terça-feira, 27 de agosto de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 9 / 3º Trim 2024


AULA EM 1º DE SETEMBRO DE 2024 - LIÇÃO 9

(Revista Editora Betel)

Tema: A importância e a relevância da contribuição para a pregação, crescimento e desenvolvimento da Igreja

TEXTO ÁUREO
“Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda.” Provérbios 3.9

VERDADE APLICADA
Cada membro de uma Igreja local é responsável pelo sustento e pela manutenção do Templo e das atividades, sendo fiel nos dízimos e nas ofertas, conforme a Palavra de Deus.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ensinar o valor da contribuição financeira
Expor que somos mordomos do que Deus nos dá.
Falar que Deus nos abençoa para abençoar os outros.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

2 CORÍNTIOS 8
1 Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia;
2 Como, em muita prova de tribulação, houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade.
3 Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente,
4 Pedindo-nos com muitos rogos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos.
5 E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor e depois a nós, pela vontade de Deus.

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | 1Cr 29.14 Tudo vem de Deus.
TERÇA | Sl 103.1-2 Devemos louvar a Deus por Sua graça.
QUARTA | Rm 12.8 Devemos contribuir com liberalidade.
QUINTA | 1Co 16.2 Devemos contribuir com regularidade.
SEXTA | 2Co 9.7 Devemos contribuir com alegria.
SÁBADO | Fp 4.18 Gratidão de Paulo pelas contribuições.

HINOS SUGERIDOS 227, 231, 292

INTRODUÇÃO 
Professor(a), a importância dessa aula está no seu efeito prático, pois se o aluno sair da aula consciente de que contribuir financeiramente na Obra de Deus é também o cumprimento do Ide de Jesus, então ele passará a ser um ofertante melhor da Casa de Deus. Ao praticarmos a contribuição de acordo com a orientação bíblica, estaremos honrando o nome do Senhor e sendo um canal de bênçãos para a promoção de Seu Reino. Ofertar para a obra do Senhor somente o que sobra, ou somente aqueles trocadinhos, é diferente de ofertar com o coração segundo Deus, veja as palavras de um homem segundo o coração de Deus:

"Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata.", 2 Samuel 24.24

Não precisa o cristão tirar o dinheiro da família para dar na igreja, mas a oferta pode ser melhor do que as nossas sobras.

1- Contribuição à luz da Bíblia
As Sagradas Escrituras têm muito a nos ensinar sobre a contribuição financeira. Contribuir não é uma questão meramente material, mas espiritual, pois revela nossa fé e gratidão a Deus e o compromisso com o Seu Reino.

1.1. Um ato de fé.
A Bíblia diz que “andamos por fé, e não por vista” [2Co 5.7], pois o justo viverá pela fé [Hb 10.38]. A fé honra a Deus e Deus honra a fé. A oferta de Abel foi excelente porque foi feita pela fé [Hb 11.4]. Embora a viúva pobre tenha ofertado duas moedinhas de pouco valor [Mc 12.42], agradou a Cristo porque o fez com fé, entregando tudo o que tinha, por isso Cristo a elogiou, dizendo que ela havia ofertado mais do que os outros. Dessa forma entendemos que ofertar não deve ser feito de forma racional, mas sim pela fé. A oferta de fé, é a oferta com a certeza, isto é, a certeza de que está fazendo o que é certo para o Reino de Deus, de que está ofertando o que é necessário para a obra do Senhor. Qualquer dúvida na hora de ofertar, ou se alguém ofertar com outras motivações a não ser pela fé, então a oferta perde todo o seu sentido. Portanto, a contribuição não está relacionada com o valor que a pessoa oferta, mas quanto à fé que tem no coração. Cristo se agrada de nossas ofertas, quando vê nelas a semente da fé [Hb 11.6]. A fé é o único sentimento que nos mantém de pé na obra de Deus. Sem isso, não somos cristãos de verdade. Por isso, entendemos que quando ofertamos, o Senhor não leva em consideração a quantidade da oferta, mas sim as motivações do coração. Como exemplo dessa avaliação que Deus faz do nosso coração, vamos tomar o caso do primeiro ofertante, Abel, e saber porque Deus aceitou sua oferta, e não a de Caim, veja:

"Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.", Hebreus 11.4

Nesta passagem fica claro que a fé de Abel foi o único motivo para que Deus aceitasse a sua oferta.


Para adquirir este subsídio completo, siga as instruções abaixo:
 
ATENÇÃO: PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO SIGA ESSES DOIS PASSOS SIMPLES:


1. ENVIE UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 3,00 PARA A CHAVE PIX 48998079439 (Marcos André)

2. ENVIE O COMPROVANTE OU INFORME O PAGAMENTO PARA O CONTATO WHATSAPP 48 998079439

Obs: lhe enviaremos O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.


Se desejar, pode fazer um único pix e deixar agendado as próximas lições!
 
Acesse também: Conteúdo Lição 9

___________________________________________________________

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.