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terça-feira, 7 de janeiro de 2025

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 2 / 1º Trim 2025


AULA EM 12 DE JANEIRO DE 2025 - LIÇÃO 2
(Revista Editora CPAD)

Tema: Somos Cristãos

  TEXTO ÁUREO
“Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.” (At 15.19)

VERDADE PRÁTICA
O Cristianismo é uma religião de relacionamento pessoal com o Cristo ressuscitado e não um conjunto de regras e ritos.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Mt 9.16 O Cristianismo Judaizante é remendo novo em vestidos velhos
Terça – At 11.26 Ser cristão significa ser discípulo e seguidor de Cristo
Quarta – At 15.1,5 Os judaizantes condicionavam a salvação à observância da Lei de Moisés
Quinta – Rm 3.28 O ser humano é justificado pela fé, sem as obras da Lei
Sexta – Gl 1.8,9 Paulo chama essa doutrina judaizante de outro evangelho
Sábado – Fp 3.5 O combate à tendência judaizante por uma autoridade de origem judaica

Hinos Sugeridos: 205,379, 430 da Harpa Cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gálatas 2.1-9,14

1 DEPOIS, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.
2 E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.
3 Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;
4 E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;
5 Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.
6 E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;
7 Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão
8 (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios),
9 E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;
14 Mas, quando vi que não andavam bem e diretamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

INTRODUÇÃO 
Professor(a), essa é mais uma aula interessante, pois toca em um problema muito atual nas igrejas, que é o legalismo judaizante na forma de práticas do judaísmo que estão sendo incorporadas ao serviço cristão e à liturgia dos cultos. 
A Igreja herdou dos judeus muitas ideias e práticas no campo teológico e ético, visto que a jornada histórica da Igreja começou em Jerusalém no dia de Pentecostes numa comunidade judaica. E esses pontos de interseção levaram alguns a confundir a Lei de Moisés com a Graça. Nesta lição, veremos que Gálatas 2 é um relato de um dos debates que mostram o limite entre Judaísmo e Cristianismo, e os apóstolos, principalmente Paulo, tiveram muita dificuldade de mostrar isso aos judaizantes. A intensão do Senhor era levar o Evangelho aos confins da terra, isso ficou claro no Ide que Jesus deu aos discípulos, porém, o que não ficou claro era como eles fariam isso, pois isso seria uma obra do Espírito Santo. O principal erro que muitos cometeram na época da Igreja Primitiva, foi de tentar anunciar o Evangelho aos gentios, juntamente com os aspectos doutrinários e culturais do judaísmo. Isso obviamente não daria certo, e por isso, o Senhor instruiu os apóstolos, a começar com Pedro, na visão do lençol, mas, na verdade, o primeiro a entender isso foi Paulo.

"13 E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
14 Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
15 E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.", Atos 10.14-15

Nesta visão, o Senhor mostra a Pedro que o Sangue de Jesus faz efeito purificador sobre todas as pessoas e não somente sobre os judeus. 

I – PREVENINDO-SE CONTRA A TENDÊNCIA JUDAIZANTE

1. Subindo outra vez a Jerusalém (Gl 2.1,2).
Catorze anos depois da sua conversão a Cristo, Paulo sobe pela segunda a vez a Jerusalém. Essa segunda visita foi por revelação (v.2; At 11.27-30), não sendo uma convocação pelos apóstolos para prestação de contas. Uma característica do ministério de Paulo era a direção do Espírito Santo, por isso ele relata que foi a Jerusalém, pela revelação divina.

"E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.", Gálatas 2.2

Essa visita de Paulo tinha caráter doutrinário, e só para esclarecer, não era comum na Igreja Primitiva as convocações para prestação de contas, pois a Igreja naquele período não tinha a preocupação administrativa que os ministérios possuem hoje, até mesmo porque não administravam capital e não possuía patrimônio.
Não podemos confundir essa visita de Paulo com a sua ida ao Concilio de Jerusalém, registrado em Atos 15. Infere-se que a Epístola aos Gálatas foi escrita antes do referido Concilio, pois não há menção dele na carta, visto que o Concilio tratou do mesmo assunto (At 15.5,6). Somando os anos mencionados em Gálatas, podemos afirmar que essa visita aconteceu antes de sua Primeira Viagem Missionária. O Concílio mencionado aqui aconteceu entre a primeira viagem missionária de Paulo e a segunda, pois Barnabé também estava presente nele, e o assunto daquele Concílio era pra resolver problemas acerca da doutrina e costumes ministrados aos gentios convertidos, por isso, é chamado de concílio.

"Então, alguns que tinham descido da Judeia ensinavam assim os irmãos: Se vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
2 Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo, Barnabé e alguns dentre eles subissem a Jerusalém aos apóstolos e aos anciãos sobre aquela questão.", Atos 15.1,2

Quer dizer que, o assunto do judaísmo no meio dos crentes estrangeiros ficou tão intenso que foi necessário estabelecer um concílio para regular as questões doutrinárias.


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