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quarta-feira, 2 de abril de 2025

ESCOLA DOMINICAL - Conteúdos para a Escola Dominical Revista Betel - Conectar - 2º Trimestre de 2025

                                                   

Lição: 1 - PANORAMA DO LIVRO DOS SALMOS - Subsídio

Lição: 2 - UM CONVITE AO ARREPENDIMENTO EM SALMOS - Subsídio
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Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)
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CONTEÚDOS ANTIGOS:

3º Trim 2015.  4º Trim 2015. 1º Trim 2016. 2º Trim 2016. 2º Trim 2016. 4º Trim 2016  1º Trim 2017  2º Trim 2017  3º Trim 2017  1º Trim 2018  2° Trim 2018  3º Trim 2018  4º Trim 2018  1º Trim 2019  2º Trim 2019   3º Trim 2019  4º Trim 2019  1º Trim 2020  2º Trim 2020  3º Trim 2020   4º Trim 2020  1º Trim 2021  2º Trim 2021  4º Trim 2021  1º Trim 2022   2º Trim 2022  3º Trim 2022  4º Trim 2022  1º Trim 2023  2º Trim 2023  4º Trim 2023  1º Trim 2024  2º Trim 2024  3º Trim 2024  4º Trim 2024  1º Trim 2025 

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR JOVENS - Lição 1 / 2º Trim 2025

PANORAMA DO LIVRO DOS SALMOS
 ___/ ___/ _____

Texto de Referência: Sl 1.1,2 

VERSÍCULO DO DIA
"Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou", Sl 3.5.

VERDADE APLICADA
Deus é o nosso refúgio e sustentador em tempos de paz e em meio às lutas.
 
OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Explorar a amplitude dos temas e autores dos Salmos: 
✔ Mostrar as particularidades dos Salmos;
✓ Explicar a divisão do livro.
 
MOMENTO DE ORAÇÃO 
Oremos para que o povo de Deus a cada manhã, declare que Ele ocupa o primeiro lugar em sua vida. 

LEITURA SEMANAL
Seg  Sl 16.1 A confiança num Deus que nos guarda.
Ter  Sl 11.1 A nossa confiança deve estar pautada no Senhor.     
Qua S1 9.1 Louve ao Senhor de todo o seu coração.
Qui  Sl 50.1 Deus é poderoso.
Sex  Sl 66.1 Louvai ao Senhor com júbilo.  
Sáb  Sl 81.1 Cantai alegremente ao Senhor.

INTRODUÇÃO 
É inquestionável e aceito por grande parte dos teólogos o entendimento de que este livro é um dos mais lidos de toda a Bíblia. É fato que, até mesmo pessoas que não têm o costume de ler a Palavra de Deus, apreciam alguns dos 150 Salmos contidos nas Sagradas Escrituras.
 
Ponto-Chave
"É relevante notar que ainda hoje os cristãos usam e valorizam os Salmos em seus cultos, sejam com orações, hinos e canções espirituais, em suas mais variáveis formas e harmonias."

1. UM LIVRO ADMIRADO POR MUITOS
O vocábulo Salmos (do grego, "psalmoi") significa "louvores" ou "cânticos", para serem acompanhados por instrumentos de corda. Tratam-se de composições métricas do hinário do povo de Israel. Até hoje, em nossas igrejas, os Salmos são lidos em nossos cultos, ensinando-nos que podemos derramar o coração diante de Deus (Sl 62.8). 

1.1. Temas abordados nos Salmos
Os cânticos contidos neste saltério nos trazem auxílio até mesmo quando estamos nos momentos mais adversos de nossa vida. Os salmistas nos fazem compreender que Deus tem um propósito para cada um de nós e, mesmo nos momentos mais difíceis, Ele trabalha para o nosso bem (Is 64.4). Os temas dos Salmos variam da contrição dolorosa até a inabalável confiança na justiça divina. Eles expressam nossas dores, desejos, pensamentos e nossas orações por meio de temas, como: arrependimento, paz, perdão, segurança, angústia, louvor ao Senhor, sabedoria e etc.

1.2. Autores 
A Bíblia não nos dá pistas de autores de um grande número de Salmos. Daí a necessidade de estudá-lo em toda sua complexidade. Ao lermos o livro de Salmos, é imprescindível ter em mente que este livro trata-se de uma compilação composta por vários autores e foi escrito ao longo de, aproximadamente, 900 anos. Tomemos como referencial comparativo a fala da Missionária Ana Oliveira (Israel e Fatos Bíblicos de A a Z - Um guia para curiosos, Betel, 2016, p.85) que nos diz: "Com exceção de Moisés, que escreveu um Salmo, Davi compôs 73 Salmos, Salomão compôs 2 Salmos e os demais Salmos foram compostos por sacerdotes, levitas com vocação na música e responsabilidade com o culto sagrado e alguns anônimos".

Refletindo
"Os Salmos eram para os judeus, do AT, o que a Harpa Cristă é para o crente da Assembleia de Deus hoje." 
Bispo Abner Ferreira 

2. PRINCIPAIS PARTICULARIDADES DOS SALMOS 
Os salmistas inspirados por Deus se apropriaram de diversas técnicas para criar efeitos especiais em sua linguagem, como: metáforas, aliterações, metonímias entre outros, para conduzirem sua mensagem. Acreditamos que isso possa explicar o porquê vemos nos Salmos demonstrações que retratam sentimentos, ritmos e frases metafóricas.

2.1. Características da poesia hebraica
A Língua Hebraica possui uma propriedade musical diferenciada que suporta a expressão poética. A poesia hebraica, por exemplo, alcançou grande popularidade no Antigo Oriente. Se prestarmos atenção, veremos que a poesia hebraica em nada se assemelha com a das nações ocidentais, pois envolve métrica e rima de sons, todavia, há rima de pensamentos ou ideias. Sua maior característica consiste na equivalência mútua de frases ou ajustes, chamadas paralelismo, ou "rima do pensamento". Para que se tenha uma ideia da extraordinária importância da poesia hebraica, a particularidade mais evidente é a repetição de ideias, chamada de paralelismo. 

2.2. Paralelismo Hebraico
Este pensamento sobre o paralelismo como um princípio fundamental da poesia hebraica foi ecoado pela primeira vez pelo catedrático de poesia em Oxford, Inglaterra, Robert Lowth. O professor em seu tratado, De Sacra Poesi Hebraeorum Academicae de 1753, teve a percepção de classificar os tipos de paralelismo em três categorias. А) Sinonímico: acontece quando o segundo verso repete o primeiro verso com ideias semelhantes (Sl 15.1). B) Antitético: os versos propagam pensamentos contrapostos. O verso na primeira linha contraria a próxima linha do verso com uma verdade adversa (Sl 1.6; 37.21,22). C) Sintético: a afirmação da primeira linha do verso serve como apoio sobre a qual a segunda declaração se fundamenta, enriquecendo a primeira linha em seu pensamento original (Sl 19.7,8).

3. DIVISÃO DO LIVRO DOS SALMOS
Na pesquisa que nos propusemos a realizar sobre o livro de Salmos, interessa-nos dizer que é comum dividir o conjunto do livro de Salmos em cinco livros, que iniciam concomitantemente nos Salmos 1, 42, 73, 90 e 107. 

3.1. Uma divisão adotada de modo a corresponder ao pentateuco
Do ponto de vista literário, a tradição judaica, divide o livro de Salmos em cinco livros, que teria sido seguida a fim de equivalência ao Pentateuco - os cinco livros de Moisés. O Bispo Abner Ferreira (Salmos: uma referência para a vida de adoração e oração do cristão, 2020, p.33) nos diz que: "A maioria das versões bíblicas divide o livro de Salmos em cinco livros, assim como o Pentateuco apresenta cinco partes: Livro I (Salmo 1 ao 41); Livro II (Salmo 42 ao 72); Livro III (Salmo 73 ao 89); Livro IV (Salmo 90 ao 106) e Livro V (Salmo 107 ao 150).

3.2. Por que estudar o livro dos Salmos?
Ler e meditar no livro dos Salmos pode aproximar os jovens de Deus e auxiliá-los a conhecer Seu amor (Sl 136.1). Nos escritos deixados pelos salmistas, os jovens podem desfrutar de um manancial de inspiração para a adoração a Deus (Sl 29.2). Os Salmos funcionam desde a Antiguidade como um impulso motivador, sendo empregados até hoje no louvor e no culto a Deus tanto por judeus como cristãos (Sl 95.6). Como uma coletânea de belas poesias inspiradas por Deus, o livro de Salmos tem o poder de trazer paz e inspirá-los a louvarem a Deus e a confiarem nEle de todo o coração (Sl 84.12). Confiar em Deus é a atitude mais acertada que um jovem pode ter (Sl 9.10).

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Da perspectiva divina, o saltério aponta para Deus como seu autor. Considerando a autoria a partir do lado humano, pode-se identificar uma lista de mais de sete compositores. O rei Davi escreveu pelo menos 73 dos 150 Salmos. Aos filhos de Corá, são atribuídos dez (Sl 42; 44-49; 84-85;87); e Asafé contribuiu com doze (Sl 50; 73-83). Entre os outros autores, estão Salomão (Sl 72, 127, Moisés (Sl 90), Hema (Sl 88) e Etā (89). Os cinquenta Salmos restantes permanecem anônimos em sua autoria, ainda que considere que Esdras seja o autor de alguns. O período de Salmos se estende de Moisés, por volta de 1410 a.C. (Sl 90), ao período pós-exílio do fim do século VI ou começo do século V (Sl 126), que abrange cerca de 900 anos da história judaica. Fonte: (Manual Bíblico Macarthur. Thomas Nelson, 2015, p.193).

CONCLUSÃO
Pelo que se pode ver, o livro de Salmos tem por finalidade destacar a posição do homem de adorador ao único Deus, Aquele que é digno de receber toda a honra e toda a glória (Sl 96.4).
  
Complementando
O Livro de Salmos é o maior livro da Bíblia. O mesmo teve mais autores e demorou mais tempo para ser finalizado. O maior Salmo do saltério é o 119 е o menor é o 117, o qual encontra-se exatamente no meio da Bíblia.
 
Eu ensinei que:
O livro de Salmos nos ensina que fomos chamados para adorar a Deus em todos os momentos. Vê-se uma elaboração literária que nos convida a transformar as nossas ações em adoração em todo o tempo.
 
Fonte: Revista Betel Conectar

terça-feira, 1 de abril de 2025

ESCOLA DOMINICAL - Conteúdos para a Revista da Escola Dominical Editora Betel - 2º Trimestre de 2025

                  

ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 1 / 2º Trim 2025


AULA EM 6 DE ABRIL DE 2025 - LIÇÃO 1

(Revista Editora Betel)

Tema: O primeiro ato de adoração: reconhecendo a soberania de Deus desde o princípio

TEXTO ÁUREO
“Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala”, Hebreus 11.4.

VERDADE APLICADA
Devemos adorar ao Senhor com todo o nosso ser, conforme a vontade de Deus revelada nas Escrituras.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Identificar as diferenças entre Caim e Abel.
Ressaltar o valor da adoração.
Saber que a Queda afetou a verdadeira adoração.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

GÊNESIS 4
1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão.
2 E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Gn 4.2 Abel, o primeiro pastor de ovelhas.
TERÇA | Gn 4.5 Caim, um homem com uma oferta recusável.
QUARTA | Gn 4.9 Caim, um homem de coração arrogante.
QUINTA | Gn 4.10 Abel, uma vítima da violência.
SEXTA | Hb 11.4 Abel, um homem de fé.
SÁBADO | 1Jo 3.12 Caim, um homem de más obras.

HINOS SUGERIDOS: 124, 243, 244

INTRODUÇÃO 
Professor(a), mais um trimestre iniciando, e o primeiro passo, além de cumprimentar os alunos pelo início desse trimestre, é apresentar a revista. Fale com a classe sobre o tema e apresente os títulos das lições, focando sobre os que podem despertar mais interesse por parte dos alunos.  
Nesta lição, abordaremos os primeiros registros bíblicos de adoração com base na história de Caim e Abel, observando a atitude de cada um deles ao ofertar e a reação de Deus diante dos ofertantes e suas ofertas. A partir de outros textos bíblicos, veremos também os princípios que devem nortear os atos de adoração do povo de Deus nos dias de hoje. A oferta de Caim e Abel, parte de um desejo deles em buscar ao Senhor, note que não foi nem uma ordem de Deus, mas uma iniciativa deles, isso mostra que a adoração é uma atitude que deve partir sempre do ser humano, ou seja, ninguém deve adorar porque lhe foi ordenado, pedido ou porque outros estão adorando, mas a adoração deve partir da gratidão e do reconhecimento da grandeza de Deus. 

1- A Queda afetou a verdadeira adoração
No capítulo 4 do Livro de Gênesis, vemos que as consequências do pecado de Adão e Eva não ficaram restritas a eles, mas se estenderam também aos seus descendentes. Isso porque, após a Queda, o pecado passou a fazer parte da humanidade (Rm 3.23). As atitudes de Caim, o primogênito do casal, evidenciam quão perverso o homem pode ser quando dominado pelo pecado. A relação harmoniosa do Jardim deixou de existir. Caim, o primeiro homem nascido de mulher, tirou a vida do próprio irmão ao se deixar dominar pela ira após Deus desaprovar sua atitude e sua oferta (Gn 4.8).

1.1. O nascimento de Caim e Abel.
Caim e Abel foram gerados após a Queda (Gn 3), quando Deus já havia prometido um Redentor da raça humana (Gn 3.15). Eva, por sua vez, alegrou-se com o nascimento de Caim, o seu primogênito (Gn 4.1). Segundo o Pr. Marcos Sant’anna da Silva, o nome “Caim” costuma ser associado à ideia de “aquisição”, Desde o início da história humana os nomes eram dados conforme os aspectos da gravidez e da família, veja:

"E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um homem.", Gênesis 4.1

Ao escrever esse versículo, Moisés não está afirmando, mas está dando a entender que o nome Caim foi colocado por ter Eva alcançado uma grande bênção que havia sido solicitada. E note que a mesma alegria não é expressada no nascimento de Abel.
sugerindo que o nascimento daquele menino ocorreu em meio a uma grande expectativa, talvez por Adão e Eva pensarem que a promessa feita em Gênesis 3.15 se cumpriria em Caim. Ele foi o primeiro ser humano a nascer após a Queda, uma vez que Adão e Eva foram criados por Deus. Ou seja, quando Deus confrontou Adão, Eva e a serpente, Ele fez essa promessa:

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. ", Gênesis 3.15 (grifo meu)

Deus estava afirmando literalmente que, nasceria um filho da mulher que pisaria a cabeça da serpente. É possível que eles estivessem esperando que Caim fosse esse filho, já que ele foi quem nasceu primeiro, logo depois da profecia feita por Deus.

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ESCOLA DOMINICAL - Conteúdos para a Revista da Escola Dominical da Editora CPAD - 2º Trimestre de 2025 - ADULTOS



Lição: 1 - O Verbo que se tornou em carne - Subsídio
Lição: 2 - O Novo Nascimento - Subsídio

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CONTEÚDOS ANTERIORES




segunda-feira, 31 de março de 2025

ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 1 / 2º Trim 2025


AULA EM 6 DE ABRIL DE 2025 - LIÇÃO 1
(Revista Editora CPAD)

Tema: O Verbo que se tornou em carne




TEXTO ÁUREO
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1.14)

VERDADE PRÁTICA
O Verbo de Deus inseriu-se na história, assumindo a forma de homem para redimir os pecadores.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – Gn 3.15 O Verbo como a semente da mulher
Terça – Fp 2.5 Adotando o mesmo sentimento do Verbo divino
Quarta – Fp 2.6 O Verbo existe gloriosamente em forma de Deus
Quinta – Fp 2.7 O Verbo eterno tomou a forma humana e temporal
Sexta – Is 7.14 O Verbo é o nosso “Emanuel: Deus Conosco”
Sábado – Fp 2.8 O Verbo tornou-se semelhante aos homens

Hinos Sugeridos: 25, 124, 481 da Harpa Cristã

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

João 1.1-14
1 – No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 – Ele estava no princípio com Deus.
3 – Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.
4 – Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens.
5 – E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
6 – Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
7 – Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
8 – Não era ele a luz, mas veio para que testificasse da luz.
9 – Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo,
10 – a Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu.
11 – Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 – Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome,
13 – Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
14 – E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

INTRODUÇÃO 
Professor(a), mais um trimestre iniciando, e como é de praxe, o melhor início de trimestre é com apresentação da revista. Mostre aos alunos a capa, fale do tema do trimestre e principalmente dos temas das lições, para que os alunos possam desenvolver um interesse pelos assuntos. 
Neste trimestre, vamos estudar o Evangelho de João. Em comparação com os outros três Evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas), o de João destaca-se especialmente por centrar-se no ministério de Jesus em Jerusalém. O autor deste Evangelho, o apóstolo João, redigiu este valioso documento com a intenção de revelar a singularidade da natureza divina do nosso Senhor e, ao mesmo tempo, encorajar a fé dos seus discípulos. Que possamos também ser fortalecidos e inspirados na nossa fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. O Evangelho de João é único por sua forma de narrar os fatos. Podemos perceber ao ler esse evangelho, que João está narrando fatos que ele vivenciou junto do Senhor Jesus, até mesmo na crucificação, João deixa claro que ele esteve presente. Por isso, o Evangelho de João não é considerado um Evangelho sinótico. 

I– O EVANGELHO DE JOÃO

1- Autoria e data.
O apóstolo João é o autor do Evangelho que leva o seu nome. A confirmação da sua autoria encontra-se no próprio texto (Jo 21.20,24) e também nos escritos dos denominados Pais da Igreja. Existem várias formas de se determinar a autoria de um livro da Bíblia, mas no evangelho de João podemos utilizar duas:
1. Pelo seu próprio registro, como aparece no texto do Evangelho.

"Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.", João 21.24

Aqui é João se referindo a si mesmo na terceira pessoa, como o “discípulo amado”;

2. Pela citação em algum livro da época, e no caso do Evangelho de João, houve vários dos pais da Igreja que o citaram como autor não só do Evangelho, mas também das cartas que levam o seu nome, e do livro de Apocalipse. Os pais da Igreja que citaram João como escritor do Evangelho foram: Policarpo, Irineu, Dionízio de Alexandria e outros.
Admite-se que tenha sido escrito entre os anos 80 e 90 d.C. De acordo com estudiosos, o Evangelho de João apresenta uma doutrina genuína sobre a divindade de Jesus Cristo. Assim, as expressões “Verbo Divino” e “a Palavra que se fez Carne” são de grande importância neste quarto Evangelho. Tanto o Evangelho de João, como as cartas de João e o Apocalipse foram escritos já no final do primeiro século. Segundo a história, João teria morrido no ano 99 d.C. E na sua velhice ele pastoreava a igreja em Éfeso, por isso os seus escritos são do final do século I.


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domingo, 30 de março de 2025

ESCOLA DOMINICAL EDITORA BETEL - Lição 1 / 2º Trim 2025

O primeiro ato de adoração: reconhecendo a soberania de Deus desde o princípio

6 de Abril de 2025



TEXTO ÁUREO
“Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala”, Hebreus 11.4.

VERDADE APLICADA
Devemos adorar ao Senhor com todo o nosso ser, conforme a vontade de Deus revelada nas Escrituras.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Identificar as diferenças entre Caim e Abel.
Ressaltar o valor da adoração.
Saber que a Queda afetou a verdadeira adoração.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

GÊNESIS 4
1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão.
2 E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Gn 4.2 Abel, o primeiro pastor de ovelhas.
TERÇA | Gn 4.5 Caim, um homem com uma oferta recusável.
QUARTA | Gn 4.9 Caim, um homem de coração arrogante.
QUINTA | Gn 4.10 Abel, uma vítima da violência.
SEXTA | Hb 11.4 Abel, um homem de fé.
SÁBADO | 1Jo 3.12 Caim, um homem de más obras.

HINOS SUGERIDOS: 124, 243, 244

MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que o Senhor possa se agradar de nossas ofertas.

INTRODUÇÃO
Nesta lição, abordaremos os primeiros registros bíblicos de adoração com base na história de Caim e Abel, observando a atitude de cada um deles ao ofertar e a reação de Deus diante dos ofertantes e suas ofertas. A partir de outros textos bíblicos, veremos também os princípios que devem nortear os atos de adoração do povo de Deus nos dias de hoje.

PONTO DE PARTIDA: A oferta que agrada a Deus.

1- A Queda afetou a verdadeira adoração
No capítulo 4 do Livro de Gênesis, vemos que as consequências do pecado de Adão e Eva não ficaram restritas a eles, mas se estenderam também aos seus descendentes. Isso porque, após a Queda, o pecado passou a fazer parte da humanidade (Rm 3.23). As atitudes de Caim, o primogênito do casal, evidenciam quão perverso o homem pode ser quando dominado pelo pecado. A relação harmoniosa do Jardim deixou de existir. Caim, o primeiro homem nascido de mulher, tirou a vida do próprio irmão ao se deixar dominar pela ira após Deus desaprovar sua atitude e sua oferta (Gn 4.8).

1.1. O nascimento de Caim e Abel.
Caim e Abel foram gerados após a Queda (Gn 3), quando Deus já havia prometido um Redentor da raça humana (Gn 3.15). Eva, por sua vez, alegrou-se com o nascimento de Caim, o seu primogênito (Gn 4.1). Segundo o Pr. Marcos Sant’anna da Silva, o nome “Caim” costuma ser associado à ideia de “aquisição”, sugerindo que o nascimento daquele menino ocorreu em meio a uma grande expectativa, talvez por Adão e Eva pensarem que a promessa feita em Gênesis 3.15 se cumpriria em Caim. Ele foi o primeiro ser humano a nascer após a Queda, uma vez que Adão e Eva foram criados por Deus.

Warren Wiersbe: “Eva louvou a Deus por ajudá-la durante a gestação. Afinal era uma experiência nova, e ela não contava com um médico ou parteira para ajudá-la. Na sua segunda gestação, ela deu à luz Abel, nome que significa “fôlego”; que é a palavra traduzida por “vaidade”, pelo menos trinta e três vezes, no Livro de Eclesiastes. O nome Caim nos lembra de que a vida vem de Deus, enquanto Abel nos diz que a vida é breve”.

1.2. A oferta que Deus rejeita.
A Bíblia relata o assassinato de Abel pelo próprio irmão, Caim. Naquele tempo, eles adoravam o Senhor oferecendo parte de sua produção. Em um daqueles momentos de adoração, o Senhor se agradou da oferta de Abel e rejeitou a oferta de Caim. Indignado com a decisão de Deus, Caim premeditou a morte de Abel (Gn 4.3-5,8).

Dicionário John Davis: “Caim ofereceu a Deus frutos da terra, como demonstração de reconhecimento pelos benefícios recebidos. Mas o coração de Caim não era reto diante de Deus, por isso a sua oferta foi rejeitada. Neste ato, ele revelou o seu mau caráter; mostrou-se invejoso e irado contra o irmão, recusou-se a receber as exortações necessárias para combater o pecado. Ele assassinou o irmão, negou o crime, e, quando julgado, não mostrou arrependimento. Apoderou-se de Caim o temor do castigo. Deus o expulsou para longe. Foi morar na terra de Node, a oriente do Éden. Casou-se com alguma das suas irmãs ou netas de Adão, cujos nomes ignoramos”.

1.3. A oferta que agrada a Deus. 
Deus atentou para a oferta de Abel, diferentemente da oferta apresentada por Caim. Hoje, vemos com clareza que isso se deu porque Abel ofertou das primícias do seu trabalho, movido por fé e por um caráter justo (Gn 4.4). Essa atitude tornou Abel um exemplo de caráter que agrada a Deus. O autor do Livro de Hebreus registrou a fé, a justiça, o testemunho e a entrega de Abel (Hb 11.4).

Paul Gardner: “Abel pode derivar de um vocábulo hebraico, que significa “sopro” ou “vaidade “, para prefigurar assim que sua vida seria curta. Ele se tornou pastor de ovelhas (Gn 4.2)enquanto Caim, agricultor. Na época das colheitas, o mais velho ofereceu a Deus alguns dos frutos escolhidos; o mais novo, porém, apresentou os melhores animais do rebanho, para enfatizar o valor e o custo deles. O sacrifício de Abel foi recebido favoravelmente pelo Senhor, mas o de Caim não”.

EU ENSINEI QUE
Indignado com a decisão de Deus, Caim traiçoeiramente matou Abel, seu irmão.

2- Dois irmãos, duas ofertas distintas
Caim e Abel, filhos de Adão e Eva, apresentaram suas ofertas ao Senhor (Gn 4.3,4). Abel ofertou os primogênitos de suas ovelhas e sua gordura, já Caim ofertou ao Senhor do fruto da terra. O Senhor, contudo, agradou-se pela oferta de Abel, mas rejeitou a de Caim. A razão disso não foi a origem da oferta, e sim o coração de lhes ao ofertar (1Sm 16.7), evidenciando que o Senhor não aceita ser adorado de qualquer maneira.

2.1. A perfeita adoração ao Senhor.
A história de Caim e Abel nos ensina que o Senhor é zeloso quanto à adoração que Lhe prestamos (Êx 34.14). Jesus nos ensina a excelência da adoração: “(…) Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele servirás” (Lc 4.8). Na Antiga Aliança, Moisés deixou claro que as ofertas a Deus deveriam ser as melhores, mesmo se feitas por quem não tinha muitos recursos (Lv 22.22).

Bispo Abner Ferreira: “Por que Deus se atentou para a oferta de Abel e não para a de Caim? Abel ofertou as primícias do seu trabalho, ele fez o melhor que podia fazer, e não apenas o que podia fazer. Para o Senhor, Abel separou o que tinha de melhor e o fez com cuidado. Fica-nos a lição de que não basta fazer a coisa certa, devemos também fazer do jeito certo. Dar é a coisa certa, mas dar generosamente é fazer do jeito certo. Jesus Cristo nos disse para dar, para que também nos seja dada boa medida, recalcada, sacudida e transbordante”.

2.2. O caminho da adoração.
Deus não recebe a adoração de quem não anda na vereda da fé (Hb 11.6), como declarado pelo profeta Isaías: “Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça, Is 59.2. O comportamento rebelde de Caim mostrou que ele vivia separado de Deus; mais tarde, ele foi identificado como “do maligno”, ou seja, como alguém conduzido por Satanás (1Jo 3.12).

Bíblia de Estudo Wiersbe: “Abel trouxe o melhor que tinha e procurou agradar a Deus; Caim, por outro lado, não teve essa atitude. O fato de ir às reuniões religiosas e participar de atividades da igreja não prova, de forma alguma, que as pessoas sejam realmente cristãs. É possível “agir de modo religioso” e, mesmo assim, nunca sentir o poder salvador de Deus (2Tm 3.5). Os sacrifícios mais caros sem a submissão do coração nunca podem justificar o adorador diante de Deus (Sl 51.16,17).’O caminho de Caim (Jd 11) é o da obstinação e da incredulidade”.

2.3. A pureza da adoração.
Ao ter sua oferta rejeitada por Deus, Caim foi tomado pela inveja de tal maneira que planejou o assassinato do próprio irmão (Gn 4.8). A Bíblia ressalta que o cristão fiel não se deixa levar pela inveja nem pela maldade (Pv 14.30). Caim é um exemplo de que o Senhor não aceita a adoração de aparências, mas a adoração vinda de um coração submisso, quebrantado e sincero, que expressa o amor a Deus e a fé que move o adorador.

Comentário Bíblico Beacon: “Porque atentou o Senhor para Abel e sua oferta fica evidente à medida que a história se desenrola. A primeira pista aparece quase imediatamente: Caim não suportava que algum outro ficasse em primeiro lugar. A preferência do Senhor por Abel encheu Caim de raiva. (…) Só Caim podia ser o número um: Se Caim tivesse feito bem, com certeza Deus o teria graciosamente recebido.

EU ENSINEI QUE
A história de Caim e Abel nos mostra que o Senhor é zeloso quanto à adoração que lhe prestamos.

3- A oferta agradável a Deus
Caim levou ao Senhor o fruto da terra; já o adorador Abel ofereceu ao Senhor o melhor de seu rebanho. Isso significa que Abel não ofereceu um sacrifício qualquer, mas um sacrifício dos primogênitos do seu rebanho (Gn 4.4).

3.1. Abel, um adorador por excelência. 
Abel foi um homem reto (Mt 23.35; 1Jo 3.12), que ofereceu a Deus o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho. Ele o matou e ofereceu as melhores partes ao Senhor, que se regozijou com a oferta. Abel agradou ao Senhor com a expressão da fé de um coração sincero e cheio de amor (Mt 22.37), voltado para Deus (1Sm 16.7), cujas obras eram justas (Hb 11.4). Abel certamente adorava a Deus em espírito e na verdade (Jo 4.24).

Michael Kendrick; Daeyl Lucas: “Porque exatamente Deus preferiu a oferta de Abel é um mistério para nós, mas não para eles. Eles sabiam. O mundo primitivo não era entremeado de barulho e distração; a vontade de Deus devia ser clara como cristal. A vontade de Deus para nós hoje é clara o suficiente também. Nós sabemos que o serviço amoroso é a peça central, que ambição e orgulho são corruptores. Sabemos que ‘do nosso jeito ou de nenhum outro ofende a Deus. Sabemos que Deus requer nossa devoção, não importa o custo”.

3.2. Abel, um homem de fé.
A fé moveu Abel a oferecer um sacrifício que agradou a Deus, fato que o colocou na galeria dos heróis da fé (Hb 11.4). O testemunho bíblico sobre Abel nos remete aos seus pais; mesmo passando pela disciplina do Senhor ao serem lançados fora do jardim, Adão e Eva não deixaram de transmitir aos filhos a fé no Criador e o que conheciam sobre Deus e Sua vontade. Em gratidão a Deus, Abel se dispôs a oferecer o melhor do fruto de seu trabalho.

Pastor Marcos Sant’Anna da Silva: “A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Abel ofertou ao Senhor pela fé, com um coração disposto a adorar. Fé nos ensinamentos que havia recebido de seus pais acerca do Senhor, na promessa da vinda de um Redentor. Ao ofertar pela fé, ‘(…) prova das coisas que se não vêem’ (Hb 11.1); ele podia contemplar a reconciliação entre Deus e o homem”.

3.3. O altar da adoração estava em Abel. 
O altar é um lugar de sacrifício, de oferta a Deus. Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe, “no Antigo Testamento hebreu, a palavra usual para altar é mizbeah, ‘lugar de sacrifício, que deriva do verbo zabah, ‘matar, sacrificar. Em Esdras 7.17, aparece a palavra aramaica madhbah, formada a partir da mesma palavra”. O fiel adorador oferece o seu melhor no altar. Abel ofereceu a Deus o melhor cordeiro do seu rebanho. Antes de reverenciar a Deus no altar, Abel já o adorava em seu coração. Ele ofereceu o melhor animal que tinha, demonstrando uma devoção que não se restringe a palavras, mas que se expressa com atitudes concretas, em espírito e em verdade (Jo 4.22,23).

Bispo Abner Ferreira: “É no altar que recebemos nossa vitória, é no altar que o Senhor fala conosco, é no altar que levantamos nossas mãos para louvar o Seu nome, é no altar que derramamos nosso coração para impetrar nossas orações”.

EU ENSINEI QUE:
O verdadeiro adorador oferece o seu melhor no altar do Senhor

CONCLUSÃO
Deus encontrou em Abel a genuína fé de um adorador. Que, assim como Abel, possamos ofertar nossa adoração sincera a Deus, para que o mundo veja a graça de Cristo derramada sobre nossa vida.
  
Subsídio Lição 1

Pr Marcos André (Teólogo) - convites para ministrar palestras, aulas e pregações: contato 48 998079439 (Whatsapp)


sexta-feira, 28 de março de 2025

Índice Escola Dominical - 2º Trim 2025

Conteúdos para a aula da EBD do dia 13 de Abril 25 - Lição 2:

Revistas
Revista Betel Adultos - Publicado

Subsídios
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Conteúdos para a aula da EBD do dia 6 de Abril 25 - Lição 1:

Revistas
Revista Betel Adultos - Publicado

Subsídios
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