quarta-feira, 6 de novembro de 2024

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 6 / 4º Trim 2024


AULA EM 10 DE NOVEMBRO DE 2024 - LIÇÃO 6
(Revista Editora CPAD)

Tema: A Promessa de Cura Divina

TEXTO ÁUREO 

Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.” (Isaías 53.4)

VERDADE PRÁTICA
Jesus é o Médico dos médicos e não há enfermidades que Ele não possa curar.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Gn 3.1-7,22-24 O pecado é a causa das doenças
Terça – Rm 3.9-12 O pecado corrompeu toda a natureza humana
Quarta – Gn 6.3,13; 2 Pe 2.5 Com o tempo, o homem passou a viver menos 
Quinta – Sl 90.10 O Salmista mostra a expectativa da vida mais curta 
Sexta – Rm 8.23 Aguardamos a redenção plena do nosso corpo
Sábado – Hb 13.8; Mc 5.35-43 Jesus não mudou, Ele cura sim 

Hinos Sugeridos: 7, 293, 510 da Harpa Cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Isaías 53.1-5; Mateus 8.14-17; Tiago 5.14,15

Isaías 53
1 Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?
2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.
3 Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4 Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
5 Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.

Mateus 8
14 E Jesus, entrando na casa de Pedro, viu a sogra deste jazendo com febre.
15 E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se e serviu-os.
16 E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele, com a sua palavra, expulsou deles os espíritos e curou todos os que estavam enfermos,
17 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.

Tiago 5
14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
15 e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

INTRODUÇÃO 
Professor(a), nesta lição, vamos ver que o Novo Testamento nos dá a base para crer que hoje se opera milagres assim como se operou no passado, a ideia básica aqui, é mostrar isso aos alunos.  
"Essa obra, efetivada por Ele, nos autoriza a clamar pela Cura Divina." Jesus é quem consuma a obra de Deus, e logo após ordenar o Ide, Ele nos deu essa Palavra: 
"17 E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; 
18 pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.", Marcos 16.17,18 
"Jesus Cristo cura sim!", Essa afirmação da lição combate a ideia que alguns têm de que Jesus não realiza mais curas nos dias de hoje como parte de Sua obra. A lição vai mostrar que a intensão do Senhor é clara, embora a intenção de salvar seja a Sua prioridade. 

I – A PROMESSA BÍBLICA DA CURA DIVINA 

1- A profecia messiânica de Isaías 53.
"O Cristo de Deus que foi pregado na cruz do Calvário para a nossa redenção (Is 53.1-3)", Essa passagem é a visão do profeta Isaías sobre Jesus consumando a obra da cruz. O rosto desfigurado pelo sofrimento é retratado pelo profeta em suas palavras:

"Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.", Isaías 53.2 

O interessante nessa passagem é a abertura: "quem deu crédito a nossa pregação?" , isso mostra o que é a cruz de Cristo: uma pregação ao mundo, de que há salvação para a raça humana, isso é o Evangelho.  

"Além disso, o evangelista confirma o cumprimento da profecia de Isaías no ministério de Jesus (Mt 8.17). Por isso, podemos confirmar que Jesus salva e cura." A profecia de Isaías mencionada aqui é essa: 

"4 Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

5 Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.", Isaías 53.4,5

Sabemos que Deus não deseja curar a todos hoje, pois esse não é o objetivo do Evangelho, se fosse assim, não haveria cristãos morrendo de doenças, as curas acontecem, mas o objetivo é o ganho de almas. Então, podemos notar que Mateus relata que as curas simples eram o cumprimento daquela passagem de Isaías:

"para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.", Mateus 8.17

Essa referência fala da cura da sogra de Pedro e de outros enfermos que estavam ali, por isso, entendemos que, embora Jesus esteja interessado em salvar as multidões, Ele também está interessado em curar seus servos.



=> Para adquirir este subsídio completo, siga as instruções abaixo:

ATENÇÃO: PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:

1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.


Se desejar, pode fazer um único pix para todas as lições do trimestre e deixar agendado conosco!
 
___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.