VERDADE PRÁTICA
Devemos reconhecer as autoridades humanas, mas não podemos atribuir-lhes um poder acima do que elas têm. Há um Deus no céu.
Segunda – Et 6.14 Hamã é levado apressadamente para o banquete preparado por Ester
Terça – Et 7.2 A rainha Ester ofereceu um banquete denominado de “banquete de vinho”
Quarta – Et 7.4-6 A rainha Ester denuncia Hamã e todo seu plano ao rei Assuero
Quinta – Et 7.7,8 A ruína de Hamã é inevitavelmente confirmada
Sexta – Et 7.9-10; cf. Pv 20.2 A reação física e verbal de Assuero vista como o terror de Hamã
Sábado – Lc 12.2 Nada fica oculto ou encoberto diante do Deus Todo-Poderoso
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Ester 7.1-10
1 – Vindo, pois, o rei com Hamã, para beber com a rainha Ester,
2 – disse também o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu requerimento? Até metade do reino se fará.
3 – Então, respondeu a rainha Ester e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição e o meu povo como meu requerimento.
4 – Porque estamos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem e lançarem a perder; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia, ainda que o opressor não recompensaria a perda do rei.
5 – Então, falou o rei Assuero e disse à rainha Ester: Quem é esse? E onde está esse cujo coração o instigou a fazer assim?
6 – E disse Ester: O homem, o opressor e o inimigo é este mau Hamã. Então, Hamã se perturbou perante o rei e a rainha.
7 – E o rei, no seu furor, se levantou do banquete do vinho para o jardim do palácio; e Hamã se pôs em pé, para rogar à rainha Ester pela sua vida; porque viu que já o mal lhe era determinado pelo rei.
8 – Tornando, pois, o rei do jardim do palácio à casa do banquete do vinho, Hamã tinha caído prostrado sobre o leito em que estava Ester. Então, disse o rei: Porventura, quereria ele também forçar a rainha perante mim nesta casa? Saindo essa palavra da boca do rei, cobriram a Hamã o rosto.
9 – Então, disse Harbona, um dos eunucos que serviam diante do rei: Eis que também a forca de cinquenta côvados de altura que Hamã fizera para Mardoqueu, que falara para bem do rei, está junto à casa de Hamã. Então, disse o rei: Enforcai-o nela.
10 – Enforcaram, pois, a Hamã na forca que ele tinha preparado para Mardoqueu. Então, o furor do rei se aplacou.
INTRODUÇÃO
Professor(a), esta lição vai falar da continuação da bênção de Deus sobre o Seu povo, pois na lição anterior foi a exaltação de Mardoqueu
diante de Hamã, e aqui vamos ver como Ester fez a denúncia que deu
livramento ao povo de Deus. "Mardoqueu
foi honrado e Hamã humilhado.", Convém
lembrar que, a reviravolta começa a partir do momento em que Ester
tomou a decisão de buscar a Deus e ir falar com o rei, ou seja, ao
tomar a decisão Deus já começou a operar em favor deles. "Tudo
será resolvido no segundo banquete", O
primeiro banquete deixou o
coração do rei mais derretido por Ester e alimentou
mais ainda o ego de Hamã, veja:
"Disse mais Hamã: Tampouco a rainha Ester a ninguém fez vir com o rei ao banquete que tinha preparado, senão a mim; e também para amanhã estou convidado por ela juntamente com o rei.", Ester 5.12 Na hora do convite, Hamã achou que ele era especial por ter sido convidado pela rainha.
I –O BANQUETE E A DENÚNCIA
1- A instabilidade de Hamã.
"Durante o dia, serviu de guia para o cavalo que transportou seu desafeto judeu", Convém lembrar que Hamã, não só saiu de guia, mas que também, gritava enquanto puxava o cavalo pelas ruas da capital, e como Hamã tinha posição privilegiada, com certeza muita gente se aglomerou para ver e ouvir o que ele falava, deve ter sido uma cena muito vergonhosa para ele. "uma sentença totalmente desfavorável", Se refere ao que sua esposa e seus amigos lhe falaram, sobre Mardoqueu:
"E contou Hamã a Zeres, sua mulher, e a todos os seus amigos, tudo quanto lhe tinha sucedido. Então os seus sábios e Zeres, sua mulher, lhe disseram: Se Mardoqueu, diante de quem já começaste a cair, é da descendência dos judeus, não prevalecerás contra ele, antes certamente cairás diante dele.", Ester 6.13 (grifo meu)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.