3. A IDENTIDADE DO POVO DE DEUS
Na sequência, Pedro enfatiza as três virtudes cardeais — fé, esperança e amor (1 Pe 1.21,22) —, destacando a regeneração pela Palavra, o chamado à santidade (1 Pe 1.23—2.3) e a edificação dos crentes como pedras vivas em Cristo, a pedra angular (1 Pe 2.4-10).
A identidade do povo de Deus, segundo Pedro, é definida não apenas pela fé, mas também por uma vida santificada e separada do mundo, refletida na conduta exemplar entre os gentios (1 Pe 2.11,12).
3.1. Um povo marcado pelo amor
A obediência à verdade conduz ao amor fraternal sincero, que deve ser demonstrado com dedicação e intensidade (1 Pe 1.22; cf. 1 Tm 1.5; Rm 12.10; Hb 13.1). Assim como Cristo realizou a redenção por amor, os crentes são chamados a amar uns aos outros, refletindo essa mesma obediência à verdade (1 Jo 4.7,11,20).
3.1.1. Regenerados pela Palavra eterna
Pedro ensina que os crentes são regenerados por uma semente incorruptível, a Palavra de Deus, que é viva, indestrutível e eterna (1 Pe 1.23). O nascimento natural é transitório, mas o espiritual, operado pelo Espírito, permanece para sempre (Jo 3.6). Para destacar sua perenidade em contraste com a fragilidade da existência humana, Pedro cita Isaías 40.6-8 (1 Pe 1.24,25).
3.1.2. Chamados a uma vida de santidade
No capítulo 2 (1 Pe 2.1-3), Pedro reafirma que a vida cristã deve refletir a santidade divina (cf. Tópico 2.1.1; 1 Pe 1.14-16). Regenerados pela Palavra, os crentes são chamados a permanecer nela, pois é ela quem purifica e sustenta seu crescimento.
3.2. Um povo edificado sobre Cristo, a Pedra Viva
Pedro apresenta em sua epístola Jesus como a Pedra Viva, enfatizando que Ele é o verdadeiro fundamento da fé (1 Pe 2.4). No Antigo Testamento, a devoção de Israel estava ligada ao Templo e ao sacerdócio, mas agora, sem esses elementos físicos, Deus habita em um santuário imaterial formado por aqueles que pertencem a Cristo (Os 3.4,5).
A Ressurreição confirma que Ele está vivo e é inabalável, sendo o alicerce sobre o qual a Igreja é edificada (Ap 1.18). Embora reprovado pelos homens, continua sendo a fonte da salvação e a pedra angular do novo pacto (At 4.11,12).
3.2.1. Chamados para ser pedras vivas
Pedro descreve os crentes como pedras vivas, edificadas em uma casa espiritual para Deus (1 Pe 2.5; cf. Ef 2.22). Nessa estrutura, exercem um sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios aceitáveis por intermédio de Cristo (cf. Rm 12.1,2; Hb 13.15,16; Fp 4.15-18).
3.2.2. Firmados na pedra eleita e preciosa
Pedro utiliza três imagens para descrever Cristo como a pedra central do plano divino (1 Pe 2.6-8):
• a pedra eleita e preciosa — Jesus é a pedra escolhida e valiosa aos olhos de Deus (cf. Is 28.16; Sl 118.22); no entanto, foi rejeitado por Israel, que não reconheceu Sua missão redentora (Jo 1.11). Aqueles que creem, porém, sabem que Ele é honrado pelo Pai e o aceitam como fundamento da fé (1 Pe 2.6,7);
• a pedra de esquina — Cristo é a pedra angular (ARA) sobre a qual a Igreja é erigida; embora rejeitado pelos líderes judeus, tornou-se o alicerce do novo templo espiritual, garantindo a estabilidade de sua edificação (cf. Ef 2.20). O próprio Jesus afirmou que edificaria Sua Igreja sobre esse fundamento inabalável (Mt 16.18);
• a pedra de tropeço — aqueles que resistem à Palavra tropeçam em Cristo. A incredulidade e a desobediência revelam a rejeição ao Salvador (1 Pe 2.8). Como Isaías profetizou, muitos cairiam por rejeitá-lo (Is 8.14,15). Jesus declarou que o Reino seria retirado de Israel e entregue a um povo que produzisse frutos espirituais, ou seja, a Igreja (Mt 21.42-46; Ef 2.14; Jo 15; Rm 9.22-26).
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Rejeitar a Pedra Viva resulta em severo juízo. Quem nela tropeça se despedaça; quem a rejeita será esmagado (Mt 21.42-44). A imagem do vaso quebrado contra a rocha simboliza a destruição dos que resistem ao Messias (Rm 9.30-33). Muitos ainda recusam a cruz, pois ela confronta o orgulho humano. Como disse John Stott: "A cruz ainda é a pedra de tropeço para o orgulho dos homens."
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3.2.3. Separados para proclamar as virtudes de Deus
Ao iniciar 1 Pedro 2.9 com a conjunção "mas", o apóstolo estabelece um contraste entre os que rejeitaram Cristo e aqueles que nele creem. Aos fiéis, é atribuída uma identidade distinta: raça eleita, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido. Chamados para proclamar as virtudes daquele que os resgatou das trevas para a luz. Essa designação reflete o propósito divino originalmente confiado a Israel (Ex 19.5,6), agora transferido à Igreja.
Pedro encerra essa seção destacando a transformação dos crentes, enfatizando que, antes, não eram povo, mas agora pertencem a Deus; antes, não conheciam a misericórdia, mas agora a receberam (1 Pe 2.10).
3.3. Um povo peregrino e separado do mundo
Pedro retoma a ideia da identidade dos crentes, destacando sua condição de peregrinos e estrangeiros (1 Pe 2.11). Seu chamado é para um viver santo, em contraste com a impiedade do mundo. O conceito de peregrinação enfatiza a transitoriedade da existência terrena e a necessidade de viver em fidelidade à pátria celestial (Hb 13.14; Fp 3.20). O estrangeiro está afastado do mundo; o forasteiro apenas passa por ele (Jo 14.1,2; Jo 17.14-16).
Diante dessa realidade, Pedro exorta à renúncia dos desejos carnais que guerreiam contra a alma (1 Pe 2.11). A conduta íntegra diante dos gentios deve servir de testemunho, de modo que até os incrédulos venham a glorificar a Deus (1 Pe 2.12; cf. Mt 5.16).
CONCLUSÃO
No encerramento do segundo capítulo de sua primeira epístola, Pedro exorta os crentes à submissão às autoridades — tema que será explorado com mais profundidade na lição seguinte, pois são instituídas por Deus para manter a ordem e punir o mal (1 Pe 2.13,14; cf. Rm 13.1-7). Ele também ensina os servos a se submeterem, mesmo injustiçados, seguindo o exemplo de Cristo, nossa esperança, nosso resgatador e nosso supremo modelo de vida (1 Pe 2.21-25).
ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Quais são os cinco pilares do cristianismo, destacados em 1 Pedro 1.2?
R.: Eleição, presciência, santificação, obediência e salvação.
André aqui da Paulicéia, DC. - Veio pregar aqui lembra?
ResponderExcluirDeus te abençoe meu amigo, paz Senhor! Como o senhor está? 21974508378.
Meu irmão, desculpa mas não lembro, porque são tantas igrejas onde eu prego, mas vou entrar em contato agora pelo número que você deixou aí. Estou bem graças a Deus, a gente se fala pelo whats.
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