TEXTO ÁUREO
“Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.” (At 15.19)
VERDADE PRÁTICA
O Cristianismo é uma religião de relacionamento pessoal com o Cristo ressuscitado e não um conjunto de regras e ritos.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Mt 9.16 O Cristianismo Judaizante é remendo novo em vestidos velhos
Terça – At 11.26 Ser cristão significa ser discípulo e seguidor de Cristo
Quarta – At 15.1,5 Os judaizantes condicionavam a salvação à observância da Lei de Moisés
Quinta – Rm 3.28 O ser humano é justificado pela fé, sem as obras da Lei
Sexta – Gl 1.8,9 Paulo chama essa doutrina judaizante de outro evangelho
Sábado – Fp 3.5 O combate à tendência judaizante por uma autoridade de origem judaica
Hinos Sugeridos: 205,379, 430 da Harpa Cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gálatas 2.1-9,14
1 DEPOIS, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.
2 E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.
3 Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;
4 E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;
5 Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.
6 E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;
7 Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão
8 (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios),
9 E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;
14 Mas, quando vi que não andavam bem e diretamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?
INTRODUÇÃO
Professor(a),
essa é mais uma aula interessante, pois toca em um problema muito
atual nas igrejas, que é o legalismo judaizante na forma de práticas
do judaísmo que estão sendo incorporadas ao serviço cristão e à
liturgia dos cultos.
A
Igreja herdou dos judeus muitas ideias e práticas no campo teológico
e ético, visto que a jornada histórica da Igreja começou em
Jerusalém no dia de Pentecostes numa comunidade judaica. E esses
pontos de interseção levaram alguns a confundir a Lei de Moisés
com a Graça. Nesta lição, veremos que Gálatas 2 é um relato de
um dos debates que mostram o limite entre Judaísmo e Cristianismo, e
os apóstolos, principalmente Paulo, tiveram muita dificuldade de
mostrar isso aos judaizantes. A
intensão do Senhor era levar o Evangelho aos confins da terra, isso
ficou claro no Ide que Jesus deu aos discípulos, porém, o que não
ficou claro era como eles fariam isso, pois isso seria uma obra do
Espírito Santo. O principal erro que muitos cometeram na época da
Igreja Primitiva, foi de tentar anunciar o Evangelho aos gentios,
juntamente com os aspectos doutrinários e culturais do judaísmo.
Isso obviamente não daria certo, e por isso, o Senhor instruiu os
apóstolos, a começar com Pedro, na visão do lençol, mas, na
verdade, o primeiro a entender isso foi Paulo.
"13
E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
14
Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa
alguma comum e imunda.
15
E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus
purificou.", Atos 10.14-15
Nesta
visão, o Senhor mostra a Pedro que o Sangue de Jesus faz efeito
purificador sobre todas as pessoas e não somente sobre os judeus.
I
– PREVENINDO-SE CONTRA A TENDÊNCIA JUDAIZANTE
1.
Subindo outra vez a Jerusalém (Gl 2.1,2).
Catorze
anos depois da sua conversão a Cristo, Paulo sobe pela segunda a vez
a Jerusalém. Essa segunda visita foi por revelação (v.2; At
11.27-30), não sendo uma convocação pelos apóstolos para
prestação de contas. Uma
característica do ministério de Paulo era a direção do Espírito
Santo, por isso ele relata que foi a Jerusalém, pela revelação
divina.
"E
subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre
os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de
maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.",
Gálatas 2.2
Essa
visita de Paulo tinha caráter doutrinário, e só para esclarecer,
não era comum na Igreja Primitiva as convocações para prestação
de contas, pois a Igreja naquele período não tinha a preocupação
administrativa que os ministérios possuem hoje, até mesmo porque
não administravam capital e não possuía patrimônio.
Não
podemos confundir essa visita de Paulo com a sua ida ao Concilio de
Jerusalém, registrado em Atos 15. Infere-se que a Epístola aos
Gálatas foi escrita antes do referido Concilio, pois não há menção
dele na carta, visto que o Concilio tratou do mesmo assunto (At
15.5,6). Somando os anos mencionados em Gálatas, podemos afirmar que
essa visita aconteceu antes de sua Primeira Viagem Missionária. O
Concílio mencionado aqui aconteceu entre a primeira viagem
missionária de Paulo e a segunda, pois Barnabé também estava
presente nele, e o assunto daquele Concílio era pra resolver
problemas acerca da doutrina e costumes ministrados aos gentios
convertidos, por isso, é chamado de concílio.
"Então,
alguns que tinham descido da Judeia ensinavam assim os irmãos: Se
vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis
salvar-vos.
2
Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra
eles, resolveu-se que Paulo, Barnabé e alguns dentre eles subissem a
Jerusalém aos apóstolos e aos anciãos sobre aquela questão.",
Atos 15.1,2
Quer
dizer que, o assunto do judaísmo no meio dos crentes estrangeiros
ficou tão intenso que foi necessário estabelecer um concílio para
regular as questões doutrinárias.
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