AULA EM 26 DE OUTUBRO DE 2025 - LIÇÃO 4
(Revista Editora CPAD)
Tema: O vaso do Oleiro: A descrição espiritual da nação

TEXTO PRINCIPAL
“Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?” (Rm 9.20).
RESUMO DA LIÇÃO
A Soberania de Deus garante o sucesso de seu propósito, mesmo que o seu povo esteja em decadência espiritual.
LEITURA DA SEMANA
SEGUNDA — Is 43.1 O Oleiro criou Israel
TERÇA — Lm 3.22 As misericórdias do Oleiro
QUARTA — Sf 3.9-20 O Oleiro e a sorte do seu povo
QUINTA — Jr 29.11-14 Os planos do Oleiro são os melhores
SEXTA — Jr 25.4 O Oleiro enviou profetas para advertir seu povo
SÁBADO — Ez 36.16-33 O Oleiro planeja restaurar o seu povo
OBJETIVOS
COMPREENDER a parábola da casa do oleiro;
DESTACAR a soberania de Deus;
MOSTRAR que a mensagem de Jeremias era de advertência, esperança e amor.
INTERAÇÃO
[...]
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
[...]
TEXTO BÍBLICO
Jeremias 18.1-15.
1 — A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo:
2 — Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3 — E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas.
4 — Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer.
5 — Então, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
6 — Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? - diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
7 — No momento em que eu falar contra uma nação e contra um reino, para arrancar, e para derribar, e para destruir,
8 — se a tal nação, contra a qual falar, se converter de sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
9 — E, no momento em que eu falar de uma gente e de um reino, para o edificar e o plantar,
10 — se ele fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que tinha dito lhe faria.
11 — Ora, pois, fala agora aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Eis que o estou forjando mal contra vós e projeto um plano contra vós; convertei-vos, pois, agora, cada um do seu mau caminho, e melhorai os vossos caminhos e as vossas ações.
12 — Mas eles dizem: Não há esperança, porque após as nossas imaginações andaremos; e fará cada um segundo o propósito do seu malvado coração.
13 — Portanto, assim diz o SENHOR: Perguntai, agora, entre os gentios quem ouviu tal coisa? Coisa mui horrenda fez a virgem de Israel!
14 — Porventura, deixar-se-á a neve do Líbano por uma rocha no campo? Ou deixar-se-ão as águas estranhas, frias e correntes?
15 — Contudo, o meu povo se tem esquecido de mim, queimando incenso à vaidade; e fizeram-nos tropeçar nos seus caminhos e nas veredas antigas, para que andassem por veredas afastadas, não aplainadas.
COMENTÁRIO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
Professor(a), esta é uma das mais maravilhosas experiências relatadas pelo profeta Jeremias, e esse relato já foi tema de milhares de pregações e estudos, por isso, vale a pena se preparar para dar uma aula inspiradora e rica em conteúdo para os seus alunos, espero que este material de apoio possa te ajudar.
Nesta lição, veremos o chamado divino para que o profeta fosse à casa do oleiro. Embora a condição...
Por essa introdução já se pode perceber que Deus enviou o profeta à casa do oleiro para falar sobre a condição espiritual do povo. E o estado espiritual da casa de Israel naquele momento serve de exemplo de como estão muitas pessoas no mundo hoje, e também dentro das igrejas. Por isso, este assunto é tão relevante e atual.
I. A PARÁBOLA DA CASA DO OLEIRO
1. Compreendendo o texto.
O vocábulo “parábola” é de origem grega, cujo significado é “colocar ao lado de”. Nas Escrituras Sagradas, o seu uso visa...
Entende-se como parábola, uma história ilustrativa para se comparar, em forma de analogia, com uma situação sobre a qual se deseja ensinar algo. Jesus utilizava as parábolas, contando casos do dia a dia, situações que o povo estava acostumado a observar. No caso de Jeremias na casa do oleiro, pode ser considerado como uma parábola, porém, nessa situação o Senhor não contou uma história, e nem deu uma visão a Jeremias, mas mandou que ele fosse à casa do oleiro para observar algo do dia a dia de um trabalhador. Na situação que Jeremias iria observar, Deus daria a Sua mensagem.
2. Jeremias recebe a mensagem.
O profeta recebeu a ordem divina para que se dirigisse à casa do oleiro sob a promessa de que lá receberia uma...
A mensagem de Deus ao profeta seria dada em algo irregular que ocorreu no trabalho do profissional, que foi a quebra do vaso nas mãos do oleiro. Aqui já podemos perceber que acontecem situações à nossa volta onde o Senhor pode falar conosco, assim como falou com Jeremias. Muitos ministros extraem mensagens profundas a partir de fatos que acontecem no cotidiano. Para isso, é necessário estar atento à voz do Senhor e ao que acontece ao redor. Se Jeremias fosse à casa do oleiro e ficasse desatento, não teria recebido mensagem nenhuma.
"Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;", 1 Tessalonicenses 5.6
Quando estamos vigilantes espiritualmente, conseguimos ver, tanto as armadilhas do inimigo, quanto a mão do Senhor operando.
3. A mensagem da casa do oleiro.
O conteúdo central da mensagem que Jeremias recebeu de Deus na casa do oleiro mostra a seguinte condição de...
A mensagem que Jeremias recebeu denunciou a idolatria como a conhecemos hoje, pois no tempo de Jeremias, eles entendiam a idolatria como "culto a outros deuses", no entanto, Deus mostrou um tipo de idolatria mais terrível e que existe até hoje:
"Contudo o meu povo se tem esquecido de mim, queimando incenso à vaidade, que os fez tropeçar nos seus caminhos, e nas veredas antigas, para que andassem por veredas afastadas, não aplainadas;", Jeremias 18.15 (grifo meu)
Queimar incenso à vaidade, significa idolatrar algo que está em seu coração, independente se é uma divindade pagã, uma casa, um carro, o cônjuge, o filho, o celular, o próprio rosto, etc.
Na mensagem, Deus dá um aviso que poderia quebrar a casa de Israel:
"Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? — diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.", Jeremias 18.6
Mas, em seguida, dá uma palavra de esperança:
"7 No momento em que eu falar contra uma nação e contra um reino, para arrancar, e para derribar, e para destruir,
8 se a tal nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.", Jeremias 18.7,8
Ou seja, Deus anuncia que estava disposto a voltar atrás em Sua própria palavra se visse o arrependimento no povo.
SUBSÍDIO I
[...]
II. A SOBERANIA DE DEUS
1. Soberania.
A soberania de Deus indica sua onipotência, autonomia e independência. Na prática, isso significa que...
Basicamente, na mensagem dada ao profeta Jeremias, o Senhor está afirmando quem Ele é, (o oleiro) e quem é o povo, (o vaso). A ideia é mostrar para o povo a soberania do Senhor, pois Ele como oleiro poderia acabar com o vaso e jogar ele fora, e também mostrar a Sua misericórdia, por estar disposto a voltar atrás na palavra de juízo.
Com isso, entende-se que Deus está acima de qualquer discussão quanto às Suas ações, veja a dimensão disso nas palavras do profeta Isaías:
"Ai daquele que contende com o seu Criador, caco entre outros cacos de barro! Porventura, dirá o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: Não tens mãos?", Isaías 45.9
Não se discute com Deus, pois o correto é obedecer e depois perguntar o porquê de tal ordenança, se acaso Ele estiver interessado em revelar.
2. Familiarizado com a soberania de Deus.
Quando foi chamado por Deus, Jeremias ouviu, dentre outras palavras, a expressão “formar” (1.5) e esta é oriunda do hebraico yatzar, que quer dizer...
[...]
3. A cooperação humana.
No texto de Jeremias 18 podemos ver a ação de Deus, do profeta e do povo. Jeremias transmitiu a mensagem do Senhor, mas o povo não...
A verdade apresentada na mensagem dada a Jeremias, de que o Senhor deixava a cargo da nação, a decisão de aceitar ou não a Sua repreensão, chamamos de livre-arbítrio, que é uma expressão de amor da parte do Senhor.
Mas uma realidade é mostrada nesse subtópico, o oleiro não destruiu o vaso, assim foi com a nação de Israel, pois Deus não os destruiu, e sim, eles que escolheram a destruição e assim é com todo aquele que sendo avisado não se conserta:
"O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura.", Provérbios 29.1
SUBSÍDIO II
[...]
III. ADVERTÊNCIA SIM, ESPERANÇA E AMOR TAMBÉM
1. Advertência divina.
O ministério de Jeremias serviu de sinal ao povo de Deus e, conforme se vê em todo o seu livro, a exortação é...
A própria presença do profeta, falando ao povo, já era um sinal da misericórdia do Senhor, pois mostra que ainda havia uma chance de salvação. O problema é quando a pessoa não possui mais a presença de Deus, isso corresponde a segunda morte:
"E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.", Apocalipse 20.14
Por isso, se alguém está sendo punido ou recebeu um alerta de Deus, deve se alegrar, pois o amor do Senhor está presente:
"5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido;
6 porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.", Hebreus 12.5,6
A soberania de Deus afirma que Ele faz o que quiser, mas o Seu amor O leva a nos salvar.
2. Uma advertência de amor e de esperança.
[...]
3. A restauração de um povo.
O interesse de Deus não era destruir o seu povo, mas restaurá-lo (18.8,9), embora a falta de...
A própria história de Israel nos mostra o interesse do Senhor em abençoar o Seu povo. Pois veja como é a nação de Israel nos dias atuais, mesmo odiada por muitos, é um povo diferenciado, tecnologicamente avançado, economicamente estabilizado, desenvolvido e militarmente forte. Um país minúsculo, mas com capacidades formidáveis.
A melhor decisão para qualquer servo, é deixar Deus trabalhar com suas mãos, não questionar, não se rebelar, mas se quebrantar na presença do Senhor. Afirma que Israel é a "luz dos gentios" é o mesmo que afirmar que de Israel procede à bênção de Deus a todos os povos, isto é a salvação:
"Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os guardados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.", Isaías 49.6
Agora, veja nas palavras de Jesus:
"Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.", João 4.22
Jesus se referia a Ele mesmo vindo do povo judeu para dar salvação ao mundo.
SUBSÍDIO III
[...]
CONCLUSÃO
O capítulo 18 de Jeremias traz uma mensagem de advertência e de...
Professor(a), leia essa conclusão e siga estas instruções se desejar:
- revise, com a classe, os pontos e ideias mais importantes comentados;
- faça as perguntas do questionário, se houver tempo;
- convide os alunos para a próxima aula falando da próxima lição, mencionando algo interessante que vai ser tratado.
ESTANTE DO PROFESSOR
[...]
HORA DA REVISÃO
1. Segundo a lição, o que é uma parábola?
O vocábulo “parábola” é de origem grega, cujo significado é “colocar ao lado de”.
2. Qual o propósito da parábola nas Escrituras Sagradas?
Nas Escrituras Sagradas, o seu uso visa transmitir uma mensagem e valores espirituais por meio de linguagem fácil, já conhecida, favorecendo assim a sua compreensão.
3. Qual a parábola encontramos no capítulo 18 de Jeremias?
No capítulo 18 do livro de Jeremias encontramos a “Parábola da Casa do Oleiro”.
4. O que representa o vaso de barro na parábola do capítulo 18 de Jeremias?
O vaso de barro representa o povo de Judá.
5. Qual era a condição de Judá revelada a Jeremias na casa do oleiro?
O conteúdo central da mensagem que Jeremias recebeu de Deus na casa do oleiro mostra a seguinte condição de Judá, não faltava culto, o que faltava era adoração genuína e Judá praticava a idolatria.
___________________________________
Este é um subsídio para professores e alunos, com comentários do pastor Marcos
André (em azul)
Para mais conteúdos de Escola Dominical, acesse o CLUBE DA TEOLOGIA (Blog de
estudos).
Convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp).
Conheça meu livro “O Maior Milagre de Jesus” Clique aqui.
Conheça meu livro “Livro das Obras Contexto” Clique aqui.
Fonte: Revista CPAD Jovens
___________________________________________________________
Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.