segunda-feira, 26 de agosto de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 9 / 3º Trim 2024

                                      

O LIVRO DE EZEQUIEL E SUA MENSAGEM

___/ ___/ _____


Texto de Referência: Ez 2.1-10

LEITURA SEMANAL

Seg Ez 2.7 Ezequiel profetiza a casa rebelde.

Ter Ez 40.1 Profetizou durante o Cativeiro.

Qua Ez 1.1.2 Seu ministério começou durante o reinado de Joaquim.

Qui Ez 1.3 Era da família de Buzi.

Sex Ez 3.17 Deus constituiu Ezequiel como atalaia da casa de Israel.

Sáb Ez 16.1-3 Ezequiel denunciou os pecados do povo.

VERSÍCULO DO DIA
"Veio, expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do Senhor", Ez 1.3.

VERDADE APLICADA
O profeta Ezequiel profetizou durante o exílio exortando o povo, mas também trazendo uma pala- vra de esperança e restauração.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Perceber os pecados da nação que culminou no exílio;
✔ Entender que Deus restaurará o Seu povo;
✔ Revelar acontecimentos apocalípticos.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Busquemos a Deus para que venhamos compreender o Seu agir tanto no juízo quanto na restauração.

INTRODUÇÃO
O Livro de Ezequiel recebe o nome do próprio profeta, cujo significado é "Deus fortalece", e havia um propósito nisso: levar ao entendimento que, mesmo diante do caos e exilio, Deus restauraria o Seu povo, tornando-o uma nação forte e poderosa.

Ponto-Chave
"O mesmo Deus que permite o exílio como forma de punição ao Seu povo, soprará o vento do Seu Espirito para restaurar a nação, conforme demonstrado na visão do Vale de Ossos Secos".

1- UMA MENSAGEM DE EXORTAÇÃO
As profecias de Ezequiel, em sua grande maioria, versam sobre os pecados da nação; e sua mensagem é direcionada a uma casa rebelde (Ez. 2.5). Deus chama a atenção dos sacerdotes, profetas e reis, que se corromperam e deixaram a nação se esquecer de Deus.

1.1. A profanação do santuário
Ezequiel denuncia e condena tenazmente a profanação do santuário (Ez 5.11). Existiam imagens de escultura no lugar de adoração a Deus; pinturas em relevo de animais profanos e adoração pagã em busca de fertilidade (Ez 8). Diante de tais práticas, Ezequiel exorta o povo ao arrependimento e à santificação da Casa de Deus, pois o juízo seria iminente. Ezequiel anunciou o julgamento sobre Jerusalém (Ez 1-24) e sobre as nações estrangeiras (Ez 25-32). Também profetizou a restauração, após a destruição da cidade, e o amor misericordioso de Deus no futuro, o qual se cumpriu em Cristo (Ez 37-24).

1.2. Profecia contra os sacerdotes e profetas
As duas classes responsáveis em transmitir os Mandamentos de Deus ao povo haviam se corrompido e seus respectivos ministérios eram baseados no dinheiro e não mais pela fidelidade a Deus. Os profetas na época de Ezequiel falavam mentiras e profetizavam por conveniência, eles não ouviam a Deus, mas ao seu próprio coração, e com isso enganavam o povo dizendo que existia paz (Ez 13). Presenciamos na hodiernidade a mesma síndrome, onde os arautos da mensagem divina têm falado somente o que lhes convém, o resultado disto tem sido a degradação moral e espiritual da nação, pois onde não existe profecia, o povo se corrompe (Pv 29.18).

Refletindo
"Os profetas atuais precisam ser fieis a vocação divina, conciliando o caráter denunciativo com o teor restaurativo, evidenciando que Deus deseja restaurar, mas antes é necessário arrependimento". Pr. Odilon Xavier

2- MENSAGEM DE RESTAURAÇÃO
À beira do rio Quebar, o profeta Ezequiel exercia o seu ministério, pontuando que o pecado da nação trouxe desgraça e destruição, mas o arrependimento traria a presença de Deus e a restauração à nação. 

2.1. Promovendo o arrependimento e a fé
No Exílio, o povo estava recebendo castigo pela maneira leviana como tratou o pacto do Sinai. Porém, o profeta Ezequiel mostrou a necessidade de arrependimento e a restauração da fé. A expressão "para que saibais que Eu Sou o Senhor", aparece mais de sessenta vezes no Livro de Ezequiel; evidenciando que Deus cumpre Sua aliança, seja para julgamento, seja para bênção. O povo deveria ter confiança que Deus estava no controle da História, por isso deviam se arrepender, pois Deus era grandioso em perdoar. As Escrituras nos mostram que os que confessam e deixam a vida de pecado alcançam misericórdia e prosperam em seus caminhos (Pv 28.13).

2.2. Estimular a esperança nas promessas de Deus
O papel do profeta não é somente denunciar e exortar, mas também trazer à memória do povo as promessas de Deus, estimulando a esperança e a fidelidade de Deus no cumprimento de Suas promessas. A passagem de Ezequiel 37, dirigida a nação de Israel, evidencia que um vale de ossos secos se torna num grande e poderoso exército, pois uma palavra foi vaticinada no caos. A restauração de uma nação está atrelada ao avivamento gerado pela Palavra de Deus mesmo diante do caos, pois é imprescindível acreditar que Deus é poderoso para restaurar a sorte do Seu povo.

3- MENSAGEM APOCALÍPTICA
A exemplo de seu contemporâneo, Daniel, o profeta Ezequiel também traz contribuições grandiosas na compreensão do Livro de Apocalipse, mormente no que tange ao futuro da nação de Israel, e a reconstrução do Templo.

3.1. Compreendendo as profecias de Ezequiel
As profecias de Ezequiel falam de vários eventos, e incluem inclusive, mensagens de juízo às nações vizinhas de Israel. A tônica da profecia recai sobre o povo de Deus, evidenciando que o Cativeiro Babilónico, nada mais era que punição divina pelos pecados da nação de Judá. Ezequiel não somente exorta o povo, mas também apresenta uma mensagem de esperança e encorajamento, quando fala sobre a restauração dos judeus conforme descrito em Ezequiel 37. Parte do cumprimento destas profecias, vemos no regresso para reconstruir os muros de Jerusalém e o templo. Um dos maiores mistérios do livro é a guerra de Gogue e Magogue, que acontecerá no fim dos tempos.

3.2. Reconstrução do Templo
Nas passagens de Ezequiel capítulos 40 a 46, evidencia-se a reconstrução do Templo dos judeus. A História de Israel está atrelada ao arrebatamento da Igreja, pois com a retirada da Igreja da terra, iniciará a última semana de Daniel e acontecerá a reconstrução do Templo. O grande problema é que o anticristo se assentará no trono querendo ser adorado como Deus, e os judeus não aceitarão, havendo assim, a quebra do pacto no meio da semana, ou seja, 1260 dias ou 3 anos e meio. O futuro de Israel está desvendado na última semana de Daniel, e Deus, de forma sobrenatural, dará livramento ao Seu povo.

SUBSIDIO PARA O EDUCADOR
Ezequiel pouco falou sobre a política judaica, nem mesmo fez menção de Zedequias, o rei de Judá naquela ocasião. Vemos que muito de suas profecias foram dirigidas às nações que os rodeavam, isto devido a sua violência contra a nação de Israel. No período do ministério de Ezequias, Israel não somente está sem rei e sem país, como também sem um templo e sem meios de cumprir os ritos religiosos ordenados por Moisés. O único lugar de ajuntamento religioso na Babilônia registrado por Ezequiel é a sua própria casa, onde ele aconselhava os anciãos. Esses anciãos eram os primeiros membros da Sinagoga, os quais se tomariam mais tarde governadores delas e, consequentemente, do povo. Sem um templo, o sistema ritual de animais sacrificados, festas e todas as funções relacionadas com o templo estava inoperante. Quanto ao caráter dos exilados de Judá, não era melhor dos que os da época de Jeremias. Infelizmente, a mudança de local não mudou seus corações ou seus propósitos para com o Senhor até aquela data, por isso Deus fala com o profeta que Israel é "casa rebelde". Aliás, este termo é usado por cerca de dezesseis vezes (Texto adaptado do livro Conheça Melhor o Antigo Testamento" - Stanley A. Ellisen, 1998)

CONCLUSÃO 
Ezequiel não permitiu que o momento adverso limitasse seu ministério, antes cumpriu com êxito profetizando à casa rebelde de Israel, mostrando a grande fidelidade de Deus.

Complementando
Ezequiel foi contemporâneo de dois profetas escritores: Jeremias e Daniel. Embora vivessem na mesma époса, eles não estavam próximos. Jeremias profetizou em Judá, Daniel na corte babilônica e Ezequiel entre o povo judeu exilado na Babilônia.

Eu ensinei que:
As mensagens de Ezequiel contribuíram para a correção e o fortalecimento dos judeus no processo de restauração divina de sua História.

2 comentários:

  1. Muito boa essa palavra 🙏🙅🏻‍♂️🙏🙅🏻‍♂️🙏🙅🏻‍♂️

    ResponderExcluir
  2. Palavra abençoada 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.