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quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR SUBSÍDIO - Lição 9 / 1º Trim 2025


AULA EM ____ DE ______________ DE ______ - LIÇÃO 9

(Revista Editora Betel)

Tema: HABACUQUE, UM PROFETA EM BUSCA DE RESPOSTA





Texto de Referência: Hc 1.13 

VERSÍCULO DO DIA
"Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá". Hc 2.4.

VERDADE APLICADA
O livro do Habacuque é uma pérola valiosa, pois exibe a conversa de um profeta submergido profundamente em suas dúvidas diante do Deus de Israel.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Conhecer o cenário do profeta Habacuque; 
 Mostrar que tem momentos em que Deus se cala;
✔ Alertar sobre a necessidade da fé, da oração e do avivamento.
 
MOMENTO DE ORAÇÃO 
Oremos para que o Senhor continue despertando o Seu povo para que busque o verdadeiro avivamento.
 
LEITURA SEMANAL
Seg  Hc 2.4 O Justo viverá da fé.
Ter  Hc 2.2 O Senhor responde as nossas orações. .   
Qua 
Hc 2.12 Ai daquele que edifica a cidade com sangue.
Qui  Hc 3.17 Alegre-se no Senhor.
Sex  Hc 1.2-4 O questionamento do profeta.  
Sáb  
Hc 2.3 A visão vai se cumprir no tempo determinado.

INTRODUÇÃO 
Professor(a), esse é um dos livros mais interessantes de ser estudado, devido à sua mensagem sobre oração, avivamento e maturidade cristã. No que diz respeito a esses assuntos, o livro de Habacuque é muito aplicativo para a atualidade.
A biografia deste profeta nos revela que, em determinados momentos, pode até parecer que a maldade vencerá, mas é relevante ter o entendimento de que o Senhor sempre esta vigilante a tudo que acontece. Esse livro nos mostra que devemos entender que Deus está no controle de tudo, e que independente do que possa dar certo ou errado, nós somos servos e adoradores, independente das circunstâncias.

Ponto-Chave
"Habacuque demonstra suas dúvidas diante de Deus. Que fique bem claro que ele não se queixa de Deus, mas a Deus."

1. A VIDA PESSOAL DO PROFETA
É importante ter-se em mente que, pouco se sabe sobre a vida do profeta Habacuque, já que não há documentos, dentro ou fora do livro, sobre a sua vida pessoal, além do seu chamado para ser um profeta de Deus (Hc 1.1). 

1.1. Os monarcas dos dias de Habacuque
Estudiosos dizem que ele foi contemporâneo do profeta Jeremias, tendo ambos profetizado em Jerusalém, no reino do Sul, e lutado contra a opressão social. Habacuque profetizou durante o reinado de alguns monarcas do reino do Sul. O Pastor Antônio Paulo Antunes (Revista Betel Dominical - 3° Trimestre de 2023, p.60), em sua análise sobre o profeta Habacuque, diz que: "Segundo os estudiosos, o profeta foi contemporâneo de Jeremias, possivelmente presenciou a morte do rei Josias, passou pelo impiedoso reinado de Jeoaquim, pelo exílio de Daniel na Babilônia, pela deportação do rei Joaquim, e, também, pode ter testemunhado a destruição de Jerusalém, evento sobre o qual profetizou com 20 anos de antecedência". Os profetas Jeremias, Ezequiel e Daniel, comprovadamente foram contemporâneos no período do cativeiro, cada um em um lugar específico: 
- Jeremias, entre os pobres que não foram levados para o cativeiro;
- Daniel, dentro do palácio de Nabucodonosor; e
- Ezequiel, junto ao povo cativo em Babilônia.
Jeoaquim foi o antepenúltimo rei de Judá, depois dele foram Joaquim e Zadequias. Talvez Habacuque tenha vivido no reinado deles também.
Vimos então que provavelmente Habacuque profetizou no período que antecede o cativeiro em Babilônia, podendo ser que ele tenha testemunhado a invasão. Foi um período conturbado, pois os reis de Judá, mesmo sendo alertados da destruição, não se arrependeram e não conduziram o povo para o caminho do concerto. Existem pessoas, que mesmo diante do mal iminente, não se arrependem.

1.2. Habacuque se indigna diante do mal e da injustiça
Habacuque se esforçou para compreender o plano de Deus em lidar com os ímpios. Vemos o profeta vigilante para os episódios e aborrecido com aquela situação. Ele se perturba com a realidade e eleva seu clamor ao Senhor (Hc 1.2), pois ninguém obedece à Lei, e a justiça nunca vence. Os maus levam benefícios sobre os bons, e a justiça é corrompida (Hc 1.4). O profeta pediu justiça Ele queria livramento divino para resguardar os inocentes e penitenciar os malfeitores. O livro deixa transparecer que Habacuque não compactuava com aquela condição, antes persistia em oração a Deus para que contivesse a crueldade do seu povo (Hc 1.12). Note que o livro de Habacuque inicia com uma oração, no capítulo 1 e finaliza com uma outra oração no capítulo 3, veja:
1ª oração: 
"1 O peso que viu o profeta Habacuque.
2 Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?" 
Habacuque 1.1-2
2ª oração: 
"Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto", Habacuque 3.1
A primeira oração é uma oração de clamor, por causa da indignação do profeta. Ele não estava indignado com Deus, mas com a situação de sua nação.
"Por que razão me fazes ver a iniquidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio.", Habacuque 1.3
O questionamento de Habacuque, é o questionamento de quem tem intimidade e preocupação com a obra de Deus, e não o questionamento de um pecador rebelde.

Refletindo
"Habacuque era um profeta originário de família sacerdotal. Ainda podemos acrescentar que a biografia rabínica ampara essa ideia."
Bispo Abner Ferreira 

2. HABACUQUE EVIDENCIA O SILÊNCIO DE DEUS
Em seus textos proféticos, Habacuque evidencia densa preocupação pelo aparente silêncio de Deus diante da malícia do seu povo. A exploração sem procedentes dos ricos sobre os pobres e a corrupção dos líderes religiosos causaram uma inquietação no profeta; isso o levou a clamar diante do silêncio de Deus (Hc 1.2,3).

2.1. Habacuque questiona a Deus
O profeta Habacuque não conseguia entender como um Deus reto pode tolerar os traidores maus, já que seus olhos são puros demais para olhar o mal. Habacuque questionava a Deus por ficar calado em ver o ímpio devorar aquele que é mais justo do que ele (Hc 1.13). Notamos na Bíblia que, do mesmo modo que Jó, Jeremias e Asafe, Habacuque teve que lidar com o problema da aflição dos justos e das ilusórias vantagens dos ímpios. Isto fez o profeta interrogar Deus e esperar dEle uma resposta aceitável a este respeito: "Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei, e vigiarei, para ver o que fala comigo, e o que eu responderei, quando eu for arguido". Hc 2.1. Às vezes, ao observarmos a sociedade maligna ao nosso redor, nos perguntamos: por que o Senhor permite tudo isso? Alguns chegam a ter a fé abalada diante desses questionamentos, como os homens de Deus que o comentarista mencionou aqui, veja o que disse o Asafe:
"2 Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
3 Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios.", Salmos 73.2,3
Não é fácil para os servos de um Deus tão grandioso, ver como o mundo faz chacota com o Seu nome, e como os ímpios zombam da nossa fé. No entanto, quando compreendemos os planos de Deus, então nos tranquilizamos, como Asafe se tranquilizou:
"16 Quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado;
17 até que entrei no santuário de Deus; então, entendi eu o fim deles.", Salmos 73.16,17
Quando Asafe entendeu o plano de Deus para os ímpios, então ele ficou mais tranquilo. E para Habacuque Deus mostrou o Seu grande projeto, que será visto no tópico 3, mas que começa com essa revelação de Deus em Hc 2.4:
"Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá.", Habacuque 2.4 

2.2. Deus responde ao profeta 
Habacuque sente-se confuso por achar Deus contraditório ao consentir que as coisas tivessem chegado naquele estágio de impiedade (Hc 1.13). O profeta espera que Deus resolva seu conflito interno. Então ele fica em vigilância (Hc 2.1). O livro não deixa dúvidas de que posteriormente ao longo e constrangedor silêncio, finalmente Habacuque ouviu a voz de Deus (Hc 2.2). A resposta de Deus, entretanto, encheu sua alma de apreensão. Lemos que Deus mandou que o profeta anotasse em tábuas a visão que lhe daria, para que todo o povo fosse avisado sobre o juízo que enfrentaria (Hc 2.2). No capítulo 2 do livro de Habacuque, Deus revela o que faria no mundo. Habacuque disse que prestaria bastante atenção, utilizando expressão de seu tempo:
"Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei, e vigiarei, para ver o que fala comigo e o que eu responderei, quando eu for arguido.", Habacuque 2.1
Quando Deus responde a Habacuque, o Senhor lhe mostra uma visão grandiosa que o deixa em temor. A visão que o Senhor deu a Habacuque foi a visão de um tempo futuro, em que o justo viveria por sua fé, e não por suas obras. Esse tempo que o Senhor estava anunciando para Habacuque, é o tempo do juízo contra os pecadores e o tempo da Graça de Deus, e a ordem de Deus era para que Habacuque escrevesse, a fim de anunciar a vinda desse tempo.
"Então, o Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa.", Habacuque 2.2
Hoje, nós também recebemos a ordem de Deus, para anunciar tanto o juízo quanto a Graça de Cristo.
"15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.", Marcos 16.15,16

3. O JUSTO VIVERA PELA FÉ
A expressão, "o justo viverá pela fé" é vista pela primeira vez em Habacuque (Hc 2.4). Esta profecia fez-se tão conhecida, que chama a atenção pelo fato de que a mesma expressão é citada três vezes no NT (Rm 1.17; Gl 3.11: Hb 10.38). Séculos mais tarde, inspirou Martinho Lutero a deflagrar a Reforma Protestante.

3.1. A oração de Habacuque
O capítulo três de Habacuque é uma forma de Salmo. Diferentemente do primeiro capítulo, em que Habacuque inicia demonstrando uma grande contrariedade, protestando que, quando ele bradara solicitando auxílio, o Senhor não o acolheu (Hc 1.2). No derradeiro versículo, o profeta parece ter encontrado grande bem-estar na resposta divina, pois vemos que Habacuque faz uma oração e entoa uma alegre canção: "Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto" (Hc 3.1). Nessa oração, fica claro que o profeta entendeu que a situação sempre esteve no controle de Deus. Ou seja, Deus mostrou para Habacuque, o mesmo que mostrou para Asafe, isto é, o fim dos ímpios, mas também mostrou algo a mais, mostrou a promessa para os justos. Essa oração de Habacuque é uma oração que estava dentro dos planos de Deus, pois Habacuque pede exatamente o que Deus queria dar, veja:
"Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.", Habacuque 3.2
Ou seja, 
1. Deus queria avivar o Seu povo, por isso, mandou o profeta anunciar a visão;
2. Deus queria fazer a obra ficar conhecida, e já tinha mostrado isso para o profeta:
"Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.", Habacuque 2.14
3. Deus havia mostrado para Habacuque que no tempo que viria, o Senhor exerceria a Sua misericórdia para com os justos.
Sendo assim, Habacuque aprendeu a orar, pois fez uma oração, onde os seus propósitos estão alinhados com os propósitos de Deus. Todo aquele que conseguir encaixar seus propósitos com os propósitos de Deus, terá respostas mais rápidas para suas orações.

3.2. Oração por avivamento
Conforme é possível apurar, a Palavra de Deus ocasionou receio, e, ao mesmo tempo, descanso no coração do profeta: "ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos [ ...]". (Hc 3.2). O que significa avivar? No dicionário Houaiss (2011, p.102), o termo "avivar", significa: "tomar(se) mais vivo, animar(se) revigorar (se)". Aprendemos como o profeta que, em momentos de apatia espiritual, de mornidão, devemos nos santificar para haver um verdadeiro avivamento. Não há dúvidas de que Habacuque não enxergava somente o presente, contudo o futuro. A ideia de um avivamento, que o Senhor deu a Habacuque, era exatamente para nos sustentar nos momentos em que Deus ficar em silêncio, pois virão momentos em nossas vidas, em que nossa fé será abalada pelas lutas e circunstâncias, mas se tivermos avivados no Senhor, poderemos suportar. E o interessante é que o avivamento traz a maturidade, ao ponto de declararmos nossa obediência e adoração, mesmo quando as coisas não forem favoráveis. No final da oração, Habacuque faz uma declaração de maturidade, veja:
"17 Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas,
18 todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.", Habacuque 3.17,18
Só quem alcançou um nível de maturidade cristã, pode declarar isso de todo o coração.  

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Habacuque Poderia ter chamado seu 1ivro de: A Liderança sem respostas fáceis. Esse profeta lutou contra o fato de Deus permitir que o povo de Judá permanecesse em sua vida cheia de pecados e imoralidade. Ele chamou Deus e, de início, não obteve resposta. Deus parecia estar tolerante demais na opinião de Habacuque. Finalmente, o Senhor lhe mostrou Seu plano para consertar a situação: levantar a Babilônia, em guerra, para saquear e conquistar Judá. A essa altura. Habacuque enfrentou um dilema totalmente novo. Deus iria mesmo usar uma nação ainda mais perversa que Judá para a correção do seu povo? Para ele, isso parecia um absurdo. Por isso, presenteou Deus com uma prova de integridade. O Senhor tem mesmo certeza do que está fazendo? Depois que Deus respondeu sua pergunta. Habacuque aprendeu a confiar e terminou o livro com um belo Salmo de fé. 
Fonte: Sibila da Liderança Cristã. '2007. p.781.   

CONCLUSÃO
Deus sabe quando e como as coisas devem acontecer (Sl 139.16). O Senhor, após um tempo de calma, confirma para Habacuque que Ele possui todo o controle e soberania sobre todas as coisas e ensina ao profeta a se alegrar apesar das circunstâncias.
  
Complementando
Em seu livro, fica evidente a sensibilidade do profeta Habacuque e a maneira como ele nos ajuda apresentando algumas lições que nos amparam na prática cristã. Entre os três capítulos do livro do profeta Habacuque, encontramos que ele se achega a Deus por meio de: lamentação, choro, visão, oração e canto.
 
Eu ensinei que:
O livro de Habacuque delata a decomposição do povo de Judá e delineia as réplicas divinas e expõe as orações do profeta. Ainda enxergamos neste livro, o fato de que Deus sempre esteve no controle de toda História, conquanto o mal parecesse triunfar em certos momentos. 

Fonte: Revista Betel Conectar

 
ATENÇÃO: ESTE SUBSÍDIO É GRATUITO PARA OS USUÁRIOS DO CLUBE DA TEOLOGIA

 
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