OSÉIAS CONVOCA O POVO AO ARREPENDIMENTO
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Texto de Referência: Os 4. 1,2
LEITURA SEMANAL
Seg Os 4.6 O povo é destruído por falta de conhecimento.
Ter Os 1.2 Um casamento indesejável.
Qua Os 4.10 Israel havia sido infiel à aliança com Deus.
Ter Os 1.2 Um casamento indesejável.
Qua Os 4.10 Israel havia sido infiel à aliança com Deus.
Qui Os 4.14 O pavo que não tiver conhecimento será arruinado.
Sex Os 14.1 A nação é conclamada a voltar-se para o Altíssimo.
Sáb Os 6.6 Deus quer misericórdia e não sacrifício.
Sex Os 14.1 A nação é conclamada a voltar-se para o Altíssimo.
Sáb Os 6.6 Deus quer misericórdia e não sacrifício.
VERSÍCULO DO DIA
"Converte-te, ó Israel, ao Senhor, teu Deus; porque, pelos teus pecados, tens caído". Os 14.1.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Apresentar a biografia de
Oséias; ✔ Falar sobre a convocatória de
Oséias;
✓ Explicar sobre a importância
dos nomes para o povo hebreu.
VERDADE APLICADA
Deus está nos convidando para um
arrependimento sincero, genuíno
e urgente.
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que o Senhor levante
homens que preguem a Palavra
veementemente contra o pecado.
INTRODUÇÃO
Estudaremos nesta lição sobre a infidelidade
de Israel e como este povo traiu a confiança e
a Aliança de Deus. Como não podemos falar
de história em migalhas, ainda veremos que,
quando Deus estabelece um relacionamento,
Ele exige absoluta fidelidade.
Ponto-Chave
"Deus não tolera o pecado. Ele é bom
para com aqueles que confessam seus
pecados através de um coração humilde".
O LIVRO DE OSÉIAS
Deus usou a vida pessoal do profeta
Oséias como uma comparação de Sua relação com Israel (Os 1.2). Suas profecias
se dão diante de um colapso espiritual
em que vivia Israel em meio as maiores
desesperanças (Os 4.1).
1.1. Considerações preliminares
Oséias, cujo significado é "salvação"
tem o seu passado pouco revelado.
Tudo o que sabemos é que seu pai se
chamava Beeri (Os 1.1). Tendo profetizado nos dias dos reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, todos do reino
do Sul e no reinado de Jeroboão II
do reino do Norte (Os 1.1). O que torna Oséias contemporâneo do profeta Isaías e provavelmente de Amós e Miquéias. Como curiosidade, é interessante saber que existiram outros homens com o mesmo nome, e é muito
importante não confundi-los: Josué,
que sucedeu Moisés (Nm 13.16; Dt
32.44); último rei do reino do Norte.
(2Rs 17.4); um príncipe da tribo de
Efraim (1 Cr 27.20) e um líder no livro de Neemias (Ne 10.23).
1.2. Uma mensagem para o reino
do Norte
Não podemos deixar de mencionar que
Oséias, assim como Amós, profetizou
para o reino do Norte (Os 1.4,6,10; 3.1;
4.1,15). Convém notar que, infelizmente, mesmo sendo advertido pelo profeta, o povo não se voltou para Deus que
optou em viver uma vida de pecado
mediante corrupção, injustiça social e
hipocrisia religiosa. Estes brutais pecados da nação de Israel foram citados
por Oséias com mensagens ao arrependimento, e convites à misericórdia e ao
amor de Deus (Os 7.11-14). O povo não
se arrependeu, entretanto, o que fez que,
anos mais tarde, eles fossem levados cativos para Assíria (2Rs 17.6).
Refletindo ·
"A obediência e o coração sensível de
Osélas o tornavam apto para sua difícil missão. A infidelidade daquele povo era
tamanha, que cegava qualquer entendimento. Bispo Abner Ferreira
2- UMA CONVOCAÇÃO DIFERENTE
O Senhor chamou Oséias para uma missão especial e o encarregou de unir-se em
matrimônio a uma prostituta e tivesse
filhos com ela (Os 1.2,3). Essa prostituta
representaria a nação de Israel, pois a terra se prostituíra, desviando-se do Senhor.
2.1. Um casamento que causa estranheza
Segundo o Bispo Abner Ferreira (Revista Betel Dominical - l O Trimestre
de 2020. p. 14), para que o matrimônio
tenha a forma de uma união abençoada por Deus, é necessário que ele
seja acrescido de valores. Para o Bispo, um matrimônio sem valores é um
matrimônio fraco e propenso a deteriorar-se porque não tem forma. Vemos que o casamento de Oséias foge
deste padrão divino (Os 1.2), pois foi um casamento literal e com propósitos
divinos, servindo como uma analogia
direta do relacionamento entre o Senhor (esposo fiel) e Israel (esposa infiel). Assim, o profeta sentiria na pele
a tristeza que Deus sente quando o Seu
povo trai a Sua confiança.
2.2. A infidelidade da nação com o
Criador
Engana-se quem pensa que Deus desejou o martírio de Oséias ao ordenar que
ele se casasse com uma prostituta (Os
1.2,3). Olhando para os textos sagrados,
enxergamos que o ordenamento divino
ao profeta a respeito do seu casamento,
deu-se em virtude do povo de Israel está
mergulhado em um atoleiro de pecados,
assim Deus se utiliza deste artifício para
despertar em Oséias o sentimento que
Ele mesmo possuía a respeito da nação
de Israel (Os 4.10). Na verdade, Deus,
com este casamento, teve a intenção de
gerar um desassossego em Oséias para
que o profeta levasse a Sua mensagem,
pois o povo não reconhecia mais que as
bênçãos vinham do Senhor (Os 2.8).
3 A IMPORTÂNCIA DO NOME
PARA OS HEBREUS
Em algumas civilizações antigas, como
Israel, os nomes apresentam significados
profundos. Oséias e Gomer tiveram três
filhos, cada um com nome emblemático.
Jezreel. Lo-Ruama e Lo-Ami Cada um
destes nomes apresentava uma mensagem
de Deus ao povo. Como veremos a seguir.
3.1. Os filhos de Oséias
Ao primeiro filho de Oséias com sua esposa adúltera Gomer, foi.lhe dado o nome
de Jezreel (Os 1.4). Que significa "Deus
semeia" ou "Deus planta" em referência
a terrível destruição da casa de Acabe,
efetuada por Jeú em Jezreel (2Rs 10.11),
nesta cidade ocorreu a morte da idólatra
Jezabel (2Rs 9.30-37). Posteriormente, Gomer deu à Juz a uma menina por
nome Lo-Ruama que significa "não
compaixão" (Os 1.6), evidenciando que
a compaixão de Deus tem limites. O
terceiro e último filho de Oséias foi chamado de Lo-Ami (Os 1.9), que significa
"Não meu povo': porque Israel não seria
mais o Seu povo.
3.2. O que Oséias tem a ensinar para
a Igreja hoje
O livro do profeta Oséias tem muito a nos
ensinar, sobretudo acerca do arrependimento. Neste livro, Deus fala ao coração
de Sua amada, mas (infiel esposa) Israel
(Os 2.14). Diante de tais circunstâncias,
Deus encarrega Oséias para chamar o
povo ao arrependimento, já que Israel (a
esposa infiel) se esquecera do Criador (o
Esposo fiel) atribuindo sua prosperidade
ao deus pagão Baal (Os 2.7,8; 8.14). Hoje,
assim como fez com Oséias (Os 14.1), o
Senhor nos chama ao arrependimento
(2Cr 7.14), através de um arrependimento sincero e um espírito contrito, como
resultado de profundo sofrimento pelos
pecados que cometemos (Os 14.1,2).
SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
É inevitável identificar que Oséias nos
traz uma das imagens mais profundas do amor divino encontradas no
Antigo Testamento. Oséias compreendeu a vontade divina para sua vida, por isso obedeceu a Deus e permitiu
que o seu perdão à traição de Gomer
exemplificasse o grande amor de
Deus por Israel, apesar de sua infidelidade. Assim como Deus, Oséías pegou aquela mulher, deu-lhe um nome,
um lar, bênçãos; e, em troca, ela só lhe
deu a infidelidade. Porém, Deus quer a
restauração do Seu povo, porque Sua
promessa não seria revogada, mas
permaneceria restaurada e renovada (Os 1.10.11). Essa promessa se concretizaria; Israel se congregaria mediante
a graça divina em uma projeção futura
como Messias Fonte: FERREIRA. Abner - IBE Profetas
Menores. p.25).
CONCLUSÃO
No livro de Oséias, podemos compilar
todo um conjunto de informações que evidenciam que o profeta tem a preocupação em nos instruir sobre o arrependimento e a reconciliação a Deus.
Complementando
Colhemos evidências na Bíblia de que,
nos dias de Oséias, Israel vivia uma exacerbada riqueza econômica, mas uma
impassibilidade espiritual. Por sua apatia às coisas espirituais, a história mostra
que, anos mais tarde, os assírios invadiram o reino do Norte e levaram cativos
os israelitas.
Eu ensinei que:
Assim como Oséias ansiava trazer
de volta sua esposa adúltera, livrando-a da degradação moral, de Igual
modo, Deus ansiava trazer para Junto de Si o povo de Israel (Os 14.1.2).
Fonte: Revista Betel Conectar
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