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terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 8 / 1º Trim 2025


AULA EM 23 DE FEVEREIRO DE 2025 - LIÇÃO 8

(Revista Editora Betel)

Tema: O Avivamento da Rua Azusa – O Fogo Pentecostal se Espalhou pelo Mundo


TEXTO ÁUREO
“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” Jeremias 29.13

VERDADE APLICADA
É preciso clamar ao Senhor por um avivamento espiritual que resulte em renovação e transformação, para a glória de Deus.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Conhecer a história do avivamento da rua Azusa.
Identificar a ação do Espírito Santo na vida de Seymour.
Ressaltar a importância da rua Azusa para os pentecostais.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

JOEL 2
28 E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.
30 E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça.
31 O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Lc 24.49 A promessa é para todos os crentes.
TERÇA | Jo 14.17 O Espírito da verdade está em nós.
QUARTA | At 1.4 Jesus confirmou a promessa do Pai.
QUINTA | At 13.2 O Espírito nos comissiona para a obra.
SEXTA | At 20.23 O Espírito Santo revela.
SÁBADO | Rm 8.16 O Espírito testifica que somos filhos de Deus.

HINOS SUGERIDOS: 155, 175,239

INTRODUÇÃO 
Professor(a), finalmente chegamos ao movimento que deu início ao pentecostalismo que se alastrou pela América do Norte, Central e Sul. Até agora nós tínhamos visto outros avivamentos, e como eles influenciaram para o início do movimento ocorrido na rua Azusa. 
Nesta lição, veremos aspectos relevantes da forte conexão entre o Movimento Pentecostal e as ações de Charles Parham e William Seymour, além dos eventos ocorridos na Escola Bíblica em Topeka e nos cultos na Rua Azusa. Que o Espírito Santo nos conduza em tão edificante estudo e opere em nós o anseio por receber mais do Senhor. Aqui são citados dois nomes: Charles Parham e William Seymour, que foram os ministros usados pelo Espírito Santo para promoverem o avivamento pentecostal; e também cita dois locais, a cidade de Topeka e a rua Azusa em Los Angeles, que foram os locais usados pelo Espírito para trazer o avivamento. 

1- A importância da Escola Bíblica em Topeka
Dando continuidade ao estudo dos movimentos de renovação da Igreja, veremos que, para um entendimento adequado do Avivamento Pentecostal no século XX, é fundamental conhecer um pouco da contribuição de Charles F. Parham e sua Escola Bíblica Betel em Topeka, Kansas, para o que posteriormente ocorreria na Rua Azusa, Los Angeles, Califórnia, em 1906.

1.1. O estudo do batismo no Espírito baseado no Livro de Atos.
Parham era pastor em Topeka, onde administrava o Instituto Bíblico Bethel College, na cidade de Topeka, no Kansas, EUA. Nesse ambiente, em janeiro de 1901, a senhora Agnes N. Ozman foi batizada com o Espírito Santo, com a evidência física de falar em outras línguas, conforme em Atos 2.4. Convém ensinar aos alunos que Charles Parham foi quem fundou o Instituto Bíblico Bethel em Topeka, e que ali ele já ensinava sobre o batismo com o Espírito Santo, com evidência inicial no falar em línguas estranhas. O batismo da irmã Agnes foi como a coroação dos estudos de Parham, que já ensinava sobre o batismo com o Espírito Santo, bem antes de ele ocorrer pela primeira vez em Topeka. 

O ano de 1901 é considerado o ano inicial do movimento pentecostal moderno; pois, a partir desse avivamento, a chama pentecostal se espalharia pelo mundo. Conscientes da importância de Charles Fox Parham, alguns estudiosos o consideram um instrumento fundamental na formação do pentecostalismo. Embora Willian Seymour seja muito aclamado como o iniciador do movimento Pentecostal moderno, Parham já pregava sobre o batismo com o Espírito Santo. Sendo assim, Parham e Seymour são os nomes que deram origem ao Pentecostalismo que conhecemos hoje. Algo interessante a ser mencionado, é que Parham era branco e Seymour era negro, e na ocasião a América do Norte vivia o auge da segregação racial. Então o Espírito Santo usa um branco e um negro para iniciar uma obra de restauração.


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