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sábado, 5 de abril de 2025

ESCOLA DOMINICAL EDITORA BETEL - Lição 2 / 2º Trim 2025

 A proposta de Faraó: um convite ao compromisso ou uma armadilha para a fé?

13 de Abril de 2025


Texto Áureo
“Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor, nosso Deus.” Êxodo 10.25

Verdade Aplicada
Devemos adorar ao Senhor com cânticos, com nossos bens e com um viver coerente com a vontade de Deus.

Objetivos da Lição
Saber que Deus deve ser adorado.
Identificar o que afeta nossa adoração a Deus.
Ressaltar que devemos servir a Deus com o nosso melhor.

Textos de Referência

Êxodo 10
24 Então, Faraó chamou a Moisés e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.
25 Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor, nosso Deus.
26 E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar para servir ao Senhor, nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá.

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Pv 12.27 Ser diligente é um bem preciosa.
TERÇA | Ec 5.19 Deus concede os bens.
QUARTA | Mt 6.24 Ninguém pode servir a dois senhores.
QUINTA | Lc 12.15 Devemos nos guardar da avareza.
SEXTA | At 2.44 A Igreja Primitiva tinha tudo em comum.
SÁBADO | 1Jo 2.16 O que é do mundo não provém do Pai.

HINOS SUGERIDOS: 225, 227, 253

MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que Deus tenha a primazia em nossas finanças.

INTRODUÇÃO
Moisés se negou a deixar os animais no Egito, e essa atitude remete ao posicionamento do crente diante de uma orientação de Deus. A atitude de Moisés mostra que ele não renunciou ao que viria a ser motivo de adoração e louvor a Deus.

PONTO DE PARTIDA – Devemos a Deus nossos servir com bens.

1- Adorando a Deus
Adorar é obedecer ao primeiro e principal Mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas (Dt 6.5); assim, todos somos chamados a adorar. Deus escolheu Moisés para conduzir os israelitas para adorá-lo no deserto, mas Faraó considerou as palavras de Moisés mentirosas (Êx 5.1-9).

1.1. Moisés, o mediador da adoração a Deus no deserto.
Deus chama as pessoas certas para Sua obra. Ele se agrada de quem vive com retidão, abandona o pecado e adora com um coração sincero. Moisés foi enviado por Deus a Faraó, o soberano mandatário do Egito, que deveria deixar que os israelitas fossem ao deserto adorá-lo (Êx 5.1). Essa passagem nos ensina que o deserto também é lugar de adoração a Deus.

Dicionário Bíblico Wycliffe: “O encontro com Faraó foi muito interessante. Em última análise, ele levou a uma competição entre Jeová, o Deus de Israel, e o ‘deus’ Faraó, uma representação dos poderes das trevas. Em primeiro lugar, Moisés simplesmente pediu que os israelitas tivessem permissão para fazer uma pequena viagem ao deserto e adorar ao seu Deus. Como seu pedido fora recusado, Deus mostrou seus sinais e maravilhas a Faraó. As pragas tiveram a finalidade de convencer os egípcios e os israelitas de que o Deus de Israel é o Deus Todo-Poderoso. (…) Deus revelou que Ele os havia escolhido para serem o seu povo, e lhes daria sua lei, sendo que Moisés deveria ser o mediador entre a nação e Deus.”

1.2. A adoração após a vitória. 
Quando o povo de Israel atravessou o Mar Vermelho, todos adoraram e celebraram. A profetisa Miriã dançou com as outras mulheres em louvor ao Senhor. Naquele dia, o deserto se transformou num lugar de celebração (Êx 15.1-21). Embora isso possa causar estranheza, os crentes fiéis são capazes de festejar em tempos de dificuldades. Os que conseguem adorar no deserto evidenciam sua fé em Deus, confirmando que somente Ele tem o controle de todas as circunstâncias da vida.

Manual Bíblico Unger: “Transbordando de louvor com o resgate glorioso das mãos dos egípcios, Israel canta extasiado ao Senhor. A grande vitória foi celebrada como triunfo do Senhor (Êx 15.1-10); Seu poder, santidade e benignidade são exaltados (Êx 15.11-13). Descreve-se o efeito atemorizador dessa grande libertação sobre a Filístia, Edom, Moabe e Canaã (Êx 15.14-16), junto com a promessa de que o Redentor também levaria a Canaã (Êx 15.17-18).”

1.3. A razão da adoração a Deus.
A palavra “porque”, nos versículos 1 e 19 de Êxodo 15, nos apresenta a razão de Deus estar sendo louvado pelo Seu povo, que celebrou uma festa no deserto ao testemunhar a libertação da escravidão e a travessia a pés secos pelo meio do mar. Os israelitas foram movidos por testemunhar os atos poderosos do Senhor, um poder manifestado também nas pragas enviadas ao Egito. Faraó, seu exército e as divindades egípcias não foram capazes de impedir a saída do povo de Israel do Egito. Essa realidade nos exorta a nos desprender das coisas deste mundo e viver como verdadeiros adoradores, com os olhos fixos no Senhor.

Lawrence Richards (2004, p. 103): “A redenção havia sido o trabalho de Deus. A libertação do povo a cada nova situação de perigo também seria trabalho seu. Êxodo 15 inicia com o relato do cântico que os israelitas cantaram. Da mesma forma que nos louvor e adoração, o cântico exalta o passado de Deus, recapitula os feitos do Senhor e o exalta para que todos vejam que Deus é, de fato, ‘aquele que está presente conosco’ (Êx 15.1-2)”. Nesse cântico, vemos que a redenção do povo de Israel se deve inteiramente a Deus, pois foi efetuada pelo Seu poder. Assim, ainda hoje, devemos ter sempre em mente a redenção que há em Cristo Jesus (Rm 8.2; Ef 2.1-5) e, assim, adorá-lo em todo o tempo.

EU ENSINEI QUE:
Deus se agrada do adorador que vive com retidão, abandona o pecado e adora com um coração sincero.

2- Servindo a Deus com os nossos bens
O Faraó do Egito foi astuto ao fazer uma proposta ardilosa: “(…) Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças”, Êx 10.24. Na verdade, ele estava propondo aos hebreus que adorassem ao Deus de Israel, mas que deixassem seus bens no Egito.

2.1. A adoração parcial.
Contrapondo–se à ideia de Faraó, Moisés não admitiu ser enganado. Ele sabia que aquela proposta levaria o povo a uma adoração parcial (Ne 10.32-39). A verdadeira adoração a Deus envolve todo o nosso ser e todas as dimensões da nossa existência: bens, vida, família, trabalho. Essa entrega só é possível quando temos comunhão genuína com o Criador. Faraó propôs que eles levassem as mulheres e as crianças, mas deixassem o gado e as ovelhas; Moisés, porém, o contestou de maneira firme, pois sem seus rebanhos não haveria sacrifícios, ou seja, não haveria entrega total ao Senhor (Êx 10.24-26).

Comentário Bíblico MacArthur: “As habilidades de negociação enganadoras e manipuladoras fizeram jus à ocasião: ele deixaria o povo ir, mas reteria seus rebanhos como reféns para obrigar o retorno do povo. Ele ainda não entendera que uma obediência parcial às instruções do Senhor era algo inaceitável”.

2.2. Os bens como expressão de adoração.
Moisés confrontou Faraó. Diante das dez pragas, o monarca fez quatro propostas ao libertador de Israel. Na quarta e última, ele propôs que o povo partisse, mas deixasse seus bens no Egito (Êx 10.24). Moisés sabia que, se o povo partisse sem os animais, a adora-a Deus no deserto seria afetada, e o culto ao Senhor ficaria comprometido (Lv 22.18). Ao recusar a proposta de Faraó, Moisés nos ensina a adorar a Deus com inteireza: de todo o coração e com todos os nossos recursos (1Cr 29.11-14), que são apenas um meio de expressar adoração e louvor.

Comentário Bíblico Beacon: “Muitas pessoas sucumbem às sugestões malignas e aceitam a proposta. Mas Moisés não! Ele declarou; ‘nenhuma unha ficará. Moisés sabia qual era a ordem de Deus, embora ainda não dispusesse de todas as razões. Espera mais instruções, conforme o desdobrar dos acontecimentos”.

2.3. Honrando a Deus com os nossos bens.
O verbo “honrar” remete a: venerar, adorar, cultuar, enobrecer, amar, reverenciar, temer. Assim, mais do que dízimos e ofertas, Deus espera que possamos Lhe dar honra (Pv 3.9,10). Deus não está atento somente às ofertas, mas também à maneira como ofertamos (Êx 35.22). O Reino de Deus trabalha por princípios, como o seguinte: “(…) aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão envilecidos”, 1Sm 2.30.

Comentário Bíblico Beacon: “No final das contas, o homem é um mordomo; e tudo que ele tem pertence a Deus (Sl 50). Quando ele honra a Deus com parte do seu progresso, ele vai ser abençoado materialmente e se encherão os teus celeiros. Temos um princípio de mordomia e não uma garantia de riquezas materiais. Podemos confiar a Deus as nossas dádivas; Ele garante a provisão das nossas necessidades materiais (Mt 6.33)”.

EU ENSINEI QUE:
Deus não está atento somente às ofertas, mas também à maneira como ofertamos.

3- Servindo a Deus com o nosso melhor
A reação de Moisés à proposta de Faraó nos ensina a dizer não às investidas de Satanás (Tg 4.7). Diferentemente de Adão e Eva, que foram enganados pela proposta do inimigo, Moisés se manteve firme na fé (Hb 11.27) e não desistiu de servir ao Senhor com o melhor que possuía (Êx 10.25,26).

3.1. Satanás tenta nos desviar da perfeita adoração. 
Diante das ardilosas propostas de Satanás, devemos ter o mesmo posicionamento de Moisés: “(…) nem uma unha ficará no Egito”, Êx 10.26. Satanás, modelado em Faraó, não mudou suas estratégias em relação ao povo de Deus (1Pe 5.8); pelo contrário, ele continua a tentar o crente para que caia em tentação (Jo 13.27). O inimigo recorre a infidelidades e propostas sedutoras para nos desviar da verdadeira adoração, mas Deus nos dá vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo (1Co 15.57).

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (2020, p. 1220): “O diabo ofereceu o mundo inteiro a Jesus, desde que Ele apenas’ se ajoelhasse e o adorasse. Hoje, o diabo nos oferece o mundo, tentando envolver-nos pelo materialismo na busca pelo poder. Podemos resistir às tentações do mesmo modo que Jesus fez. Se você não almeja algo que o mundo oferece, cite as palavras de Jesus ao diabo: ‘Ao Senhor, teu Deus adorarás e só a ele servirás”.

3.2. Ofertando o melhor ao Senhor.
Servir ao Senhor é ofertar com liberalidade. Moisés não abriu mão dos animais, que seriam usados para adorar ao Senhor em forma de sacrifício pelo perdão dos pecados (Lv 4.20, 26, 31). Analisando o Livro de Levítico, Pr. Fernando Alves comentou: “Toda oferta que fosse oferecida ao Senhor deveria ser de animais limpos e domésticos, e as características dos animais limpos são as unhas fendidas e a ruminação de alimentos (Lv 11.3)”. Do ponto de vista teológico, o sacrifício de animais era um símbolo da reconciliação com Deus e da retirada do pecado e da impureza do meio do povo. Todo o sistema sacrificial do AT aponta para Jesus Cristo, cuja morte na cruz efetuou o sacrifício definitivo (Hb 9.23 a 10.14).

Bispo Abner Ferreira: “Para Deus, o verdadeiro sacrifício é uma adoração sincera por parte do Seu povo. Eles necessitavam compreender que, ao levar animais para o holocausto, não estavam fazendo nenhuma caridade a Deus, pois tudo já é dEle.

3.3. Não permita que Satanás roube sua adoração. 
Encontramos nos Evangelhos e nas epístolas várias advertências quanto às investidas de Satanás para nos enganar (Mt 24.4,11; 2Ts 2.2-3; 1Tm 4.1; 2Tm 3.13), tanto quanto ao que é certo quanto ao que é errado (2Co 4.4). Quem aceita suas mentiras fica vulnerável ao seu poder (1Jo 3.8). Para nos desviar da verdadeira adoração, ele nos leva a empenhar nossos bens e finanças em coisas que parecem inofensivas: “Degustar uma bebida alcoólica, fumar um cigarro, usar drogas ou assistir a um filme pornográfico só uma vez não faz mal”. Satanás busca impedir a verdadeira adoração com propostas que, espiritualmente, podem ser fatais.

Bispo Abner Ferreira: “O povo hebreu recebeu ordens para adorar ao Senhor por meio de suas ofertas. A ordem era bem clara: “Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda”, Pv 3.9. Deus tem conhecimento de tudo; Ele observa todas as coisas e não se apraz daqueles que O roubam”.

EU ENSINEI QUE:
No AT, o sacrifício de animais era um símbolo da reconciliação com Deus e da retirada do pecado e da impureza do meio do povo.

CONCLUSÃO
É importante estarmos atentos aos conselhos e propostas que tentam nos levar a servir ao Senhor de maneira parcial. Todos os aspectos da vida cristã devem ser norteados pelos princípios bíblicos. Como todas as coisas são de Deus e para Deus, nosso viver também deve ser para a glória de Deus (Rm 11.36; 1Co 10.31). Isso inclui a administração dos bens que Deus tem colocado sob nossa responsabilidade.
  

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)


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