domingo, 1 de setembro de 2024

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 10 / 3º Trim 2024

                                      

AS VISÕES DO PROFETA EZEQUIEL

___/ ___/ _____


Texto de Referência: Ez 1.4-28

LEITURA SEMANAL

Seg Ez 1.10 A visão dos quatro rostos.

Ter Ez 1.19 Os animais e as rodas.

Qua Ez 3.2 Ezequiel come um rolo.

Qui Ez 10.1 A visão dos querubins.

Sex Ez 47.1,2 A visão das águas purificadoras

Sáb Ez 37.1,2 A visão do vale de ossos secos.

VERSÍCULO DO DIA
"Veio sobre mim a mão do Senhor. E o Senhor me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos", Ez 37.1.

VERDADE APLICADA
O Profeta Ezequiel foi considerado o homem das visões, muitas fazendo alusão ao tempo presente e outras, ao futuro da nação de Israel.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Pontuar a mensagem dos rostos na profecia de Ezequiel;
✔ Elucidar a representatividade das quatro rodas;
✔Compreender a visão do vale de ossos secos e sua aplicabilidade atual.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos a fim de que Deus venha despertar em nosso meio profetas como Ezequiel; homens de olhos abertos que percebam os mistérios de Deus.

INTRODUÇÃO
Ezequiel fazia parte de uma família sacerdotal dos Zadoques, que foram importantes durante a reforma de Josias. Ezequiel se estabeleceu em Tel-Abibe (Ez 3.15) e profetizou de forma contundente ao povo do exílio.

Ponto-Chave
"As visões do profeta Ezequiel trouxeram mensagens de grande relevância não somente para a nação de Israel, mas também para compreensão das Escrituras".

1- A VISÃO DOS QUATRO ROSTOS 
A visão dos quatro rostos é cheia de significados, porém precisamos tomar cuidado para não nos perdemos em alegorias e vãs interpretações. Antes de tudo é necessário saber que esta visão tem conexão com o contexto vivido por Ezequiel e apresenta também conexões apocalípticas.

1.1. Entendendo a visão dos quatro rostos
A visão é introduzida com um vento tempestuoso que vinha do Norte, simbolizando a vinda do próprio Deus de forma soberana para intervir na História do Seu povo que estava em exílio na Babilônia. Os quatro rostos subsequentes da visão são semelhantes ao rosto de um homem, de um leão, de um boi e de uma águia. Podemos dizer que estes rostos representam o caráter de Deus e Seu domínio sobre a terra e Sua criação. O domínio de Deus sobre a História é perceptível e isto fora demonstrado através do profeta Daniel (Dn 2.44).

1.2. Os quatro rostos e os Evangelhos 
Nesta visão de Ezequiel, existe uma interpretação que vincula os rostos com os Evangelhos, a saber: o Evangelho de Lucas é representado pelo rosto do homem, pois apresenta Jesus como Filho do homem; o rosto de águia se identifica com o Evangelho de João que aborda Jesus como Filho de Deus. Já o Evangelho de Marcos é visto como rosto de boi, pois Jesus é abordado como servo que veio para dar a Sua vida em resgate de muitos. Já o rosto de leão, identifica-se com o Evangelho de Mateus, que apresenta Jesus como cumprimento das profecias veterotestamentárias.

Refletindo
"Ezequiel foi capacitado por Deus para profetizar num tempo de adversidade, sendo fiéis às mensagens e deixou como legado várias visões de cunho escatológico." Pr. Donald Stamps

2- A VISÃO DAS QUATRO RODAS
A visão das quatro rodas é descrita também logo no primeiro capítulo. Vale salientar que as quatro rodas apresentam uma conexão com os quatro rostos, evidenciando a presença de Deus que está em todos os lugares.

2.1. A Onipresença de Deus
Notem bem que a roda estava junto a cada rosto, e eles se moviam de forma sincronizada com os rostos, e todas rodavam pela direção do Espírito. E importante entender que a ação aqui tem como força motriz o Espirito, mostrando-nos a atuação de Deus sobre todas as coisas. As rodas sincronizadas com os respectivos rostos e olhos enfatizam a onipresença de Deus; sabemos pela teologia que este é um atributo que diz respeito somente a Deus, pois está em todos os lugares no mesmo instante. O profeta Ezequiel precisava entender e repassar esta verdade aos exilados do seu povo, para mostrar-lhes que Deus estava com eles na Babilônia.

2.2. A realidade da Glória de Deus
A visão recebida por Ezequiel foi tão espantosa, que o profeta caiu diante da glória do Senhor e começou a ouvir a voz do Senhor (Ez 1.28). A chamada de um profeta diz muito sobre seu ministério: Isaías presenciou a glória de Deus, Jeremias contemplou uma vara de amendoeira e Ezequiel presenciou a voz de Deus e seus ouvidos foram afinados para ouvir a mensagem de Deus. A glória de Deus revela Sua santidade, Seu domínio e Seu poder; por isso, é necessário que tenhamos reverência. Moisés tirou até mesmo as sandálias dos pés. Que possamos agir com tremor e temor diante das visões de Deus.

3- ENTENDENDO A VISÃO DO VALE DE OSSOS SECOS
Uma das visões de maior relevância de Ezequiel está registrada no capítulo 37, onde através do vale de ossos secos, Deus revela Seu projeto à nação de Israel e mostra Seu poder de trazer vida aquilo que está morto.

3.1. Ezequiel foi levado em espírito 
Ezequiel teve enésimas experiências com Deus e todas bem impactantes, mas esta não foi somente uma visão, pois o texto diz que a mão do Senhor o levou em espírito. Quando o texto revela que o profeta foi levado em espírito, traz-nos a ideia de alguém que foi inserido num cenário de ossada humana em pleno céus abertos. O cenário era de caos, era desesperador, porém, se Deus levou o profeta àquele lugar, algo precisava ser feito. Nós, como servos de Deus, muitas vezes seremos levados a lugares terríveis, de caos, dor e morte, porém se a mão de Deus nos levou, precisamos ter convicção de que existe um milagre da parte de Deus a ser realizado.

3.2. A Palavra que vivifica
Assim que o profeta Ezequiel profetizou debaixo da ordem de Deus, um grande reboliço começou a acontecer naquele lugar de caos e morte. O texto é enfático ao dizer que ossos se uniram a outros ossos, nasceram nervos e carnes e um grande exército se levantou. Esta visão tem sua aplicabilidade primária à restauração da nação de Israel que seria novamente a glória das nações, até mesmo seu Templo seria reconstruído, porém, numa aplicação profética podemos dizer que a Palavra de Deus é poderosa para dar vida e mudar o destino de um lugar. O escritor aos Hebreus disse que a Palavra de Deus é vida e eficaz (Hb 4.12).

SUBSIDIO PARA O EDUCADOR
Ezequiel recebeu o chamado para ser profeta por meio de uma experiência que inclui uma série de visões que mostram não somente a onipresença de Deus, mas também o Seu domínio sobre toda criatura, e principalmente o Seu caráter de ser fiel mediante ao pacto. Embora seu chamado tenha acontecido em Jerusalém, ainda durante o reinado de Joaquim, foi durante seu ministério no exílio, à beira do rio Quebar, que Ezequiel recebeu a maioria das visões, enfatizando os eventos contemporâneos e também futuros, a respeito de Jerusalém. Estas visões e profecias versam sobre a destruição iminente de Jerusalém, os juízos proferidos sobre as nações vizinhas, bem como a esperança de restauração do povo de Deus. Diante dos pressupostos apresentados, percebemos que o profeta tinha como objetivo elucidar que o povo estava sendo julgado pelos seus pecados ao mesmo tempo, em que trazia alento aos exilados com as profecias sobre as bênçãos futuras de Deus sobre Israel. Deus, quando chamou Ezequiel, sabia da sua estrutura para anunciar as visões com autenticidade.

CONCLUSÃO
As visões nos mostram que Deus fala não somente de forma audível, mas também através de sonhos, visões e parábolas, cabe ao profeta estar conectado com o coração de Deus.

Complementando
Entre as mensagens dos demais profetas, Ezequiel foi o que trouxe uma mensagem contendo mais elementos simbólicos. A mensagem apregoada por ele através de simbolismos, parábolas e provérbios, esboçava suas próprias experiências. A vida do profeta incitou o povo a buscar o arrependimento.

Eu ensinei que:
O Profeta Ezequiel se destacou por ser o homem das visões, e vislumbrou mistérios de seu tempo e outros, de projeções sobre o futuro de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.