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terça-feira, 21 de outubro de 2025

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR JOVENS - Lição 4 / 4º Trim 2025


A MARAVILHOSA GRAÇA DE DEUS


Texto de Referência: Rm 11.6 

VERSÍCULO DO DIA
"Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a Graça", Rm 5.20  

VERDADE APLICADA 
A Lei revela a gravidade do pecado, mas a Graça de Deus, manifesta em Jesus Cristo, traz perdão e vida aos que creem.
 
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Compreender que somente a Graça nos livra da condenação do pecado;
✔ Identificar a natureza da Graça de Deus;
✔ Reconhecer que somos capacitados pela Graça de Deus.

MOMENTO DE ORAÇÃO  
Ore para que Deus derrame Graça sobre a Sua Igreja, a fim de que tenhamos uma vida justa diante de Deus e dos homens.

LEITURA SEMANAL
Seg Rm 6.14 Não estamos debaixo da Lei, mas da Graça.
Ter Rm 3.24 Somos Justificados gratuitamente pela Graça de Cristo.
Qua 2Tm 2.1 Devemos nos fortalecer na Graça que há em Jesus.
Qui Tt 2.11 A Graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. 
Sex 1Co 16.23 A Graça do Senhor Jesus seja convosco.
Sáb Tg 4.6 Deus concede Graça aos humildes.

INTRODUÇÃO
O que seria do homem sem a Graça de Deus? À luz da Bíblia, Graça é um favor imerecido que Deus nos concede (Rm 3.23,24). É o amor e a misericórdia que nos libertam do pecado e nos livram da condenação eterna (Rm 2.6,7). É pela Graça que Deus nos recebe como filhos (Rm 4. 16, 17). 

Ponto-Chave 
"Por Sua Graça soberana e imerecida, Deus salva e justifica os pecadores, oferecendo Redenção somente pela fé em Jesus Cristo." 

1. DO SENHOR VEM TODA A GRAÇA 
A Carta aos Romanos retrata a Graça do Senhor como um testemunho do caráter generoso e soberano de Deus, que é a fonte de toda bênção espiritual e de Salvação. Ao crer em Cristo, somos justificados gratuitamente pela Graça (Rm 3.23,24). Paulo contrasta o pecado de Adão com o Dom gratuito da Graça que vem pelo segundo Adão, Jesus (Rm 5.15-17). Assim, em Sua misericórdia, o Senhor providencia em abundância o que a humanidade jamais poderia alcançar sozinha (Rm 5.20). 

1.1. A Graça noa livra da condenação eterna 
A Graça de Deus proporciona ao ser humano a chance de ser redimido e salvo de um estado de condenação eterna, libertando-o do poder do pecado e da iniquidade. A Bíblia diz que todos pecaram e afastados foram da Presença de Deus, mas a Graça nos trouxe a Redenção que há em Cristo Jesus (Rm 323,24). Sendo assim, a Graça de Deus é imprescindível para a Salvação Eterna, uma vez que nos livra do domínio do pecado (Rm 6.14). 

1.2. A Graça é incompreensível ao ser humano
A Graça de Deus é incompreensível ao ser humano pelo fato do pecado ter abundado no mundo (Rm 5.20). A preciosa Graça está acima das maravilhas da vida terrena, pois somente ela nos basta (2Co 12.9). Para o teólogo Karl Barth: "Graça é o fato real, embora incompreensível, de que Deus se agrada do ser humano que, por sua vez, pode se alegrar em Deus. Mas a Graça somente é Graça quando for reconhecida como inexplicável [sem razão de ser], incompreensível". 

Refletindo 
"O reinado de morte foi substituído pelo reinado da Graça para os que estão em Cristo, nos trazendo uma nova condição de justiça."
D.A. Carson 

2. O PODER DA GRAÇA DE DEUS 
A poderosa Graça de Deus, conforme revela a Carta aos Romanos, é essencialmente gratuita, imerecida e transformadora, refletindo o amor incondicional e a Soberania do Criador. O Apóstolo Paulo a descreve como um Dom que não depende de obras humanas, mas que nos é dado gratuitamente pela fé em Cristo Jesus (Rm 3.24; 11.6). Assim, essa Graça é, ao mesmo tempo, um presente generoso, um poder redentor e uma promessa eterna, oferecida a todos, tanto judeus quanto gentios, sem distinção. 

2.1. A Abundante Graça 
A Bíblia diz que "os Apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição de Jesus, e em todos eles havia abundante graça", At 4.33. É perceptível que o Espírito os capacitou de poder a fim de pregarem o Evangelho e operarem milagres. A expressão "abundante graça" denota o tamanho da generosidade do favor de Deus. A Graça divina não foi nem é escassa ou limitada, ela é abundante e nos é dada por Deus, não somente para a Salvação, mas para o crescimento espiritual e a realização de Sua Obra na terra.

2.2. A Soberana Graça 
A Soberania e a Graça de Deus estão intimamente ligadas à Salvação. Isso porque, sem a Graça Soberana de Deus, todos nós estaríamos perdidos, pois é ela que nos concede a Salvação, mediante a fé na Obra Redentora de Cristo. Por causa dessa Obra, fomos libertos do pecado e hoje, abrigamos o Espírito de Deus (Ef 2.22; 1Co 6.19), que, pela Graça, nos leva a um processo progressivo de santificação (1 Co 6.11). 

3. OPOSIÇÕES A DOUTRINA DA GRAÇA 
Durante o período apostólico, os seguidores de Cristo enfrentaram duas correntes de ideias que se opunham ao ensinamento da Graça: o legalismo e o antinomismo. 

3.1. Legalismo 
Segundo este pensamento, só se obtém a Salvação e a dignidade moral mediante a Lei Mosaica. O Legalismo, amparado por alguns judeus cristãos em Roma, afirmava que a justificação advinha das obras, conforme as leis e regras (Rm 3.27-31; Gl 3-4). Isso contradiz a Graça, porque valorizar o seguimento de normas da Lei nega a Salvação pela Graça e a fé em Jesus Cristo como o Salvador. Indo contra o pensamento legalista, os Apóstolos afirmavam que a Salvação é unicamente resultado da morte substitutiva de Jesus e, portanto, nenhuma Lei deveria ser imposta aos irmãos gentios. Por isso, observamos o Apóstolo Paulo os exortando: "Nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei", Rm 3.20. 

3.2. Antinomismo 
No Antimonismo, não há normas. O termo significa "contrário à lei", e seus defensores alegavam que, mesmo habitando no erro, estariam isentos da punição eterna (Rm 3.7). Conforme os adeptos dessa ideologia, uma vez que o homem foi justificado pela fé em Cristo, nenhuma responsabilidade ética lhes era exigida. O Apóstolo Paulo, porém, é totalmente contrário a esse pensamento, por isso os questiona: "Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?", Rm 6.1-3. Para Paulo, esse ensinamento viola as Escrituras, sendo um desvio da Palavra de Deus (Rm 6.15,16). 

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR 
Em toda a Bíblia, encontramos referências acerca da Graça de Deus (Is 12.3). Essa Graça resulta em benefícios da parte de Deus para Suas criaturas, salvando-as, curando-as e libertando-as do poder do pecado (Sl 107.20). A ação divina em favor do homem perdido revela o Deus de toda a Graça, benevolente com o transgressor da Sua lei (Lc 18.13). O salmista expressou: "O Senhor dá Graça e glória [...]". Sl 84.11. Esse fato acerca de Deus é uma verdade incontestável, pois Ele é o doador da Graça. A vida de José nos dá um exemplo da Graça de Deus: "O Senhor, porém, estava com José [...] e deu-lhe Graça aos olhos do carcereiro-mor", Gn 39.21. A Graça na vida de José vinha do Senhor, o Deus de toda a Graça (1Pe 5.10). A Igreja hoje necessita dessa Graça gloriosa para vencer o mundo. (SILVA. Pr. Jandiro A. Revista Betel Dominical. 2º Trimestre de1999. Lição 2). 

CONCLUSÃO 
Na Carta aos Romanos, Paulo apresenta a Graça de Deus como Dom gratuito, soberano e imerecido, que redefine o relacionamento entre Deus e a humanidade. Ela é a força que justifica o pecador pela fé (Rm 3.24), supera o pecado com abundância (Rm 5.20) e transforma as vidas para a eternidade (Rm 6.23). 

Complementando 
É sempre bom destacar que a Graça divina esteve presente desde o início, basta ver a maneira como Deus tratou o primeiro casal antes e depois da Queda (Gn 2.8-22; 3.8-15). Na Carta aos Romanos, o Apóstolo Paulo faz uma apresentação detalhada da Graça de Deus (Rm 6). Aprendemos, assim, que a Graça se manifesta mediante a fé em Jesus Cristo (Rm 5.1,2), independentemente de obras humanas.

Eu ensinei que: 
O Filho de Deus é a manifestação plena da gloriosa Graça de Deus.  

Fonte: Revista Betel Conectar

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