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terça-feira, 14 de janeiro de 2025

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 3 / 1º Trim 2025


AULA EM 19 DE JANEIRO DE 2025 - LIÇÃO 3
(Revista Editora CPAD)

Tema: A Encarnação do Verbo

 TEXTO ÁUREO
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1.14)

VERDADE PRÁTICA
A vinda do Filho de Deus em forma humana é um fato presenciado por muitas testemunhas, por isso a negação da sua historicidade não se sustenta.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Lc 2.40,52 O desenvolvimento físico, intelectual e espiritual de Jesus
Terça – Rm 1.3 O Filho de Deus nasceu da descendência de Davi segundo a carne
Quarta – Rm 8.3 Deus enviou o seu Filho em semelhança da carne
Quinta – Fp 2.5-8 Jesus se fez semelhante aos homens
Sexta – 1 Tm 3.16 O próprio Deus se manifestou em carne
Sábado – Hb 4.15 Jesus participou da natureza humana, mas viveu sem pecado entre os homens

Hinos Sugeridos: 20, 139, 255 da Harpa Cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 João 1.1-3; 4.1-3; 2 João 7

1 João 1
1- O que era desde o princípio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida
2- (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada),
3- o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

1 João 4
1- Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus,
porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
2- Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
3- e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo.

2 João
7- Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.

INTRODUÇÃO 
Professor(a), a lição 1 buscou apresentar a apologética, que é a defesa da fé, e a lição 2 nos apresentou o problema de se adotar práticas judaizantes na liturgia cristã, e nesta lição vai ser apresentada uma das principais características do “Jesus Histórico”, que foi a Sua encarnação num corpo físico.  
Vamos começar a apologética cristológica no presente trimestre com o tema “A Encarnação de Jesus”, uma doutrina sobre a humanidade de Cristo. O mesmo apóstolo João que se empenha em mostrar a deidade absoluta de Jesus, se preocupa também em enfatizar que Jesus viveu entre nós, participou da natureza humana e teve corpo físico humano. A presente lição é uma apologia à sua humanidade plena. 
Aqui o comentarista utilizou a expressão "apologética cristológica", que significa, defesa da cristologia, ou simplesmente, defesa das doutrinas acerca da divindade de Jesus. A cristologia estuda vários aspectos da divindade de Cristo, no entanto, nesta lição vamos falar sobre a encarnação, ou seja, a humanidade de Jesus, pois, muitos crentes têm dúvidas sobre a natureza humana do nosso Senhor, e algumas heresias se constroem sobre isso. 

I- HERESIAS QUE NEGAM A CORPOREIDADE DE CRISTO

1- O que é Docetismo?
O termo vem do grego dokeo, que significa “ter aparência”. O Docetismo é a mais antiga heresia da história da igreja e consiste em negar que Jesus tivesse tido corpo físico humano, sua humanidade era simplesmente uma aparência, como um fantasma. O docetismo surgiu no segundo século como uma corrente de pensamento do gnosticismo, que acreditava que o corpo de Jesus era só uma ilusão, pois Deus jamais encarnaria, por ser espírito. Essa heresia foi combatida no segundo século por Sarapião, bispo de Antioquia. E um dos escritos que dava margem para esse entendimento era um evangelho apócrifo atribuído a Pedro. 

Os docetas acreditavam que o corpo físico de Jesus era uma ilusão criada por Deus, para que Ele pudesse andar entre os humanos. Quando a Igreja montou o cânon sagrado do Novo Testamento eles utilizaram os evangelhos do primeiro século, que já eram amplamente usados pelos cristãos, pois os demais eram do segundo e terceiro séculos e estavam repletos de textos estranhos, que não confirmavam as doutrinas ensinadas pelos apóstolos. 

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