domingo, 27 de outubro de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR JOVENS - Lição 5 / 4º Trim 2024

  

SEMEANDO BOAS-NOVAS
___/ ___/ _____

Texto de Referência: Lc 8.4-8

LEITURA SEMANAL

Seg 2Tm 4.2 Devemos pregar a Palavra em tempo e fora de tempo.

Ter Fp 3.13,14 Permaneçamos firmes, com nossos olhos fitos em Jesus.

Qua Lc 8.11 A Palavra de Deus dá frutos semelhantes a uma semente.

Qui Is 55.11 A Palavra de Deus cumprira o seu propósito.

Sex 1Co 15.58 Nosso trabalho é importante para Deus.

Sáb Mc 4.20 O resultado da semeadura é grandiosamente superior ao plantio.

VERSÍCULO DO DIA
"E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a Palavra, a conservam num coração honesto e bom e dão fruto com perseverança", Lc 8.15.

VERDADE APLICADA
Mesmo que pareça insignificante no começo, Deus fará que o fim seja grandioso.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Explicar o processo da semeadura;

✔ Apresentar a mensagem da Parábola do Semeador;

✔ Aplicar os conceitos da Parábola do Semeador.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que cumpramos com excelência a missão da Grande convocação.

INTRODUÇÃO
A Parábola do Semeador nos apresenta o ensinamento de Jesus sobre o poder da Palavra pregada por Ele e o Seu resultado grandioso.

Ponto-Chave
"A Palavra de Deus cumprirá Sua missão."

1- O SEMEADOR SAIU PARA SEMEAR
Contextualizando com a prática de Seus ouvintes, Jesus continua a ensinar sobre o Reino de Deus, utilizando figuras do cotidiano rural, agora, Ele nos ensina sobre o semeador.

1.1. A confiança do semeador
O texto afirma que, diante de uma grande multidão oriunda de várias cidades da Galileia, Jesus pronuncia a Parábola do Semeador (Lc 8.4-15). A Parábola nos conta sobre quando o semeador saiu a se mear. As sementes foram lançadas sobre vários tipos de terreno: algumas caíram à beira do caminho e foram comidas pelas aves (Lc 4.5), outras caíram em terreno pedregoso (Lc 4.6), outras entre espinhos (Lc 4.7), mas algumas caíram em terra boa (Lc 4.8). O semeador lançou a semente sem o solo estar arado, mas isso não impediu o seu trabalho, pois ele tinha a certeza de que, no fim, o seu esforço seria recompensado. Devemos trabalhar independentemente das intempéries: "Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará," Ec 11.4.

1.2. Os obstáculos da semeadura 
Se observarmos a experiência inicial do semeador, poderíamos pensar que seu trabalho seria em vão, pois grande parte de suas sementes foram desperdiçadas. As que caíram à beira do caminho foram comidas pelas aves, outras que caíram junto aos pedregais tiveram suas raízes ressecadas e não vingaram, e as que caíram entre os espinhos também tiveram o mesmo fim, se perderam na labuta. A nossa vida é semelhante, pois às vezes parece que tudo que fazemos para o Reino de Deus é irrelevante, ou que investimos muito e não vemos resultado. Todavia não podemos parar, é importante que permaneçamos com nossos olhos fitos em Cristo (Fp 3.13,14).

Refletindo
"Semear a Palavra de Deus no mundo implica em sacrifício, bom ânimo e confiança". Bispo Abner Ferreira

2- A EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA
A Parábola do semeador é uma das Parábolas que Jesus explica em particular aos Seus discípulos (Lc 8.9-15), ela se encontra no início das instruções sobre os ensinos de Jesus.

2.1. O êxito da missão de Jesus
A semente é a Palavra de Deus pregada por Jesus (Lc 8.11), e o local de sua queda, ou o terreno onde é recebida simboliza seus ouvintes. A semente que cai à beira do caminho representa aqueles que ouvem a mensagem, mas o diabo arrebata do coração a mensagem ouvida, gerando incredulidade (Lc 8.12). O terreno pedregoso são aqueles que não têm raiz, não se aprofundam no relacionamento com Deus e no estudo e na meditação da Palavra, de modo a não permanecer firme diante das adversidades (Lc 8.13). Os espinhos representam as tentações do mundo, as riquezas, os prazeres, as preocupações. E, por fim, o terreno fértil, que produzem bons frutos.

2.2. Animo e confiança 
Apesar de toda a dificuldade para semear, o semeador permanece confiante, pois ele sabe que algumas sementes darão fruto. Quem diria quantas sementes não vingaram? Entretanto, o resultado daquela que caiu em terra boa é superlativamente extraordinário, ela produz 30, 60 e 100 vezes a mais daquilo que foi semeado (Mc 4.20). A falta de resultado aparente não deve nos desestimular, pois o crescimento acontece no tempo de Deus (Jo 4.36-38). A Palavra de Deus não voltará vazia, Ela cumprirá o que lhe apraz: "Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei", Is 55.11.

3- INÍCIO PEQUENO, FIM GRANDIOSO
Tanto a Parábola do Semeador (Lc 8.4- 15) quanto a do grão de mostarda (Mc 4.30-32) são chamadas de Parábolas de contradição, pois apresentam a característica do Reino que possui um início insignificante, mas seu fim é glorioso.

3.1. Início insignificante
Muitos questionaram o Ministério de Jesus, principalmente Seus opositores (Mc 11.28-30). Jesus apresenta esta Parábola para mostrar que, apesar de simples, Seu Ministério se transformou em algo sublime. Aparentemente, muitos obstáculos se apresentaram na trajetória ministerial de Jesus, de modo que, até a cruz fez com que alguns de Seus discípulos vacilassem, voltando para seus antigos afazeres (Jo 21.3).
Não desamine em sua trajetória crista, continue orando, lendo, estudando a Palavra, sendo fiel em todas as coisas, pois as sementes que plantamos hoje, serão árvores amanhã.

3.2. Fim glorioso
O resultado da plantação vai muito mais além daquilo que foi plantado. Foi as- sim com Jesus ao implementar o Reino de Deus, pois quem diria que um grupo pequeno, cujos passos percorreram a Palestina, pudesse conquistar o mundo? Esta Palavra serve para nós ainda hoje. Deus tem guardado um futuro glorioso então, invista mais tempo nas coisas do Reino, que, no seu determinado tempo, vai crescer e se multiplicar. Não tenha medo e nem dúvida, mas tenha fé! Deus tem recompensa para todos aqueles que são fiéis, pois o nosso trabalho não é sem significado e sem importância para o Grande Senhor (1Co 15.58).

SUBSIDIO PARA O EDUCADOR
O semeador tem por alvo as sementes que caiam em terra boa (...). Desta forma, devemos estar ligados na "videira verdadeira" que é o Senhor Jesus (Jo 15.1). E se não produzirmos frutos, corremos o risco de sermos cortados (Lc 13.7). Para se obter uma produção abundante era preciso uma poda drástica. Os galhos que não davam frutos eram cortados, geralmente com uma faca afiada ou com uma podadeira. Acreditamos que a podadeira era uma lâmina de metal encurvada, provida de cabo de madeira. Evidentemente esse serviço era feito após a floração, quando a flor já estava se transformando em fruta (Is 18.5). Se uma vinha não fosse podada, era considerada inútil ou abandonada (Is 5.6). Contudo, pela lei, a cada sete anos, o agricultor tinha que deixar a parreira sem podar (Lv 25.3,4),
Fonte: ANDRADE. Deíró de. Betel Dominical: Jovens e Adultos Parábolas de Jesus. Rio de Janeiro: Editora Betel, 1997, p.70.

CONCLUSÃO
Tudo que fazemos para a Obra e o Reino de Deus haverá um retorno, pois a Palavra de Deus cumprirá o Seu propósito.

Complementando
Mesmo diante de toda pressão aos cristãos no Norte da África, a Igreja tem se expandido velozmente na região. A pregação do Evangelho tem chegado ao Norte da África, e pessoas estão sendo impactadas por sua mensagem. Na Tunísia, cristãos usam as mídias e ultimamente o cristianismo tem crescido mais rápido que nos 14 séculos de domínio islâmico.

Eu ensinei que:
A Parábola do Semeador nos apresenta o poder de transformação da Palavra de Deus, de modo que, mesmo que aparentemente, o início pareça insignificante, o seu fim será majestoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.