstolo João registra que Nosso Senhor é quem envia ao mundo os Seus discípulos. Portanto, não se trata de uma tarefa de origem humana ou mais um programa eclesiástico, mas, sim, decorrente da própria natureza de Deus [Jo 20.21].
Professor(a): Bispo Oídes José do Carmo (Revista Betel Dominical, 3° Trimestre de 2017, Lição 1: A tarefa de testemunhar de Cristo): “A tarefa de evangelizar se baseia no plano de Deus em alcançar toda a humanidade e na ordem de Jesus Cristo. Assim, nossa motivação deve ser a glória de Deus, por ser o Criador e Senhor de todas as coisas. E, também, por ser uma questão de obediência [Mt 28.18-20]. O ide de Jesus é para todos, indistintamente [At 1.8]. A tarefa de ganhar almas não se aplica somente aos pastores, mas a todos.”
1.2. Fazer discípulos de todos os povos.
Essa foi a autorização que Jesus deu a cada um dos Seus seguidores. Essa foi a maior oportunidade que Ele já ofereceu aos crentes em Cristo Jesus. É privilégio, vocação, propósito e ministério de todo cristão, independente de outras funções, dons e ministérios que exerce, todos foram chamados e incluídos para o cumprimento dessa nobre missão. Os discípulos deveriam pregar o arrependimento para o perdão dos pecados, para uma nova vida em Cristo. O evangelho da facilidade, do triunfalismo, da prosperidade, o evangelho sem nenhum compromisso voluntário do pecador em obedecer a Cristo e a Sua Palavra é um evangelho falso. Ninguém pode ter Jesus como Salvador, sem tê-lo como Senhor da sua vida.
Professor(a): Hoje há uma pregação do evangelho das facilidades e prosperidade terrena sem levar em conta uma vida casta e de piedade a Cristo; formando mal os cristãos, que são iludidos pelas conquistas deste mundo. Longe de formar verdadeiros discípulos e se omitindo do Evangelho genuíno. O próprio ministério de Jesus e a Sua unção recebida do Espírito de Deus foi anunciar as boas novas e apregoar o ano aceitável do Senhor [Is 61.1-2; Lc 4.18].
1.3. Ser testemunha até os confins da terra.
Há uma recomendação antes de ser testemunha, de pregar o Evangelho, de ser revestido de poder [Lc 24.49]. O mensageiro da Palavra de Deus precisa de ousadia no Espírito, porque o reino é espiritual, ninguém pode fazer a obra de Deus sem receber dEle o poder e a autoridade [At 1.8; 20.24]. Precisamos entender que há necessidade de iniciarmos o cumprimento da missão de anunciar o Evangelho aos que estão mais próximos de nós – em nossa própria casa – e estender a ação evangelística aos vizinhos, em nosso bairro, cidade, país e até os confins da terra. Mas, atenção, é começar com os mais próximos e não esperarmos que os mais próximos se convertam para depois estendermos aos mais distantes [At 1.8].
Professor(a): Ninguém faz a obra em seu próprio nome. Moisés disse: “Se a tua presença não for comigo, não nos faças sair deste lugar” [Êx 33.15]. Davi disse ao filisteu: “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos” [1 Sm 17.45]. O discípulo de Cristo precisa sempre ter em mente que sem Jesus não é possível fazer a obra [Jo 15.5]. Os discípulos falaram: “Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam” [Lc 10.17]. Jesus orientou “E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos; e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém” [Lc 24.46- 47]. Missões é um tema prioritário da Igreja do Senhor Jesus.
EU ENSINEI QUE:
A responsabilidade do cristão é grande, pois o Senhor convoca os Seus discípulos ao cumprimento da missão de anunciar o Evangelho em todo o mundo.
2- PREGAR A PALAVRA EM TODO TEMPO
O apóstolo Paulo exorta o obreiro Timóteo a pregar a palavra [2Tm 4.2]. Não apenas ouvir, guardar, obedecer, mas, também , pregar, anunciar. Para tanto deve estar sempre de prontidão, disponível, pois trata-se de uma proclamação urgente. Não ser “preguiçoso”, mas e m todo o tempo, mesmo que não pareça oportuno.
2.1. O que semeia, semeia a Palavra.
A semente é a Palavra de Deus [Mc 4.14]. A dificuldade da semeadura está registrada na parábola do semeador, onde algumas caíram à beira do caminho, vieram as aves do céu e as comeram, outras caíram em meio aos pedregulhos, e o sol as queimou, pois não havia terra suficiente, outras caíram entre os espinhos, os quais as sufocaram e não deixaram crescer e frutificar, mas outras caíram em boa terra e “deu fruto: um, a cem; outro, a sessenta; e outro, a trinta.” [Mt 13.1-15]. A semente que é a Palavra de Deus, deve ser a semente genuína, um Evangelho que transforma as pessoas, muda o caráter e a natureza pecaminosa. Esta semente não é transgênica, que pode ou aceitar mudanças artificiais. O Evangelho não precisa de desvios, rodeios, invenções ou inovações, ele sempre será a semente. A semente não precisa mudar o seu formato para influenciar as pessoas, o Evangelho de Jesus é simples e acessível a todos.
Professor(a): O apóstolo Paulo deixa bem claro em Romanos 1.16-17 que é preciso semear a semente e não se envergonhe de fazer isso: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: “Mas o justo viverá da fé”.
2.2. Pela manhã semeia a tua semente.
Devemos fazer a obra daquele que nos enviou. Ninguém sabe qual semente prosperará [Ec 11.6]. São lançadas inúmeras sementes durante o dia, mas o semeador nunca terá condições de saber qual vai frutificar, por isso não pode nunca deixar de lançar a semente no solo que são os corações dos ouvintes. Nós fomos chamados para ser as atalaias do Senhor. Não podemos dormir o sono da negligência, trabalhemos enquanto é dia, pois a noite vem quando ninguém mais poderá trabalhar [Jo 9.4]. Não retire a sua mão do arado. Mãos à obra!
Professor(a): R. N. Champlin: “Os diversos lugares onde pode cair a semente significam as personalidades ou características daqueles que recebem a semente, bem como o uso que fazem da semente, ou então como a semente germina ou não nas vidas desses indivíduos. De modo geral, com estas palavras, Jesus ilustra o que se pode esperar da pregação da Palavra, isto é, pequena porcentagem dos ouvintes acolherá a mensagem, mas, entre esses ouvintes, haverá o desenvolvimento de muitos frutos.”
2.3. O que observa o vento nunca semeará.
Estamos vivendo num mundo em que quem ficar aguardando condições favoráveis e ideais para dar início a semeadura nunca a fará [Ec 11.4]. Nunca haverá condições perfeitas e tranquilas durante a nossa estadia aqui na terra. Se olharmos as dificuldades, os ventos contrários e pararmos diante do inimigo, que batalha contra a expansão do Evangelho, nunca semearemos nada e as almas morrerão nos seus delitos. Os que foram dispersos por causa da grande perseguição que se levantou contra a igreja em Jerusalém, após a morte de Estevão, não deixaram de pregar a palavra por onde quer que fossem [At 8.4]. Não se calaram, mesmo sofrendo perseguição. Um grande exemplo de comprometimento com o cumprimento da missão que o Senhor entregou aos Seus discípulos.
Professor(a): Bíblia de Estudo Pentecostal “Estamos num mundo em que quem ficar aguardando condições ideais para dar início a um empreendimento nunca fará nada [Mt 24.7-14]. Nunca haverá condições perfeitas durante a presente era. Devemos perseverar na oração e na leitura da Bíblia diariamente. Devemos viver segundo os santos padrões de Deus, mesmo que todos ao nosso redor busquem os prazeres pecaminosos.”
EU ENSINEI QUE:
Devemos pregar o Evangelho em todo o tempo.
3- O QUE GANHA ALMA SÁBIO É
O sábio disse que quem ganha alma sábio é [Pv 11.30]. Influenciar as pessoas a favor da justiça, da fé e do amor é ser sábio, o crente precisa levar o pecador a conhecer o Evangelho da salvação em Cristo Jesus. Muitos estão conformados dentro de quatro paredes, vivendo uma vida de egoísmo uma vez que já foram alcançados e aceitaram a Jesus com o Senhor e Salvador das suas vidas.
3.1. A seara é grande e são poucos os ceifeiros.
Está registrado em Mateus 9.35-38, Jesus admoestando a todos os crentes. Você pode ajudar a ganhar almas: a) com a mensagem proclamada pessoalmente; b) com o testemunho pessoal e exemplo de vida; c) com ajudas financeiras para custear a obra missionária. Abrindo novas frentes de trabalhos, implantando novas igrejas; custeando missionários e obreiros no desempenho de suas funções; confeccionando literaturas e Bíblias Sagradas para alcance das pessoas que estão mais longínquas ou que teriam dificuldades em conseguir um exemplar das Sagradas Escrituras, além da oração que não pode faltar, tanto para os semeadores, quanto para os pecadores que receberão a Palavra.
Professor(a): Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal: “Muitos estão prontos para entregar sua vida a Cristo, mas é preciso que alguém lhes mostre como fazê-lo. Jesus nos manda orar para que Deus envie mais pessoas para trabalhar como ceifeiros, colhendo alma para Cristo, pois há muitas a quem ainda não foram pregadas as Boas Novas. É frequente orarmos por algo, e Deus responder às nossas orações usando nós mesmos. Esteja preparado para que Deus use você para mostrar a outras pessoas o Caminho que a Ele conduz: Jesus Cristo.”
3.2. Os campos já estão brancos para a ceifa.
Jesus identificou uma multidão e teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes, como ovelhas que não têm pastor [Mt 9.36]. Os discípulos estavam concentrando as suas atenções para a colheita da produção de grãos, mas Jesus estava abrindo-lhes os olhos para uma colheita muito superior e eterna [Jo 4.35]. Não podemos perder tempo, os dias são maus. A colheita no reino espiritual discerne da colheita do reino físico. A colheita física tem o seu tempo pré-estabelecido para cada semente, já a colheita espiritual acontece dentro dos planos e vontade de Deus. Quantas almas estão no ponto de serem colhidas, nas faltam os ceifeiros, muitos estão no aguardo por causa da misericórdia de Deus; isto levou Jesus a dizer: “Porque nisto é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam , e vós entrastes no seu trabalho.” [Jo 4.37-38]. Muitas sementes haviam sido lançadas pelos profetas que anunciavam a vinda do Messias e, também, por João Batista, o precursor. Quantas sementes já foram plantadas e só falta você com o ceifeiro para lançar o convite?
Professor(a): Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal: “Algumas vezes os cristãos se justificam por não testemunharem, dizendo que sua família ou seus amigos não estão prontos para crer. Jesus, no entanto, deixou claro que à nossa volta há uma colheita contínua que aguarda para ser ceifada. Não deixe que Jesus o surpreenda em suas desculpas! Olhe a sua volta. Você encontrará pessoas prontas para ouvir a Palavra de Deus.”
3.3. A recompensa de levar a preciosa semente.
Não é fácil a semeadura, muitos espinhos encontraremos no caminho; muitas vezes é com cansaço, caminhando e gastando o solado do sapato, com lágrimas e recebendo pedradas, portas na cara, zombarias, mas a recompensa é grandiosa [Sl 126.6]. Paulo diz aos romanos: “E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!” [Rm 10.15]. O prêmio que Jesus oferece traz alegria; como é bom e gratificante trabalhar no Seu Reino [Jo 436].
Professor(a): O apóstolo Paulo aconselhou Timóteo a sofrer as aflições, mas fazer a obra de um evangelista [2Tm 4.5]. Todos que querem fazer a obra do Senhor padecerão tribulação e aflições na alma, mas a recompensa será maior [1
Co 3.8].
EU ENSINEI QUE:
Influenciar as pessoas a favor da justiça, da fé e do amor é ser sábio, o crente precisa levar o pecador a conhecer o Evangelho da salvação em Cristo Jesus.
CONCLUSÃO
Com a capacitação do Espírito Santo, aproveitemos enquanto é dia e anunciemos a todos, com ousadia, a mensagem de salvação em Cristo Jesus, para que outras pessoas também se tornem discípulas do Senhor e Deus continue sendo glorificado.
Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.