
O Movimento Pentecostal no Brasil – Um Despertar que Mudou uma Nação
2 de Março de 2025
TEXTO ÁUREO
“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam”, Atos 19.6
VERDADE APLICADA
Cada membro do Corpo de Cristo, à luz da Palavra de Deus, deve cultivar o desejo de buscar mais de Deus, para que a chama do Espírito não se apague.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ressaltar que o avivamento de Atos 2 chegou ao Brasil.
Conhecer a chegada do pentecostalismo ao Brasil.
Identificar a trajetória pentecostal no Brasil.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
ATOS 19
1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
3 Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Jl 2.28 A promessa da efusão do Espírito Santo.
TERÇA | Mt 3.11 Jesus batiza com o Espírito Santo.
QUARTA | At 2.1-13 A descida do Espírito Santo.
QUINTA | Rm 8.9 O Espírito Santo habita nos filhos de Deus.
SEXTA | 1Co 12.11 O Espírito Santo opera de maneira diversa.
SÁBADO | Gl 5.16 Devemos andar no Espírito
HINOS SUGERIDOS: 210, 225, 340
MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que Deus conserve a chama pentecostal no Brasil
INTRODUÇÃO
Nesta lição, abordaremos: as primeiras experiências do batismo no Espírito Santo com evidência de línguas estranhas no Brasil; as experiências pentecostais de Gunnar Vingren e Daniel Berg, antes da chegada ao Brasil; e a evolução do pentecostalismo com a chegada os dois missionários a Belém do Pará, onde ensinaram a doutrina pentecostal.
PONTO DE PARTIDA – Jesus batiza com o Espírito Santo
1- O Proto-pentecostalismo
Alguns teólogos chamam de proto-pentecostalismo o período inicial do pentecostalismo no Brasil. Há relatos de batismo com o Espírito Santo e glossolalia anteriores à vinda dos primeiros missionários pentecostais Gunnar Vingren e Daniel Berg ao Brasil, como Fritz Matschulat, Paulo Malaquias e Pedro Graudin, entre outros.
1.1. A experiência pentecostal de Fritz Matschulat.
Em meados do século XIX, ocorreu um forte movimento populacional oriundo da Europa em direção ao Brasil, principalmente para o Rio Grande do Sul. Entre os imigrantes, estava o pastor Fritz Matschulat, vindo da Alemanha em 1893. Segundo a tradição, ele era um homem piedoso, que já orava em línguas estranhas. Assim, podemos falar da particular importância de Fritz Matschulat para o pentecostalismo brasileiro, por ele ser um dos primeiros a ser batizado com o Espírito Santo com a evidência das línguas estranhas no Brasil, conforme registros.
Isael Araújo (2016, p. 15): “Fritz Matschulat nasceu em 27 de junho de 1879 na Prússia Oriental (Alemanha). Veio para o Brasil com os seus pais em setembro de 1893, indo residir na cidade de Formosa, no Rio Grande do Sul. (…) Fritz Matschulat foi pastor em Porto Alegre (1909 a 1920), atuou como missionário itinerante entre 1921 e 1923, assumindo o pastorado da igreja em Panambi, onde presidiu de 1924 a 1949. Ele foi um pastor bastante piedoso e fervoroso e, segundo dizia uma de suas filhas, seu pai, quando orava, entrava em seu quarto e fechava a porta para buscar a Deus. Ele orava, não em alemão, nem tampouco em português, mas em línguas estranhas’.
1.2. A experiência pentecostal de Paulo Malaquias.
Ainda entre os principais proto-pentecostais no Brasil, podemos citar o pastor Paulo Malaquias. Esse servo de Deus se converteu ao Evangelho com apenas 18 anos e começou prontamente a dar depoimento de sua salvação a tantos quantos ele encontrava. Malaquias, então pastor da Igreja Batista de Ramada, no município de Ijuí (RS), teve uma experiência pentecostal em 1908. Até então, as pessoas não sabiam explicar esse fenômeno.
Emílio Conde (2000, p. 22): “Na época, ele mesmo não sabia que aquela extraordinária experiência se tratava do batismo no Espírito Santo. Somente mais tarde, quando entrou em contato com a Assembleia de Deus e se uniu a ela, foi que compreendeu que suas experiências eram genuinamente pentecostais. Paulo Malaquias foi um pregador diferente dos outros. Todos afirmaram e reconheceram isso, porém ninguém sabia explicar o sucesso de sua pregação e a forma que ele usava para apresentar a mensagem, que não coincidia com a de outros pastores batistas. Sendo pastor de várias igrejas, Paulo Malaquias descobriu indícios de que nessas igrejas havia crentes pentecostais, por crença e convicção, mesmo que tais membros não tivessem tal nome”.
1.3. A experiência pentecostal de Pedro Graudin.
Pedro Graudin nasceu em Riga, Letônia, e sempre se aplicou ao Evangelho. Ele desembarcou no Brasil em 10 de junho de 1900, no porto de São Francisco, Santa Catarina, com 25 anos de idade, ao lado de mais trezentas famílias. As experiências pentecostais de Pedro Graudin fazem parte das mais remotas citações do batismo com o Espírito Santo com a proeminência das línguas estranhas e do recebimento do dom de profecia no Brasil. Pastor da igreja Leto-Batista de Guaramirim, Bananal, em Santa Catarina, Graudin foi batizado com o Espírito Santo, além de receber o dom de profecia. Em 1933, após a visita do Pr. André Bernardino da Silva à cidade, Graudin passou a fazer parte da membresia das Assembleias de Deus.
Ismael Santos (1996, P. 30-31): “O irmão Pedro Graudin jamais vira alguém falar em línguas ou profetizar. A presença de Deus era tão real que, às vezes, o pastor Graudin era surpreendido pela sua própria voz, entregando mensagens proféticas do coração de Deus para o seu coração: A experiência que você está passando é o prenúncio do nascimento de uma grande família O que Deus queria dizer com isto? Somente duas décadas depois, o irmão Pedro compreenderia que a “grande família” era o povo pentecostal que surgiria no Brasil’.
EU ENSINEI QUE:
O período inicial do pentecostalismo no Brasil é chamado por alguns teólogos de proto-pentecostalismo.
2- Os precursores do pentecostalismo no Brasil
No ano de 1910, conforme os registros históricos, alguns homens que já tinham tido a experiência do batismo no Espírito Santo chegam ao Brasil, vindos dos EUA, anunciando a mensagem pentecostal: o italiano Luigi Francescon, que organizou a primeira Congregação Cristã, em São Paulo, e os suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que organizaram a Assembleia de Deus.
2.1. A experiência pentecostal de Gunnar Vingren.
Gunnar Vingren foi um missionário evangelista pentecostal sueco. Em novembro de 1909, numa conferência realizada na Primeira Igreja Batista Sueca de Chicago, Gunnar passou pela experiência do batismo com o Espírito Santo e do falar em línguas, experiência que ele relatou com particularidades no Diário do Pioneiro. Em carta referida no Diário do Pioneiro, datada de 1° de abril de 1930 (2018, p. 18), Vingren relata ter sido direcionado por uma irmã ao batismo com o Espírito Santo. Na carta, Vingren descreve que foram as “irmãs” que intercederam a Deus para que ele pudesse receber a promessa.
José Gonçalves (2022, p. 235): “Ao buscar a promessa pentecostal, Vingren já está convencido de que a sua experiência ou sinal físico é o falar em línguas desconhecidas. Isso é explicado por ele num artigo escrito em 1909 no jornal Boa Semente. Nesse periódico, Vingren (1919, n°1, p. 1) deixa clara a sua convicção sobre o falar em línguas como evidência do batismo no Espírito Santo’.
2.2. A experiência pentecostal de Daniel Berg.
Daniel Berg foi pastor pentecostal na Suécia e, juntamente com Vingren, iniciou o movimento que deu origem às Assembleias de Deus no Brasil. Ele viveu sete anos nos EUA e, posteriormente, retornou à Suécia, onde reencontrou seu amigo de infância Lewi Pethrus, que o apresentou à doutrina do batismo com o Espírito Santo. Anos mais tarde, após despedir-se dos pais, em meio à viagem de regresso aos EUA, Berg orou com persistência a Deus pelo batismo com o Espírito Santo; e Deus ouviu sua oração, selando-o com a promessa.
Isael de Araujo (2007, p. 122): Chegando à igreja do amigo Lewi Pethrus (Igreja Batista de Lidkoping), encontrou-o pregando. Após o culto, conversaram longamente sobre a nova doutrina. Daniel demonstrou ser favorável. Em seguida, despediu-se de seus pais e partiu, porque a sua intenção não era permanecer na Suécia, mas retornar à América do Norte. Em 1909, em meio à viagem de retorno aos Estados Unidos, Daniel orou com insistência a Deus, pedindo o batismo com o Espírito Santo. (…) Ao aproximar-se das plagas norte-americanas, sua oração foi respondida’.
2.3. A experiência pentecostal de Lewi Pethrus.
O pastor sueco Lewi Pethrus desempenhou papel decisivo na formação e no desenvolvimento do movimento pentecostal em seu país. O empenho do pastor Lewi Pethrus foi determinante para impulsionar o desenvolvimento da liderança nas Assembleias de Deus no Brasil, uma vez que ele influenciou diretamente o pastor Daniel Berg com a doutrina pentecostal.
Isael de Araujo (2007, p. 657): “Por ser o pastor da principal igreja sueca responsável pelo envio e sustento de missionários nas Assembleias de Deus no Brasil, Gunnar Vingren foi à Suécia convidá-lo para participar da primeira Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, realizada na Assembleia de Deus de Natal (RN), em setembro de 1930. A reportagem do Mensageiro da Paz, n° 1, de 1° de dezembro de 1930, noticiou: `O pastor Lewi Pethrus pregou com intérprete todas as noites. As mensagens foram simples, mas acompanhadas da graça do Espírito Santo”.
EU ENSINEI QUE:
O avivamento visto no dia de Pentecostes e na rua Azusa chegou ao Brasil por meio de dois pastores suecos: Gunnar Vingren e Daniel Berg.
3- O avivamento pentecostal no Brasil
No Brasil, a chama pentecostal se expandiu com mais rapidez e intensidade a partir do trabalho desenvolvido pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, que vieram dos EUA. Os missionários se instalaram em Belém do Pará, dando início à história das Assembleias de Deus no Brasil.
3.1. A chegada dos missionários suecos em solo brasileiro.
Os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, debaixo da mensagem profética de que ambos pregariam o Evangelho numa terra desconhecida, denominada Pará, foram até uma biblioteca a fim de pesquisarem o lugar citado por Deus na profecia. Após constatar que se tratava de um estado do norte do Brasil, eles desembarcaram em solo brasileiro em novembro de 1910, incendiados pela chama pentecostal. Assim, logo surgiria um movimento que mudaria a realidade espiritual do país.
Bispo Oídes do Carmo (2022, p. 6): “O começo do ministério assembleiano no Brasil ocorreu através de dois homens cheios do Espírito Santo. A história mostra que os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a solo brasileiro após receberem palavra profética, enquanto estavam nos Estados Unidos, de que deveriam ir ao Pará [Mc 16.15; At 13.2]. Para melhor entendermos essa convocação divina, esses homens nem sequer sabiam onde esse lugar ficava. Diante desta profecia, eles recorreram a um mapa-múndi e viram que se tratava de uma cidade no norte do Brasil’.
3.2. As primeiras chamas do avivamento.
Os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren foram acolhidos no porão da Primeira Igreja Batista e lá pregaram sobre a doutrina pentecostal. Isso fez com que as irmãs Celina Albuquerque e Maria Nazaré não somente cressem, mas também permanecessem em oração até que Deus as batizasse com o Espírito Santo, como aconteceu em Atos 2.39. Foi então que, em junho de 1911, a uma hora da manhã de uma quinta-feira, na Rua Siqueira Mendes, 67, na cidade de Belém, a irmã Celina de Albuquerque foi batizada com o Espírito Santo enquanto orava. Esse fato gerou uma discussão na igreja, que culminou na expulsão de dezenove membros, inclusive de Vingren e Berg.
Bispo Oídes do Carmo (2022, p. 31). “Já no Brasil, Daniel Berg e Gunnar Vingren iniciaram a propagação pentecostal por sete meses na Primeira Igreja Batista de Belém. Contudo a experiência pentecostal naquele ambiente não foi bem aceita. Essa nova doutrina, com as manifestações do Espírito Santo, trouxe muitas divergências dentro da Primeira Igreja Batista de Belém. Fato esse que suscitou um desentendimento na igreja’.
3.3. Nasce a Assembleia de Deus no Brasil.
Após o seu surgimento em Belém do Pará em 1911, a princípio como Missão da Fé Apostólica, nenhuma denominação evangélica teve um crescimento tão acelerado e significativo como a Assembleia de Deus. Em pouco tempo, a missão que nasceu em Belém do Pará alcançou muitas vilas e cidades, até chegar aos grandes centros urbanos do Brasil e se tornar a maior denominação pentecostal do mundo.
Bispo Oídes do Carmo (2022, p. 8): “As Assembleias de Deus no Brasil se alargaram no seu começo especialmente entre os grupos mais simples da população brasileira. A história mostra que os desbravadores Daniel Berg e Gunnar Vingren enfrentaram muitos problemas, como obstáculo do idioma, os riscos das florestas, os males tropicais e perseguições, além das penúrias pelas quais lhes sobrevieram, pois não eram sustentados financeiramente por nenhuma igreja ou auxílio missionário. No entanto, o Senhor os enviou ao Brasil e supria as suas necessidades (Fp 4.19)”.
EU ENSINEI QUE:
Os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren se instalaram em Belém do Pará, dando início à história das Assembleias de Deus no Brasil.
CONCLUSÃO
A experiência pentecostal chegou ao Brasil antes mesmo de Gunnar e Berg, mas foram eles que nos trouxeram a chama do avivamento, tendo ambos fundamental importância no ensino e na propagação do pentecostalismo e na história das Assembleias de Deus no Brasil.
Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.