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terça-feira, 18 de julho de 2023
ESCOLA DOMINICAL EDITORA BETEL - Lição 4 / 3º Trim 2023
ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 4 / 3º Trim 2023

(Revista CPAD)
Tema: Quando a Criatura vale mais que o Criador
- "A soberba e a insensatez do homem ímpio o mantêm afastado da verdade de Deus. Com o advento da revolução do pensamento, o ser criado passou a priorizar cada vez mais a criatura em autoidolatria, o coração perverso e a escolha pelos prazeres da carne colocaram a raça humana em inimizade contra Deus (2 Tm 3.4).", convém já mencionarmos que essa lição segue o tema do trimestre que fala sobre o império do mal, ou seja, o reino de Satanás fazendo oposição contra a Igreja de Jesus. Essa oposição nos dias atuais é em forma de ideologias, tendências e costumes. A lição vai falar de algumas ideologias que visam valorizar o ser humano e ao mesmo tempo descredenciar o Criador, como se Deus fosse apenas uma criação da mente humana.
- "A lição de hoje é um alerta acerca do que ocorre quando Deus deixa de ser a medida de todas as coisas (Rm 1.18).", Deus ser a "medida de todas as coisas", significa que o Senhor é a origem e explicação para todas as coisas, dessa forma, é levar em consideração o Senhor, Sua vontade e Seus mandamentos em tudo que formos fazer.
I – O DESPREZO À VERDADE
- "O termo “impiedade” é a tradução do grego Ele refere-se a decisão do ser humano de viver como se Deus não existisse (Sl 36.1; Jd 1.14,15). Já o vocábulo “injustiça” vem do grego adikia e significa “sem retidão”. A palavra carrega a ideia de não ser reto diante de Deus e nem com o próximo (2 Pe 2.15).", nesse caso, o que pratica a impiedade é chamado de ímpio. Convém diferenciar os ímpios dos "não crentes" da seguinte forma: não crentes seriam todos que não seguem a Cristo; os ímpios seriam os que rejeitam a Deus ou que o ignoram. Sendo assim nem todos os não crentes são ímpios. Essa diferenciação é importante, pois nem todos os que não são crentes rejeitam a Deus, na verdade, muitos deles não possuem forças para seguir os caminhos do Senhor, por isso não se firmam.
domingo, 16 de julho de 2023
AQUI ESTÃO ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PARA OS RESPONSÁVEIS DA EBD
DESEJO UMA EXCELENTE AULA À TODAS AS ESCOLAS DOMINICAIS.
PASTORES, COORDENADORES, PROFESSORES, RESPONSÁVEIS E OBREIROS, NÃO SE ESQUEÇAM DE:
CHEGAR CEDO;
DEIXAR TUDO ORGANIZADO;
ESTAR COM A AULA PREPARADA;
ESTAR ENTUSIASMADO;
TER CUIDADO COM A APRESENTAÇÃO PESSOAL;
RECEBER BEM OS ALUNOS;
E CONVIDÁ-LOS PARA A PRÓXIMA EBD;
INFORME O TEMA DA PRÓXIMA LIÇÃO E DIGA ALGO INTERESSANTE QUE SERÁ MINISTRADO.
Pr Marcos André
sábado, 15 de julho de 2023
DIDÁTICA - O Debate na EBD, é bom ou não?
Lembre-se que durante a aula da EBD, o debate é útil, desde que:
- esteja dentro do tema da aula;
- haja ordem na exposição de argumentos e contra-argumentos;
- seja mediado pelo professor(a); e
- todos possam participar.
O professor(a) da Escola Dominical deve puxar a participação de todos no debate. Uma forma de fazer isso, é elaborar uma pergunta dentro do assunto que está sendo discutido e direciona-la a um aluno que esteja menos participativo no debate.
Boa aula a todos!
Pr Marcos André
ESCOLA DOMINICAL BETEL - LIÇÃO 3
LIÇÃO 3 - REVISTA DA CPAD
A lição 3 do 3º trimestre da CPAD, trás o perigo dos ensinamentos de cunho progressista.
O termo progressista vem da palavra "progresso", sendo assim os ensinamentos progressistas são aqueles que falam de progresso, de modernização. Seria como se a humanidade evoluísse a forma de pensar e agir.
A lição 3 se refere aos ensinos modernos que conduzem o ser humano para longe de Deus!
Pr Marcos André
Acesse essa lição nos links:
sexta-feira, 14 de julho de 2023
ESCOLA DOMINICAL CPAD ADULTOS - Lição 4 / 3º Trim 2023
quarta-feira, 12 de julho de 2023
CONHEÇA O NOSSO BLOG TEMPO DE PAZ
Conheça o meu blog de poesia TEMPO DE PAZ
Veja de onde saiu as poesias para o meu último trabalho: LIVRO DAS OBRAS: CONTEXTO

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terça-feira, 11 de julho de 2023
ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 3 / 3º Trim 2023

O avivamento bíblico é precedido de arrependimento Genuíno, quebrantamento e oração.
Apresentar o cenário da mensagem do profeta Joel
Destacar a mensagem do profeta Joel
Ressaltar lições do profeta Joel para os dias de hoje
27 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel e que eu sou o Senhor, vosso Deus, e ninguém mais; e o meu povo não será envergonhado para sempre.
28- E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.
29- E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.
32- E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o Senhor tem dito, e nos restantes que o Senhor chamar.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA Is 13.9 O Dia do Senhor vem.
TERÇA Dn 1.8 É preciso não se contaminar com o pecado.
QUARTA Jl 2.12 É preciso se converter de todo coração
QUINTA Ob 1.15 O Dia do Senhor está perto.
SEXTA At 17.30 Deus quer que todos se arrependam.
SÁBADO 2Co 7.10 O arrependimento para a salvação.
ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 3 / 3º Trim 2023

(Revista CPAD)
Tema: O Perigo do Ensino Progressista
- "Nesta lição, veremos que os ensinos progressistas enfraquecem a autoridade da Bíblia. Suas heresias propagam que as Escrituras contêm erros, que Deus não é Soberano e que o sobrenatural é um mito.", o termo progressista vem de "progresso", dá uma ideia de evolução, de avanço científico ou de amadurecimento. É como se fosse uma visão moderna e mais científica de ver a religião e a Bíblia.
- "São indiferentes à doutrina bíblica do pecado, relativizam os valores morais e defendem a necessidade de “ressignificar” a fé cristã. Por conseguinte, seus ensinos progressistas resultam na descaracterização do cristianismo bíblico.", a relativização do pecado consiste em analisar o pecado de acordo com as circunstâncias e não pelo mandamento bíblico. No ensino progressista, as doutrinas bíblicas são consideradas antiquadas e fundamentalistas, alguns teólogos e até mesmo pregadores, baseados nesse tipo de ensino, já chegaram a argumentar que a Bíblia deveria ser reescrita.
I- A DESCARACTERIZAÇÃO DO CRISTIANISMO
1- A deterioração moral.
segunda-feira, 10 de julho de 2023
ESCOLA DOMINICAL EDITORA BETEL - Lição 3 / 3º Trim 2023
Joel – Mensagem de Juízo, um Chamado ao Arrependimento e Promessas
“Santificai um jejum, apregoai um dia de proibição, congregai os Anciãos e todos os moradores desta terra, na casa do senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor” Joel 1.14
O avivamento bíblico é precedido de arrependimento Genuíno, quebrantamento e oração.
Apresentar o cenário da mensagem do profeta Joel
Destacar a mensagem do profeta Joel
Ressaltar lições do profeta Joel para os dias de hoje
27 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel e que eu sou o Senhor, vosso Deus, e ninguém mais; e o meu povo não será envergonhado para sempre.
28- E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.
29- E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.
32- E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o Senhor tem dito, e nos restantes que o Senhor chamar.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA Is 13.9 O Dia do Senhor vem.
TERÇA Dn 1.8 É preciso não se contaminar com o pecado.
QUARTA Jl 2.12 É preciso se converter de todo coração
QUINTA Ob 1.15 O Dia do Senhor está perto.
SEXTA At 17.30 Deus quer que todos se arrependam.
SÁBADO 2Co 7.10 O arrependimento para a salvação.
Ore por revestimento do Espírito Santo
O arrependimento sincero e a mudança de vida são a base da genuína espiritualidade. No livro do profeta Joel encontra-se esse chamado e, por isso, ele é conhecido como o profeta do avivamento.
Deus não rejeita quem se arrepende.
Joel profetizou numa época de grande devastação em toda a terra de Judá. O contexto histórico de Joel apresenta um tempo de calamidade decorrente de uma destruidora praga de gafanhotos e de uma grande seca [J1.1]. O povo ainda não havia atingido o estado de depravação presenciado em outras épocas, mas a religião já se caracterizava por um notável formalismo.
1.1. Conhecendo um pouco mais o profeta.
1.2. A invasão dos gafanhotos.
Professor(a): Adilson Faria Soares (Lições Bíblicas, CPAD, 2° Trimestre de 1993, p. 8): “A praga das locustas contra Israel foi fato real, e acontecimentos semelhantes eram comuns, ocasionados pelos enxames de milhões de gafanhotos que emigravam da Arábia para a Palestina, levados pelo vento do deserto. A destruição foi tão grande que o profeta chama a atenção dos anciãos [Jl 1.2], os quais pela vivência dos anos podem recorrer à memória e responder-lhe [Dt 32.7; Jó 32.7], Embora a resposta esteja implícita, ele concita os anciãos a admoestarem o povo sobre a severidade do castigo, incitando-o a temer a Deus [S1 76.6- 8; Êx 13.8; Js 4.7].”
1.3. A necessidade urgente de arrependimento.
Professor(a): O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento: “Um dos temas centrais do livro de Joel é o dia do Senhor [Jl 1.15; 2.1], Este termo se refere a um período em que Deus virá dramaticamente para trazer ira e juízo sobre os ímpios e salvação aos justos. Deus é o Senhor do tempo. Não há dia que não que seja o dia do Senhor, num sentido geral. Mas, às vezes, Deus entra na arena espaço-temporal para asseverar, firme e dramaticamente, que Ele está no controle de tudo.”
Há promessa de restituição da parte de Deus disponível para aqueles que O buscam arrependimento e fé.
A singularidade da mensagem do profeta é que ela se origina de uma experiência do cotidiano, ou seja, a contemplação de uma praga de gafanhotos. Sua mensagem se destinava tanto à liderança quanto aos moradores da terra. Todos estavam sendo alertados e chamados pelo Senhor ao arrependimento, jejum, à conversão e à contrição.
2.1. O alerta do profeta.
Professor(a): Warren W. Wiersbe: “Joel dirige-se a diversos grupos distintos de pessoas quando descreve a terrível praga e suas consequências devastadoras. (…) Depois, fala com os adoradores [Jl 1.8- 10], que têm de ir ao templo de mãos vazias, porque não há sacrifícios para ofertar. Ele dirige-se aos lavradores [Jl 1.11-12], que uivam porque suas colheitas estão arruinadas. Por fim, Joel vira-se para os sacerdotes [Jl 1.13-14] e diz-lhes que jejuem e orem. Aqui chegamos ao cerne da questão, pois Deus estava punindo a nação por causa do pecado. Contanto que o povo lhe obedeça, Ele enviará a chuva e a colheita, mas, se lhe der as costas, Ele fará com que os céus sejam como bronze e destruirá as colheitas.”
2.2. Esperança em meio à catástrofe.
Professor(a): Comentário Beacon: “Vemos que as maiores bênçãos colocadas diante do povo de Deus são:
1) O derramamento do Espírito de Deus sobre toda a carne;
2) O julgamento das nações; e
3) A glorificação do povo de Deus. Estas características não são mantidas estritamente em separado, mas, mesmo assim, são indicadas com clareza e relacionadas de perto umas com as outras. Os estudantes do Novo Testamento reconhecem com facilidade os versículos 28 a 32 por ser a promessa gloriosa citada por Pedro no Dia de Pentecostes, quando este a identificou por “é o que foi dito pelo profeta Joel” [At 2.16-21].”
2.3. O fruto do arrependimento.
Professor(a): O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento: “Deus não fica satisfeito com o arrependimento da boca para fora. Rasgar as próprias vestes era um costume que expressava grande luto ou remorso [Js 7.6; 1Sm 4.12]. Mas, como todo ato externamente visível, podia-se rasgar as vestes sem tristeza nem arrependimento verdadeiros. Deus queria mais do que simples palavras ou atos exteriores; Ele queria que o coração do povo mudasse e que se entristecesse ao pecar.”
O fruto do arrependimento genuíno é uma metamorfose na vida do pecador.
A mensagem do profeta é clara: havendo arrependimento autêntico e fidelidade por parte do Seu povo, o Senhor Deus é poderoso para transformar o cenário de desesperança em vitória definitiva. É preciso ter em mente que quando o termo “últimos tempos” é usado na Bíblia tem uma conotação de esperança. Trata-se da vitória final de Deus.
3.1. Arrependimento genuíno.
Professor(a): Comentário Bíblico Moody: “O profeta visualiza uma praga ainda mais terrível que está por vir. Em termos altamente poéticos ele descreve os enxames de gafanhotos como se fossem um exército hostil, vindo como o exército do Senhor para julgamento [Jl 2.1 -11 ]. Mas a porta da misericórdia, ele diz, ainda está entreaberta! Se o povo se voltar para o seu Deus com coração contrito, a calamidade pode ser evitada [Jl 2.12-14]. O profeta convoca toda a comunidade para uma reunião de oração e jejum na casa do Senhor [Jl 2.15-17].”
3.2. Santificação urgente.
Professor(a): Esdras Bentho & Reginaldo Leandro (Introdução ao Estudo do Antigo Testamento, CPAD, 2019, p. 517) comentam sobre Joel 2.12- 17: ““Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus […]” [Jl 2.13]. O coração, conforme é usado aqui, não deve ser considerado o centro das emoções e das paixões. Na psicologia hebraica, o coração era geralmente considerado como o centro da vida moral, espiritual e intelectual. Então, o arrependimento deles deveria ser acompanhado com jejuns e com choro, exteriorizando a tristeza pelo pecado do arrependido.”
3.3. Libertação e esperança.
Professor(a): Comentário Beacon: “Se o primeiro grande ensino em Joel é o arrependimento diante das adversidades, o segundo é o derramamento do Espírito sobre toda a carne. A promessa é uma amplificação de Números 11.29 e seu cumprimento (…) ocorreu no Dia de Pentecostes narrado em Atos 2. A promessa em si é proeminentemente escatológica, embora objetivava consolar o povo nos dias do profeta. Robinson declara que a promessa “é semelhante à mensagem de Jeremias de um concerto novo’ [Jr 31.31-34]. Ainda que não haja predição do Messias no livro de Joel, como bem observou Horton, o estudo deste livro deve nos levar a Cristo e ao batismo no Espírito Santo. Joel começa a construir a ponte para o Reino da Graça.”
Devemos denunciar o pecado, mas também anunciar a esperança que há em Cristo Jesus.
Apesar do atual cenário da sociedade pós-moderna, a Igreja deve continuar firme em Seu propósito pregando o Evangelho que confronta os homens com seus pecados e anunciando a esperança que há em Jesus.