segunda-feira, 16 de setembro de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 12 / 3º Trim 2024

                                      

EZEQUIEL E O APOCALIPSE

___/ ___/ _____


Texto de Referência: Ez 39.1-13

LEITURA SEMANAL

Seg Ez 37.26 Terá um concerto de paz eterno.

Ter Ez 36.10.11 Israel será próspero.

Qua Ez 43.1-2 A glória do Senhor sobre Israel.

Qui Ez 34.30,31 Israel será ovelha do pasto do Senhor.

Sex Ez 37.21 O retorno de Israel à sua terra.

Sáb Ez 47.13,14 O compromisso com as doze tribos de Israel.

VERSÍCULO DO DIA
"Então saberão que Eu Sou o Senhor, seu Deus, vendo que eu os fiz ir em cativeiro entre as nações, e os tornei a juntar para voltarem à sua terra, e nenhum deles excluí; nem esconderei mais a minha face deles, quando eu houver derramado o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Jeová".

VERDADE APLICADA
O fim escatológico na visão de Ezequiel se concentra mais no futuro da nação de Israel, sobretudo quanto a sua restauração. Ez 39.28,29.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

✔ Identificar o fim de Israel na visão de Ezequiel:

✔ Entender Gogue e Magogue na Escatologia Bíblica;

✔ Perceber Deus como dominador do Universo.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Clamemos para que possamos perceber o agir de Deus na História e que estejamos atentos aos sinais dos tempos.

INTRODUÇÃO
Muitas das profecias de Ezequiel tiveram seu cumprimento no momento pós-exílio, porém, existem profecias quanto à restauração de Israel e a guerra de Gogue e Magogue que ainda acontecerão, inclusive esta última é citada em Apocalipse (Ap 20.8).

Ponto-Chave
"As profecias bíblicas foram proferidas num contexto, porém, sua aplicabilidade pode ser um futuro mais próximo ou um futuro escatológico".

1- O FIM ESCATOLÓGICO EM EZEQUIEL
Já dissemos, em lições anteriores, que nem sempre os profetas tinham a dimensão escatológica da profecia, como entendemos nos dias atuais, porém vemos que, através das visões e profecias de Ezequiel, Deus revela mistérios quanto ao futuro de Israel e do mundo. 

1.1. A união de Judá e Israel
Um momento histórico, e por demais drástico na História de Israel foi o cisma que aconteceu por volta do ano 931 a.C., quando Israel foi dividido em reino Norte e reino Sul. Na visão de Ezequiel, através de dois pedaços de madeira, Deus transmite a mensagem de que haverá união, quando se tornarão uma só nação (Ez 37.19-28). É preciso entender que algumas destas profecias já se cumpriram, porém, existem outras profecias como o estabelecimento do príncipe eterno (Ez 37.25), bem como o concerto eterno (Ez 37.26). A divisão veio por erros humanos, porém Deus em Sua sabedoria restaurará a História do Seu povo. 

1.2. Restauração do Templo
Ezequiel mostra em detalhes a restauração do Templo (Ez 40 a 46). Sabemos que, assim que terminou os 70 anos de Cativeiro, houve a reconstrução do Templo com Esdras, mais tarde com Herodes, houve a reforma do Templo, tornando-o uma das mais magníficas construções da época, entretanto, foi destruído no ano 70 d.C. Existe a expectativa da construção deste terceiro Templo a partir da visão paulina. Paulo Chega a dizer que o anticristo se as- sentará no Templo de Deus, querendo ser adorado como Deus (1Ts 2.4). Pela Escatologia Bíblica, sabemos que, com a construção do Templo, um concerto será firmado, porém, na metade da semana será quebrado (Dn 9.29).

Refletindo
"Os desdobramentos escatológicos do livro de Ezequiel corroboram que o arrebatamento é uma realidade e que o fim virá sobre toda a terra", Bispo Primaz Dr. Manoel Ferreira

2- GOGUE E MAGOGUE
Um dos pontos centrais da escatologia bíblica recai sobre a passagem de Ezequiel que descreve sobre Gogue e Magogue. João, em sua visão apocalíptica, fala sobre esta guerra que se dará após os mil anos de paz (Ap 20.6-8).

2.1. Gogue e Magogue na visão de Ezequiel
Os textos de Ezequiel 36-39, versam sobre o restabelecimento final de Israel e o grande conflito com uma confederação do norte. O profeta revela uma profecia essencial da congregação de Israel no fim da Grande Tribulação (Ez 34.1-31), bem como uma descrição do novo concerto e suas implicações espirituais. A passagem esclarece ainda a ordem dos eventos, a saber: congregação das nações; precederá a purificação nacional que Deus fará a Israel, e a colocação do Seu Espirito no Seu povo. Israel será restaurado em toda a sua plenitude de pois desta guerra em que seus inimigos serão aniquilados.

2.2. A conexão de Gogue e Magogue com o Apocalipse
João faz alusão à expressão "Gogue e Magogue", dizendo da derradeira guerra que acontecerá após o milênio (Ap 20.8). Observa-se que se trata de governantes e povos seduzidos por Satanás em rebelião contra Deus. João ressalta que o número dos que ali estavam é semelhante à areia do mar (Ez 38.1). Gogue é o príncipe da terra de Magogue, vindo do norte nos últimos dias para lutar com o povo de Deus. Mesmo que os inimigos sejam muitos, a vitória virá de forma sobrenatural.

3- A SOBERANIA DIVINA NA HISTÓRIA
Em todos os acontecimentos narrados por Ezequiel, vemos o controle de Deus sobre a História, revelando episódios que aconteceriam anos mais tarde, e terão seu cumprimento de forma cabal na consumação dos séculos. 

3.1. O castigo sobre Lúcifer
No livro de Ezequiel, especificamente no texto 28.11-19, vemos informações acerca de Lúcifer, um grande regente celestial e também querubim responsável por defender e proteger o monte santo de Deus. Observamos que o orgulho entrou neste querubim ungido, levando-o a rebelar-se contra Deus e consequentemente ser expulso dos céus. Este momento foi narrado pelo próprio Cristo quando relata que viu Satanás como um raio cair do céu (Lc 10.18). Deus é Senhor do Universo e mantém o controle de todas as coisas, punindo até mesmo aqueles que são autoridades, pois Sua glória Ele não dá a outrem.

3.2. O fim vem sobre a terra
O próprio profeta Ezequiel clama: "Vem o fim, o fim vem, despertou-se contra ti; eis que vem, Ez 7.6. O fim escatológico é inevitável, pois as nações se rebelaram contra Deus e todos cometeram atrocidades nas cidades. Deus mostrará não somente o Seu furor sobre as nações como vemos as profecias contra Amom, Tiro, Moabe, Edom, Sidom, Egito e seus respectivos governantes, como também a sua total aniquilação. A Bíblia nos mostra que mesmo a terra vivendo mil anos de paz sobre o regime de Cristo, não titubeará e se unirá a Satanás para perseguir o povo de Deus. No fim de todas as coisas, um novo Rei se levantará para governar pelo século dos séculos.

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
No que tange às questões escatológicas, o Livro do profeta Ezequiel pontua duas coisas de vital importância para a História Bíblica. Uma delas é a nação de Israel, que é considerado o relógio escatológico, pois as setenta semanas elucidadas por Daniel está atrelada a nação de Israel. A última semana que falta para se cumprir aponta para o acerto de contas de Deus para com a nação de Israel, neste momento: Israel será salvo ao reconhecer Jesus Cristo, como Messias. Outro ponto importante é sobre Ezequiel 47.8-9, 12, onde existe uma profecia sobre o mar Morto, mostrando que ele se tornará frutífero e trará prosperidade à região. Tudo o que foi vaticinado pelo profeta Ezequiel se cumprirá de forma cabal, pois Israel será vitorioso e honrado diante de seus inimigos, e Deus será conhecido como o Soberano que domina sobre todas as coisas.

CONCLUSÃO 
Deus não somente restaurará o povo de Israel, mas principalmente implantará Seu Reino eterno na consumação, onde os céus e a terra serão a mesma Grei.

Complementando 
Há uma discussão sobre a data em que o Livro de Apocalipse foi escrito. Alguns estudiosos defendem que o Livro foi escrito antes de 70 d.C, durante o governo de Nero. Outros acreditam que foi após o ano de 70 d.C., entre 81 e 96 d.C. Independente da data, o Livro foi escrito em um tempo adverso para os cristãos.

Eu ensinei que:
As profecias de Ezequiel mostram que Deus é fiel para cumpri-las e com certeza o Apocalipse se consumará cabalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.