segunda-feira, 24 de junho de 2024

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL / JOVENS E ADULTOS - Lição 13 / ANO 1- N° 1

                                     

O Juízo Final

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Apocalipse 4.2,3
2- E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono esta posto no céu, e um assentado sobre o trono.
3- E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.

Apocalipse 20.11-15
11- E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
12- E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13- E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
14- E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo; esta é a segunda morte.
15- E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

TEXTO AUREO
  Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia de juízo. 2 Pedro 2.9a

SUBSIDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO

2ª feira Mateus 25.31-46 A vida eterna e o castigo eterno

3ª feira 2 Pedro 3.7-12 Um dia para o Senhor é como mil anos

4ª feira 1 Coríntios 15.21-28,54-56 A ressurreição

5ª feira Isaías 51.4-6 O meu juízo se estabelecerá cono luz

6ª feira 2 Tessalonicenses 1.1-12 Deus vos faça dignos da sua vocação

Sábado Daniel 2.44,45 Deus levantará um reino que jamais será destruído

OBJETIVOS
  Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:
 estar convicto de que Deus é o justo juiz que a todos julga por meio de Cristo (2 Tm 4.1);
• identificar as diferenças entre o tribunal de Cristo e o julgamento do trono branco;
• compreender que o julgamento será individual e serão condenados aqueles que não tiverem os seus nomes escritos no Livro da Vida.


ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
  Caro professor, o Livro do Apocalipse deixa claro que, depois do Milênio e da derrota e prisão definitiva de Satanás -. o5 mortos que não ressuscitaram por ocasião do arrebatamento da Igreja - a primeira ressurreição, ressuscitarão e comparecerão diante do tribunal do trono branco onde serão julgados de acordo com as suas obras, todas devidamente registradas nos livros (Ap 20.11-15).
  O tribunal de Cristo será para os salvos, e o julgamento do trono branco, para todo aquele que rejeitou o sacrifício de Cristo no decorrer de sua vida sobre a terra.
  Como seus nomes não foram encontrados no Livro da Vida. eles receberão o veredito de condenação da parte do supremo Juiz e serão lançados no lago de fogo (Ap 20.15). 
  Boa aula!

COMENTÁRIO
Palavra introdutória
  Esta é a última lição da série "Os grandes temas do fim". Hoje, estudaremos o Juízo Final, conhecido também como "Ο juízo do trono branco". O plano divino através dos séculos está chegando ao final, quando o Senhor Deus todo-poderoso manifestará a Sua reta justiça, julgando homens e mulheres de todas as raças, tribos, línguas e nações (Ap 20.11-15).

1. A JUSTIÇA DIVINA
  Haverá um dia de juízo: esta doutrina está bem clara nas Escrituras. Ao final da Grande Tribulação, o Anticristo, o Falso Profeta, com milhões de soldados que virão com as nações inimigas de Israel para a guerra do Armagedom, serão todos julgados.

1.1. Revelada no jardim do Éden (Gênesis 3.15)
  O homem e a mulher foram feitos por Deus no Éden para viverem em Sua presença para sempre. No entanto, eles pecaram e, assim, decaíram da elevada condição em que viviam. 
  A partir do primeiro pecado, surgiram todos os males e doenças, além da inevitável morte exatamente como Deus vaticinara (Rm 5.12; Gn 3.3). Imediatamente após a Queda, Deus ordenou a Adão, à Eva e à serpente que fossem, os três, à Sua presença para serem julgados. Eis aqui a primeira manifestação da justiça divina (Gn 3.14-19).

1.2. Executada pelos anjos
  O Antigo e o Novo Testamentos registram a manifestação da justiça divina, executada pelos anjos criados pelo Senhor (Jz 2.1-5).
 Deus enviou anjos para salvar Ló e sua família do terrível juízo que viria sobre as duas cidades pecaminosas de Sodoma e Gomorra, e eles executaram Seus juízos (Gn 19. 15,24).
 Quando Balaão caminhava para amaldiçoar o povo de Israel, o Senhor enviou um anjo com a espada empunhada, que parou na frente dele e da jumenta. O anjo trouxe o julgamento divino sobre Balaão (Nm 22. 22,31,35).
• O Senhor manifestou juízo sobre 185 mil soldados assírios, matando todos em uma só noite por intermédio de um único anjo (Is 37.36,37).

  No tempo do fim, os anjos cumprirão um papel muito importante na execução dos juízos divinos.

1.3. Revelada no Calvário (Colossenses 2.14,15)
  O sacrifício voluntário do Senhor Jesus na cruz do Calvário foi a maior demonstração pública e visível da justiça divina (Rm 5.21).
  Por que derramar sangue de uma vida inocente, como a do Senhor Jesus? O autor da Carta aos Hebreus responde: Sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados (Hb 9.22).
  A justiça divina, manifestada na morte do Senhor Jesus na cruz, julgou o príncipe deste mundo, que é o diabo (Jo 16.11).

1.4. Revelada nos dias finais (Apocalipse 20.11-15)
  As nações ímpias que rejeitaram a justiça de Deus em Cristo e praticaram todo tipo de pecados e males serão julgadas. Líderes mundiais que abusaram do poder e saquearam os cofres das nações para benefício pessoal serão julgados. Povos que nunca permitiram a pregação do evangelho, mataram missionários - homens e mulheres consagrados, - perseguiram a Igreja e sempre foram inimigos do povo de Israel serão julgados (Ap 19.15; Jd 14,15). As atrocidades cometidas pelo Anticristo e o Falso Profeta não ficarão impunes.

2. HAVERÁ UM DIA DE JUÍZO
  O Dia do Juízo é uma realidade bíblica. As palavras juízo e julgamento estão em toda a Escritura. O verbo julgar aparece em toda a história do povo de Israel e das nações antigas. As profecias bíblicas apontam claramente que, no tempo do fim, os juízos divinos virão sobre o planeta e sobre os homens. Os anjos caídos também serão julgados segundo a Palavra de Deus (1 Co 6.3).

2.1. O testemunho no Livro dos Salmos
  Nos 150 Salmos escritos por Davi e outros autores, encontramos várias referências sobre o Dia do Juízo que está prestes a acontecer (Sl 82.8).
 O escritor sagrado declara que, desde os céus, Deus pronunciará os juízos divinos, e a terra estremecerá e permanecerá calada quando Ele se levantar para julgar (Sl 76.8.9).
 Davi profetizou que os homens justos serão recompensa- dos, porque servem a um Deus que realmente exercerá justiça em toda a terra. A manifestação da justiça divina será comentada pela humanidade (Sl 58.11).
 Os filhos de Asafe cantaram sobre a justiça divina e sobre o grande Juiz dos céus e da terra.

 Todas as pessoas que obedeceram aos mandamentos do Senhor, com uma vida íntegra diante dele e dos homens, serão recompensadas. As que viveram em desobediência serão punidas segundo o que está registrado na Palavra de Deus (Sl 50.4-6).

2.2. As profecias bíblicas predizendo juízos
  Temos aprendido que a profecia é uma antecipação do futuro. No texto bíblico, há muitas profecias sobre juízos e julgamentos.
  Daniel descreveu, detalhadamente, o reinado de horroг que o Anticristo trará sobre a terra, blasfemando contra o Altíssimo, perseguindo os santos e levando muitos à morte. A profecia declara a duração desse tempo de aflição e angústia, jamais registrado na História (Dn 7.25,26).

2.3. O testemunho dos apóstolos
  Um dia específico de Juízo Final - um tempo de julgamento, prestação de contas e execução da justiça divina - aparece com destaque nos escritos bíblicos.
  Tanto os evangelhos como as cartas apostólicas indicam que Deus trará a juízo todas as coisas. Aqueles que aceitaram Jesus como Salvador e Senhor, obedeceram aos mandamentos divinos e permaneceram fiéis até a morte serão salvos. No entanto, aqueles que, deliberadamente, rejeitaram a oferta de salvação, preferindo viver na prática do pecado, serão conde- nados (Jo 3.18).
  O apóstolo Paulo deixa claro que haverá um dia de juízo na História. Ele trata deste assunto particularmente sobre a nação de Israel (At 17.31), mas, também, dá destaque especial ao tribunal de Cristo (2 Co 5.10).
  Pedro, em sua primeira carta, declara que todas as pessoas imorais, libertinas e pecadoras, um dia (no Dia do Juízo), terão de prestar contas ao Senhor, que já está pronto para julgar os vivos e os mortos (1 Pe 4.5).

2.4. As referências de Cristo sobre o Juízo 
  O maior de todos os testemunhos sobre os juízos divinos foi proferido pelos lábios do Filho do Deus Vivo (Mt 16.16). Na revelação dos acontecimentos futuros, o Senhor Jesus - falando sobre o juízo relacionado a Israel - disse aos apóstolos que Ele se assentaria em Seu trono glorioso e eles - os apóstolos - se assentariam em doze tronos para julgar as doze tribos israelitas (Mt 19.28).
  Ao referir-se ao príncipe deste mundo, o Senhor Jesus declarou aos Seus seguidores que Ele já foi julgado (Jo 16.11).

3. FATOS SOBRE O JUÍZO FINAL (Apocalipse 20.11)
  Ao final dos mil dias do Milênio, o diabo sairá em uma campanha universal, enganando as nações para se envolverem em um grande projeto o de oposição Cristo. Ele convocará todos os demônios, todas as potestades malignas, todas as forças satânicas e todas as nações com seus exércitos para uma guerra que já está ganha, segundo ele. Esta será a batalha de Gogue e Magogue (Ap 20.7-10).
  Deus, então, executará Seu julgamento definitivo sobre o diabo, lançando-o no lago ardente de fogo e enxofre, onde permanecerá sofrendo por toda a eternidade (Ap 20.10).

3.1. Lições do trono do Juízo (Apocalipse 20.11)
  João, o apóstolo exilado em Patmos, contemplou os sete espíritos que estão diante do trono de Deus (Ap 1.4). Ele registrou as palavras de Cristo, que está assentado no trono com o Pai (Ap 3.21). Em seguida, ele contemplou um trono no céu onde se assenta o Deus Todo-poderoso (Ap 4.2-10).

3.2. Cristo estará presente
  A Bíblia é um livro cristocêntrico. O Senhor Jesus está em todos os livros: do Gênesis ao Apocalipse. Observe os nomes e títulos de Cristo no Apocalipse: a fiel testemunha (Ap 1.5); o Alfa e o Omega (Ap 1.8); o princípio da criação de Deus (Ap 3.14); o Amém (Ap 3.14); a Palavra de Deus (Ap 19.11); a raiz de Davi (Ap 22.16); a resplandecente Estrela da Manhã (Ap 22.16).
  Portanto, é de se esperar que Cristo esteja presente, como Juiz, assentado em Seu trono, no grande Juízo Final (2 Tm 4.1).

3.3. Responsabilidade individual (Apocalipse 20.13)
  O julgamento será imparcial e universal, isto é, todas as ações de cada indivíduo estão registradas nos livros que serão abertos naquele dia (Ap 20.12).
  Cada pessoa responderá individualmente por seus atos. A responsabilidade é pessoal no Juízo Final. Se as obras registradas nos livros forem más, a pessoa que as cometeu responderá por elas. Não haverá justificativas, discussões ou argumentos que possam livrar esta pessoa dos juízos divinos. Cada pessoa dará conta dos seus atos ao Senhor no Juízo Final (Rm 14.11,12).

4. O DESTINO DERRADEIRO
  A morte é a última fronteira, o destino de todos os seres humanos (Jó 30.23).

4.1. Os livros serão abertos (Apocalipse 20.12)
  João viu vários livros serem abertos durante o Juízo Final. Esses livros contêm as obras das pessoas que serão julgadas (Ap 20.11,12).

4.2. O Livro da Vida (Apocalipse 20.15)
  Após a abertura dos livros, João contemplou um outro livro que se destacava sobre todos os demais: o Livro da Vida.

4.2.1. Um livro especial (João 3.16)
  Por que esse livro é especial?
 Porque mantém registrados os nomes das pessoas que aceitaram o Senhor Jesus como Salvador e Senhor.
 Porque todas as pessoas que tiverem seus nomes escritos nele têm a salvação assegurada, isto é, estão salvas.

4.3. A felicidade dos salvos
  Quando o Todo-poderoso se assentar no grande trono branco, o resplendor de Sua glória será tão grande que terra e céu (firmamento) fugirão e não se achará lugar para eles (Ap 20.11).
  As pessoas inscritas no Livro da Vida gozarão a eternidade sem pecados (Ap 21.27), sem lágrimas (Ap 21.4), sem morte (Ap 21.4) e estarão eternamente com Cristo (Jo 14.3).

4.4. O tormento dos perdidos (Apocalipse 21.8)
  As pessoas cujos nomes não estiverem registrados no Livro da Vida serão condenadas ao sofrimento eterno. Elas serão lançadas no lago ardente de fogo e enxofre e viverão eternamente separadas de Deus, em grande tormento e agonia.
  O destino de todas as pessoas que, deliberadamente, rejeitaram a salvação oferecida por Cristo será o inferno, um lugar de tormentos, dor e grande aflição (Lc 16.24).

CONCLUSÃO
  No dia do Juízo Final todos serão julgados e não haverá qualquer chance de recursos à Suprema Corte, nem na terra, nem no céu, nem em qualquer outro lugar.
  Deus já escreveu o Seu plano de julgamento para a humanidade, e este será cumprido, literalmente, a despeito de qualquer comentário, opinião ou decisão tomada por quem quer seja.

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. De acordo com o que foi exposto nesta lição, responda: Em que sentido o tribunal de Cristo é diferente do julgamento do trono branco?

R.: O tribunal de Cristo tem relação com os salvos e acontece- rá no céu logo depois do Arrebatamento, quando o mundo estiver vivendo a Grande Tribulação. O julgamento do trono branco tem relação com os perdidos e acontecerá logo de- pois do Milênio e da prisão definitiva de Satanás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.